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- Influência da Liderança do CEO e da Corporate Governance no Valor de Marca dos Clubes de Futebol InglesesPublication . Almeida, Manuel José Tavares de; Leitão, João Carlos CorreiaOs diferentes modos de gestão das organizações implementados pelas pessoas que têm maiores responsabilidades irão influenciar, tendencialmente, o desempenho financeiro dessas organizações. No futebol, os CEO´s dos clubes procuram exercer a sua liderança e desenvolver práticas e processos para que os clubes se tornem mais competitivos e consigam atingir os objetivos a que se propõem. Em termos genéricos, a presente dissertação visa analisar em que medida a liderança e a corporate governance influenciam o valor de marca dos clubes de futebol. Existem vários indicadores que foram tidos em conta, nomeadamente, o efeito dos CEO´s, os salários, os ativos correntes, a bolsa de valores, e as responsabilidades de curto e longo prazo, que ajudam a clarificar o peso que cada um tem nas receitas dos clubes. Os dados recolhidos dizem respeito a clubes de futebol ingleses. A uma amostra de 32 clubes que participam (ou já participaram) na Premier League, no período compreendido entre 1992 e 2010. Nesta investigação, o valor de marca é representado pela proxy incompleta que diz respeito às receitas dos clubes. A partir dos resultados obtidos, constata-se que as variáveis agregadas à liderança denotam uma influência positiva e significativa sobre a geração de valor, por parte dos clubes de futebol ingleses, concorrendo positivamente para o aumento do seu valor de marca. As variáveis que representam a corporate governance, influenciam tanto de uma positiva como negativa as receitas dos clubes, dependendo das diferentes formas de financiamento adotadas, tais como, a venda de ativos e a admissão dos clubes à bolsa de valores, bem como o aparecimento de responsabilidades de curto e longo prazo para os clubes, o que condiciona o seu valor de marca.
- Catarata, Insuficiência de Convergência e Adaptação de Lentes de Contacto MultifocaisPublication . Rodrigues, Juliana Andreia Santos da Encarnação; Filipe, Rui Miguel Alves; Monteiro, PedroO objectivo deste relatório intitulado de “catarata, insuficiência de convergência e adaptação de lentes de contacto multifocais” é descrever e analisar o estágio desenvolvido durante 3 meses na Óptica Flavea, em Chaves. Este relatório encerra dois anos de estudo no mestrado na área de Optometria e Ciências da Visão, sendo que o estágio realizado nesta óptica me permitiu adquirir confiança, desenvolver conhecimentos e competências profissionais fundamentais para a minha evolução não só como pessoa, mas também como futura profissional. O presente relatório está organizado em cinco capítulos, sendo que no primeiro capítulo é feita uma breve introdução dando destaque à caracterização da instituição onde foi realizado o estágio. No segundo, terceiro e quarto capítulo, são apresentados ao pormenor os três casos clínicos que têm como temas catarata, insuficiência de convergência e adaptação de lentes de contacto multifocais prospectivamente. Para cada um dos casos clínicos, está apresentada uma breve introdução teórica, seguida dos dados clínicos, diagnóstico, tratamento e seguimento. No último capítulo é feita uma conclusão acerca do período de estágio realizado.
- Combustão sequencial em motores TurbofanPublication . Garbin, Bruno; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaNos últimos anos as viagens aéreas têm vindo a aumentar exponencialmente, levando à construção de aeronaves maiores e mais potentes. A crescente necessidade de conseguir obter trações mais elevadas e consumos menores, levou a que a razão de bypass dos motores começasse a aumentar significativamente. Esse aumento traduz-se em uma diminuição de TSFC mas acompanhado também por uma diminuição da tração. O principal fator seria a falta de energia disponível, visto que o aumento da fan leva também ao aumento da sua necessidade energética mas a energia disponibilizada pela turbina continua a ser a mesma. Assim após toda a energia ter sido retirada das turbinas para o funcionamento da fan e dos compressores, a energia restante que serve para a produção de tração, começa a tender para níveis extremamente baixos. A combustão sequencial surgiu há alguns anos como uma possível solução a esse problema. Através da introdução entre as turbinas, consegue-se gerar energia extra. Essa queima é efetuada a pressões mais elevadas do que no caso do afterburner, obtendo um maior rendimento e menor consumo quando comparado ao mesmo. O foco deste trabalho está na verificação da viabilidade da implementação de um ITB em um turbofan de muito alta razão de bypass, mais especificamente num turbofan 3 eixos sem mistura de caudais, tendo sido escolhido um motor já implementado no mercado. O ITB (Câmara de combustão entre turbinas) é implementado no ducto entre a turbina de pressões intermédias e a turbina de baixas pressões. Os resultados obtidos são comparados aos do motor base de modo a verificar se os níveis de tração e de consumo específicos são favoráveis.
