Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-16"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Jornalismo regional na era digital: o novo panorama das redações e dos profissionaisPublication . Ribeiro, Adriana Filipa Borges; Correia, João Carlos FerreiraO jornalismo, em qualquer dos seus quadrantes, atravessa momentos de dificuldade mas também de desafio. A presença e crescimento do digital na sociedade afeta de múltiplas formas as empresas jornalísticas, desde a sua forma de trabalhar aos métodos de distribuição ou modelos económicos. O jornalismo regional e local também não consegue esconder-se dessas alterações. Apesar de ao longo da sua história já ter mostrado ser capaz de se adaptar às transformações que surgiram, com esta dissertação pretende-se analisar qual é a situação que atualmente o jornalismo regional e local enfrenta, tendo em conta o ambiente digital que se impõem. Partindo do exemplo concreto de um jornal do concelho da Covilhã pretende-se perceber quais os desafios nesta categoria da imprensa, como olham os profissionais a atual situação e tentar compreender qual é o aproveitamento do digital pela redação. No fundo, questionar se é possível falar em ciberjornalismo regional ou simplesmente de uma adaptação primária de algumas das potencialidades da Internet pelos jornais regionais. Através da pesquisa quanto ao estado da arte sobre esta matéria e com o trabalho de observação e análise do jornal em questão foi possível concluir que de facto, neste caso, não podemos falar em ciberjornalismo de proximidade, quanto à sua presença no online. No caso concreto deste jornal, verifica-se que o impresso continua a ter grande parte das atenções e representa o principal representante da empresa. Apesar de serem reconhecidas as potencialidades e as mais-valias para a migração para o online, para fidelizar leitores mais jovens, por exemplo, os fundadores do jornal continuam a apostar no impresso devido à realidade social onde se inserem. Assim, conclui-se que tal como outros autores defendem, em geral, a imprensa regional e local ainda se encontra pouco desenvolvida no digital pelo que não se pode falar em ciberjornalismo regional uma vez que não há a construção de matérias próprias para este meio, existe sim, um aproveitamento de algumas das características da web para o jornal impresso. No caso do Fórum Covilhã verifica-se a importância da versão impressa, o reconhecimento das vantagens do digital pelos profissionais e a valorização da proximidade das matérias produzidas com a região e leitores.
- Comportamento reológico e mecânico de argamassas com agregados finos reciclados de resíduos de vidroPublication . Peixeiro, Tomás Fidalgo; Oliveira, Luiz António Pereira deAs argamassas desempenham um papel bastante importante na construção. As suas propriedades tanto no estado fresco como no estado endurecido merecem ser foco de estudo para que estas se tornem cada vez mais eficientes, seja a nível de segurança, de funcionalidade ou de economia. De forma a melhorar a economia deste material, a substituição de agregados finos de areia natural por agregados finos reciclados de resíduos de vidro apresenta-se como uma solução sustentável tanto a nível económico como ambiental. No presente trabalho estuda-se a influência da introdução destes agregados no desempenho mecânico e reológico das argamassas. Para o estudo do comportamento mecânico e reológico das argamassas com substituição de agregados finos de areia natural por agregados finos de vidro reciclado foi utilizada uma argamassa de referência com agregados finos convencionais de traço em massa cimento:areia de 1:3 (cimento Portland CEM I 32,5R e areia natural do rio Tejo 0/4) cuja quantidade de água foi ajustada para se obter a consistência pretendida no ensaio de consistência (flow table). Mantendo as mesmas proporções, foram depois criadas argamassas com substituições de 50%, 75% e 100% de agregados finos de areia natural por agregados finos reciclados de vidro. O estudo das argamassas no estado fresco foi feito através dos ensaios de consistência por espalhamento ou flow table, do ensaio de massa volúmica aparente e do ensaio reológico com recurso ao Reómetro Viskomat NT. Já no estado endurecido os ensaios realizados foram o ensaio de ultrassons, de resistência mecânica à flexão e a compressão, de absorção de água por capilaridade, de massa volúmica e de absorção de água. A substituição de agregados finos de areia natural por agregados finos de vidro reciclado torna as argamassas mais fluídas e menos consistentes, pelo que se deve ter em atenção a quantidade de água e se necessário aumentá-la. No estado endurecido, as argamassas com agregados de vidro apresentam um desempenho mecânico aceitável e dentro das normas. Porém, observou-se maiores valores de absorção de água e de coeficiente de capilaridade.
- Desenvolvimento de esteroides funcionalizados nos anéis A e D como potenciais agentes anti-AlzheimerPublication . Ribeiro, Jessica Patrícia Melo; Silvestre, Samuel MartinsA doença de Alzheimer é uma demência neurodegenerativa, caracterizada a nível molecular por misfolding e agregação proteica, stress oxidativo, anomalias mitocondriais e processos inflamatórios. Apesar de ainda existirem incertezas quanto às causas moleculares da doença, algumas hipóteses são consideradas, como a colinérgica, que admite existir uma deficiência da acetilcolina no cérebro que é devido à diminuição da sua produção ou aumento da atividade da acetilcolinesterase (AChE). A AChE está também envolvida na formação de placas amiloides, também associadas com AD. A única terapia existente para a doença são os inibidores da AChE, que facilitam a transmissão colinérgica e interferem com síntese, formação e agregação das placas amiloides. Compostos naturais ou semissintéticos, como esteroides, têm sido estudados como potenciais inibidores da enzima. Após uma análise dos pontos estruturais comuns desses esteroides, que lhe conferem a atividade inibitória, foram desenhados novos esteroides, partindo do acetato de 16-desidropregnenolona (16-DPA). Assim, modificou-se neste composto o substituinte em C-3 e funcionalizou-se o anel D, na posição 16, com a introdução de aminas. Os compostos desenhados, foram submetidos a um estudo de docking molecular, do qual se obteve energias de ligação inferiores à tacrina (fármaco de referência), sendo o melhor resultado para o composto 27, com -14,38 kJ/mol. De seguida tentou-se sintetizar os compostos, recorrendo-se a uma hidrólise em C-3 e à adição de Michael, com estudo do catalisador, para a introdução de aminas em C16. Deste modo, foi possível obter dois acetatos de 16a-aminopregnenolonas puros, 20 e 26, e uma 16a-aminopregnenolona (21) hidrolisada em C-3. Finalmente, submeteram-se os compostos 16-DPA, 20 e 21 ao ensaio de Ellman’s, para a avaliar a sua capacidade inibitória contra a AChE, obtendo-se as seguintes percentagens de inibição 6,58, 15,36 e 15,58, respetivamente, para soluções a 10µM.
- Fontes de variabilidade na avaliação da rigidez musculo-articularPublication . Fernandes, José Mário; Faria, José Aurélio MarquesBackground: A técnica de oscilação livre da perna é frequentemente utilizada na avaliação da rigidez musculo-articular, contudo, a maioria dos estudos não parece controlar e/ou descreve de forma detalhada os procedimentos usados na sua quantificação. Objetivo: O objetivo desta revisão consiste em identificar as fontes de variabilidade na avaliação da rigidez musculo-articular utilizando a técnica de oscilação livre da perna. Métodos: A pesquisa foi feita em todas as bases de dados de Web of knowledge, em áreas de pesquisa de ciências do desporto, ortopedia e reabilitação, em artigos escritos em inglês. Resultados: A vasta maioria dos estudos que avaliam a rigidez musculo-articular, não controlam e/ou descrevem detalhadamente os procedimentos utilizados. NA 1ª etapa da sua avaliação, isto é, durante a contração máxima voluntária isométrica aspetos como: 1) familiarização dos participantes, 2) tipo de instruções, 3) o nível de pré-tensão muscular, 4) a posição utilizada e o ângulo articular, não são controlados e/ou descritos detalhadamente na literatura. Igualmente durante a 2ª etapa, isto é, durante a avaliação da oscilação livre da perna, maior controlo e esclarecimentos complementares são necessários nomeadamente quanto: 1) à posição de avaliação, 2) à massa dos segmentos, 3) à intensidade do impulso aplicado e ao ângulo articular. Conclusões: Os resultados sugerem que a descrição e o controlo dos procedimentos utilizados para avaliação da rigidez musculo-articular carecem de cuidados e explicações adicionais. Em particular, deve ser tida especial atenção durante a quantificação da contração máxima voluntária isométrica e durante a oscilação livre da perna.