- Estimativa do Desempenho de um Motor HipocicloidePublication . Abrantes, Tobias Marques; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO mecanismo mais popularmente aplicado em motores de combustão interna é o bielamanivela, utilizado para converter o movimento alternativo do pistão em movimento rotativo no veio de saída. O conceito hipocicloide adaptado a um motor de combustão interna, com engrenagens em vez do mecanismo biela-manivela, apresenta-se como uma alternativa viável ao motor tradicional. O mecanismo hipocicloide com engrenagens permite o movimento linear do conjunto biela-pistão e reduz as vibrações. Do esforço da investigação neste campo, uma grande variedade de projetos de motores hipocicloides têm sido realizados e construídos protótipos com sucesso. Estes estudos mostraram que o mecanismo hipocicloide apresenta melhorias no rendimento, em relação ao convencional biela-manivela. Contudo, a configuração hipocicloide ainda não foi capaz de se impor no mercado, apesar das suas inúmeras vantagens, desde a redução de atrito, vibrações, massa e anulação das forças laterias. Pretende-se com este trabalho avaliar e otimizar o protótipo de um motor com mecanismo hipocicloide, por forma a maximizar o seu desempenho. O protótipo desenvolvido com base em estudos anteriormente efetuados foi desenhado e testado em CAD. Simulações de modelos matemáticos para ambos os mecanismos de motores (hipocicloide e biela-manivela) foram usadas para quantificar as melhorias de desempenho. O desempenho deste motor foi calculado e comparado com os dados obtidos para um motor de combustão interna convencional da mesma dimensão - 25 cm3. Este trabalho comprova as conclusões obtidas nos estudos anteriormente efetuados, presentes no estado da arte. Nos testes de simulação foi possível verificar uma resposta mais rápida do motor com sistema hipocicloide em relação ao motor tradicional, isso verifica-se no aumento de trabalho produzido de 0,73%.
- Alterações Visuais Induzidas pela Estimulação Magnética TranscranianaPublication . Tuna, Ana Rita Ramos; Nunes, Amélia Maria Monteiro Fernandes; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha VazIntrodução: Nos últimos anos têm sido apresentados novos avanços no tratamento da ambliopia na idade adulta. Tem-se demonstrado que o cérebro de um adulto tem plasticidade neuronal suficiente para provocar mudanças na visão binocular, e no caso de um sujeito amblíope a visão binocular está apenas suprimida e não perdida. Através da estimulação magnética transcraniana (EMT) é possível alterar a excitabilidade cortical, potencializando a terapia anti–supressão que restabelece o equilíbrio binocular. O objetivo desde trabalho é utilizar novas técnicas de tratamento da ambliopia e avaliar os seus efeitos na visão de longe e na visão de perto. Métodos: Participaram 6 amblíopes, com idades compreendidas entre os 19 e os 22 anos. A cada um dos pacientes foi realizado um exame optométrico compreensivo e foram exploradas as estruturas oculares, para despiste de outras quaisquer patologias. O plano de tratamento proposto incluiu duas sessões de estimulação magnética transcraniana e terapia anti – supressiva durante 15 dias. Nos 15 dias seguintes foram realizadas sessões de terapia binocular e acomodativa, tendo-se efetuado terapia de manutenção durante os dois meses seguintes. Resultados: Registaram-se melhorias bastante significativas na acuidade visual do olho amblíope de todos os pacientes avaliados, tanto na visão de longe como na visão de perto. Foram igualmente observadas melhorias na estereoacuidade. O valor médio da ambliopia residual, na visão de longe, no início era de 0,34 (±0,13) e no final do tratamento foi de 0,05 (±0,09). Quanto à visão de perto, inicialmente era o valor era de 0,29 (±0,12), já no final do tratamento os voluntários apresentavam uma média de 0,097 (±0,05). Quanto à proporção de ganho médio, obtido com o plano de tratamento, na visão de longe foi de 0,87 (±0,29), e ao perto de 0,76 (±0,14). Foi também avaliado o desequilíbrio supressivo para a visão de longe, tendo obtido um valor médio de -0,036 (±0,09). Discussão: No final do tratamento a acuidade visual e a estereoacuidade foram os parâmetros onde se observaram as melhorias mais significativas. Quando o tratamento cessou a maioria dos pacientes conseguiu obter acuidades visuais muitos parecidas em ambos os olhos. As melhorias na acuidade visual foram visivelmente mais rápidas na visão de perto. A vantagem da estimulação magnética transcraniana foi a potencialização da terapia anti – supressão, isto é, através da excitação cortical conseguimos promover resultados mais rápidos. A clara evidência de bons resultados em tempo útil, veio encorajar os pacientes a cumprir o tratamento de forma rigorosa.
- Experimental Study of the Performance of a Low Consumption Electric Car PrototypePublication . Correia, Alexandre Manuel Domingues; Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesIn this dissertation all steps to characterize the performance of an electric prototype road vehicle of high energy-efficiency are portrayed. The AERO@Ubi team from the University of Beira Interior, Covilhã, developed a vehicle that competed in the 2014 and 2015 editions of the Shell Eco-Marathon®, which took place in Rotterdam. The team presented a prototype that stands out for its innovative methods of movement and design. Among these innovations is a distinguished aerodynamic body, that differs from the conventional form of water drop, and instead uses a turning that consists in tilting the prototype with only one wheel at the front and employs radial tires as well as ceramic bearings. The prototype was subjected to several tests in order to characterize the aerodynamic drag coefficient, the rolling friction coefficient and the lift coefficient in order to quantify the losses related to friction and aerodynamic drags.These tests, which will be described in detail in Chapter 3 can be divided into three stages: a preliminary stage, which included topographic measurements of corridors and respective launch ramps at the Faculty of Engineering of the University of Beira Interior as well as of roads with different slopes at Tortosendo Industrial Park were carried out; an initial stage, where the car components were tested separately , without or with minimal influence from other components or weather conditions; a final stage, where the prototype was tested, as a whole, through downhill roads in order to verify different terminal velocities down different slopes. The results are analyzed and compared with results obtained in other studies. In the initial stage the results were encouraging as the prototype revealed a rolling friction coefficient value of 0.002 leading to a foreseen total of 2 N of rolling friction force for a 1000 N of the prototype with the pilot weight. In the final stage of testing, the results increase significantly to 9 N and this may suggest an unidentified feature of the prototype. The prototype obtained a result of 331 km/kWh, reaching the 19th place for prototypes with electric battery in the Shell Eco-Marathon® Europe.
- Marketing para criançasPublication . Baltazar, Ana Patrícia Antunes; Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaAs crianças constituem um mercado futuro, desenvolvem fidelidade a marcas desde cedo, e estas atitudes favoráveis relativamente a certas marcas parecem permanecer até à idade adulta. Por outro lado, a criança influencia as compras realizadas no seu lar. Neste sentido, o Marketing Infantil tem adquirido uma crescente importância. No entanto, salienta-se a necessidade de utilizar o Marketing sem esquecer as necessidades sociais, dado que é uma área que possibilita educar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras das crianças, aspetos que são da total responsabilidade dos profissionais de Marketing. Neste enquadramento, pretende-se, analisar a influência da publicidade no comportamento da criança. Neste sentido, foi aplicado um questionário aos alunos do 1º ciclo do concelho da Covilhã. Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia.
- Gestão do desenvolvimento do produtoPublication . Marques, Hilary Almeida; Coelho, Denis AlvesOs novos produtos são a chave para a sobrevivência económica e fazem-se por ano milhões de pedidos relativos a patentes de invenções e a registos de modelo ou desenho industrial. Esta dissertação tem como propósito estudar alternativas de organização do projeto de desenvolvimento de novos produtos nomeadamente quanto aos modelos de financiamento, à adaptação do produto ao processo produtivo e no contexto do Lean Manufacturing. No caso de estudo apresentam-se propostas de várias alternativas quanto aos materiais a utilizar na cadeira sem haver comprometimento com a forma original em função dos processos produtivos. Foram analisados e propostos métodos de produção e posterior colocação no mercado a partir de alternativas de modelo de financiamento e investimento, nomeadamente o crowdfunding.
- Ductilidade de vigas de betão armado sujeitas à torçãoPublication . Teixeira, Mafalda Mangana; Bernardo, Luís Filipe AlmeidaNeste trabalho é estudada a ductilidade de vigas de betão armado submetidas à torção pura, em particular vigas com secção retangular cheia e vazada. Para tal, foi compilada informação sobre os resultados experimentais de vigas ensaiadas por diversos autores e encontrados na literatura consultada. Ao todo, juntou-se informação acerca de 120 vigas para este trabalho. No início é feita uma análise comparativa do comportamento experimental das vigas de referência com o comportamento global teórico previsto para as mesmas. Posteriormente é feita a análise da ductilidade através da definição de um índice de ductilidade em torção. Analisa-se e discute-se, de uma forma global, a influência de vários parâmetros característicos das vigas na evolução da ductilidade. Em causa estão a resistência do betão à compressão, a taxa total de armadura de torção, o desequilíbrio de armaduras, o fator de escala da secção e o tipo de secção (cheia ou vazada). Os vários resultados são confrontados com as previsões de alguns documentos normativos internacionais, nomeadamente europeus, americanos e canadiano. É feita a verificação da adaptação das disposições normativas com o comportamento último observado para as vigas sujeitas à torção analisadas neste trabalho.