- Comportamento Mecânico e Durabilidade de Betão com Agregados Reciclados de Resíduos de Vidro (Glasscrete)Publication . Brito, Sara Daniela Esteves de; Oliveira, Luiz António Pereira deA sustentabilidade ambiental é cada vez mais um tema discutido, a preocupação com o meio ambiente é crescente. Como reduzir o uso de matérias-primas e o que fazer com os resíduos provenientes da atividade humana? São questões que têm sido exploradas ao longo dos tempos. O setor da construção civil tem-se focado na inserção de resíduos sólidos para a produção de betões, travando assim o crescente depósito de materiais em aterro. Esta prática amiga do ambiente dá nova vida a materiais como o vidro, cerâmicas e até mesmo resíduos provenientes de demolições. A durabilidade das estruturas é também uma preocupação, associada à precoce degradação observadas nas estruturas. Nos últimos anos a Construção Civil tem se voltado para a extensão da vida útil das estruturas de betão, assim como medidas que permitam aumentar a durabilidade das mesmas. Assim, este estudo debruçou-se sobre o comportamento mecânico e a durabilidade de betão contendo agregados reciclados de resíduos de vidro. Onde foram substituídos tanto agregados grossos como agregados finos. Deste modo, foram produzidos cinco tipos diferentes de betão, um betão de referência e os restantes com substituição de agregados finos e grossos, formando combinações: 50-50%, 50-100%, 100-50%, 100-100%. Os resultados obtidos apresentam apenas pequenas discrepâncias, concluindo-se que é viável tecnicamente, o uso de agregados reciclados no betão de forma racional e em atenção as propriedades desejadas.
- Arquitetura Contemporânea: interpretação e memória do patrimónioPublication . Rego, Gonçalo Miguel Esteves; Martins, Ana Maria Tavares FerreiraA presente dissertação constitui uma reflexão em torno da temática da arquitetura contemporânea em sítios arqueológicos. Uma questão em que não se devem isolar os elementos que constituem este património mas sim ter em conta também o ambiente em que estes se inserem. O binómio história/arquitetura assume um importante relevo que deve ser tomado em ponderação quando se intervém sobre obras preexistentes. Pretende-se promover uma reflexão teórica sobre os interfaces instituídos pela memória, identidade e património. Será investigado como esses conceitos são importantes para a valorização do património histórico. A partir dessas reflexões pretende-se identificar quais as contribuições mais plausíveis para a proposta arquitetónica. Com esta dissertação pretende-se dar a entender o que os elementos megalíticos evocam, a identidade e a memória moldável e identitária do local. Estudar várias metodologias de intervenção em contexto de elementos pré-históricos, de forma a conceber uma solução arquitetónica para um Centro de Visitantes com resposta ao programa implementado pelo concurso internacional Arkxsite, para o Cromeleque dos Almendres em Évora.
- Aplicação em Química Medicinal da Simulação Computacional 3D de Nanomateriais Poliméricos para o desenvolvimento de “Drug Delivery Systems”Publication . Martins, Nélson Vasco Dias Ferreira; Curto, Joana Maria RodriguesO desenvolvimento de sistemas de entrega de fármacos é uma das áreas de Química Medicinal com as aplicações mais promissoras e que beneficia de uma abordagem multidisciplinar incluindo nanotecnologia, modelação computacional e análise de imagem. O planeamento experimental permitiu obter sistemas de entrega inovadores e com cinéticas de libertação diferentes, a partir da combinação de diferentes unidades estruturais poliméricas. Produziram-se e caracterizaram-se estruturas obtidas a partir da celulose, com fibrilações na escala micro (CMF) e nano (CNF), e estruturas álcool polivinílico (PVA) obtidas por “electrospinning”. Desenvolveu-se uma metodologia de tratamento de imagem que se aplicou às imagens obtidas por microscopia eletrónica de varrimento (MEV), permitindo identificar as características chave e os critérios de análise de imagem para obtenção das dimensões das fibras e dos poros das estruturas, nas diferentes escalas. As propriedades morfológicas na escala micro, em suspensão fibrosa, foram também determinadas utilizando um equipamento designado por “Morfi”, sendo que o diâmetro médio das fibras de CMF em suspensão foi de 20 µm. Além da caracterização estrutural, incluindo a espessura e a porosidade das estruturas, determinou-se a sua hidrofobicidade das estruturas de CMF através do ângulo de contacto, com valores que variam entre 47º e 56º. Os resultados provenientes dos métodos de análise de imagem 2D para as dimensões das fibras utilizaram-se como dados de entrada para formar a estrutura 3D no simulador computacional. A validação foi feita comparando os valores de porosidade das estruturas obtidas por simulação computacional com as estruturas reais, utilizando o mesmo procedimento para o seu tratamento e análise. O estudo da cinética da libertação do fármaco Diclofenac provou que sistemas de entrega de fármacos com porosidades diferentes têm cinéticas de libertação diferentes. Conclui-se que se pode utilizar a metodologia de análise de imagem apresentada neste trabalho, juntamente com a simulação computacional, para otimizar a porosidade de nanomateriais porosos, de forma a otimizar o transporte de moléculas terapêuticas.
- Análise energética do ciclo de vida de produtos frutícolasPublication . Gaspar, João Filipe Pires; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraHoje em dia, verifica-se uma crescente preocupação com as questões ambientais e com a procura de tecnologias mais limpas e sustentáveis. Neste sentido, torna-se necessário a avaliação de processos produtivos e a racionalização do consumo energético. Neste estudo realiza-se uma análise energética de ciclo de vida (AECV) por meio de indicadores de eficiência energética, direcionada para a caraterização e renovabilidade do ciclo de vida do sistema produtivo do pêssego da Beira Interior. A análise desenvolvida visa ainda encontrar oportunidades de melhoria a implementar. Neste sentido, pretende investigar as entradas de energia não renováveis provenientes de combustíveis fósseis, através da avaliação do consumo energético de cada operação no ciclo produtivo do pêssego, tal como as emissões resultantes da queima de combustíveis pela maquinaria. Adicionalmente, foram analisadas as entradas de energia elétrica no armazém, fundamentalmente requeridas pelo sistema de refrigeração das câmaras onde os frutos são conservados. Na perspetiva de encontrar oportunidades de melhoria a implementar, foram constituídos cenários alternativos para a comparação de diferentes resultados e análise crítica dos mesmos. Os resultados revelaram que o enrelvamento é a operação com maior impacto energético no processo produtivo, seguindo-se a poda, a colheita, a aplicação de tratamentos fitossanitários e a aplicação de herbicidas. No período pós colheita, o maior impacto energético foi registado no armazém devido à necessidade de refrigeração dos frutos para a sua conservação, seguindo-se o transporte. De realçar que o armazém obteve maior impacto em todo a AECV na produção de pêssego na Quinta dos Lamaçais. Relativamente às emissões resultantes da queima de combustíveis, o maior impacto deve-se à maquinaria no pomar e ao transporte desde o armazém até ao retalhista, enquanto que o transporte entre o pomar e o armazém apresentou emissões pouco significativas. Esta análise fornece uma perspetiva detalhada dos consumos de energia no processo produtivo e pós-colheita do pêssego da Beira Interior. A construção de cenários alternativos visa possibilitar a análise de condições que configuram a racionalização do consumo energético, quer pelo aumento da eficiência energética, quer pela alteração de métodos e procedimentos nos processos, assim como pela redução do impacto ambiental.
- Novos Velhos OlharesPublication . Coutinho, Tatiane Morgado; Dias, José da Silva Neves; Esgalhado, Maria da Graça ProençaA sociedade do século XXI caracteriza-se por uma mudança demográfica, pelo que se vive num mundo que envelhece. A esperança média de vida aumentou extraordinariamente nos países desenvolvidos, graças aos avanços da ciência, às respostas sociais e económicas e à mudança dos estilos de vida. Estas alterações, a par da diminuição da natalidade, conduziram à inversão da pirâmide demográfica. As pessoas mais velhas são um recurso económico e social enorme, que vai continuar a aumentar. Estes factos colocam desafios e justificam a adoção de respostas políticas e sociais que respondam às necessidades desta faixa etária. Para tal, a investigação desempenha um papel relevante ao contribuir para modificar as perceções sobre o envelhecimento, ao fornecer orientações sobre como diminuir o risco de pobreza de velhice, especialmente entre os mais idosos, os idosos dependentes, as minorias étnicas e imigrantes e aqueles que trabalharam por conta própria (OMS, 2015) e ao promover um envelhecimento com êxito, com propostas ao nível biológico, social e ambiental. É neste âmbito que se insere o presente trabalho, que pretende contribuir para o estudo de instituições para idosos, prestadoras do apoio de que estes necessitem para uma vida digna, com bem-estar e qualidade, promotoras de “age friendly environment” (AGE,2011), no âmbito da qual a acessibilidade é um fator essencial. Facilita-se assim a inclusão social, pois possibilita às pessoas idosas com autonomia, a participação numa ampla gama de atividades e a uma vida social ativa. Esta participação em tais atividades visa também ajudar a reunir as gerações e, consequentemente, o reforço da coesão social e da solidariedade entre elas, ou seja, é promotora de intergeracionalidade. Desta forma, o projeto de dissertação estrutura-se em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre envelhecimento e sobre espaços residenciais para idosos. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de uma residência sénior, na cidade de Vila do Conde, Porto. Esta proposta visa oferecer uma solução residencial inovadora, planeada para satisfazer as exigências e necessidades da população sénior, de modo a respeitar a privacidade e promover o convívio e a manutenção de uma vida ativa. O local situa-se numa zona sossegada com habitações em redor, a partir de onde os idosos se podem deslocar ao centro da cidade a pé e assim continuarem a cumprir as suas rotinas. Fora isto, o local também possui outras qualidades como facilidade de acessos, existência de monumentos, a proximidade ao rio Ave como vista direta, entre outras.
- WorkActivePublication . Maurício, Betsy Brás; Brás, Rui Miguel MarquesOs enfermeiros são dos profissionais de saúde que apresentam maiores problemas a nível músculo-esquelético, bem como taxas elevadas de absentismo associadas a uma condição física fraca e a estados de burnout. Estes profissionais são sujeitos ao longo do seu dia de trabalho a grandes cargas fisiológicas, horários prolongados, permanecendo demasiadas horas seguidas em pé e na mesma posição. O WorkActive - Programa de Exercício Físico para Enfermeiros - foi desenvolvido pelo Dep. Ciências de Desporto da Universidade da Beira Interior, em colaboração com o Centro Hospitalar da Cova da Beira. O programa consiste numa adaptação do denominado treino intervalado de alta intensidade com inclusão de exercícios funcionais, tendo como objetivo principal fortalecer o aparelho músculo-esquelético, sobretudo a zona abdominal e os membros superiores, e melhorar a capacidade cardiorrespiratória, de forma a aumentar a resistência à fadiga, contribuindo para a motivação e reforço do trabalho de equipa. Assim, foi realizado um estágio no âmbito do WorkActive durante 9 meses, pretendendo ser uma especialização de natureza académica com aprimoramento de competências profissionais no âmbito da intervenção no Exercício e Saúde. Ao longo da realização do estágio, destaque para as aprendizagens realizadas ao nível do planeamento, estruturação, lecionação e controle do programa de treino. Estas competências, necessárias para o desempenho profissional na área Exercício e Saúde, foram sendo desenvolvidas ao longo das sessões de treino com autonomia, resultando de uma permanente preocupação analítica e reflexiva da experiencia profissional, com vista à melhoria dos processos de comunicação, de prescrição e orientação. O estágio teve ainda uma componente experimental com o objetivo de desenvolver competências científicas no âmbito da atividade profissional desenvolvida. Foi avaliado o efeito do programa WorkActive na aptidão física e na perceção da dor músculo-esquelética em 5 enfermeiros, após 6 meses de intervenção. Os resultados experimentais obtidos mostraram que houve uma melhoria significativa ao nível da resistência muscular: zona abdominal (p=0,042), membros superiores e tronco (p=0,043), e membros inferiores (p=0,043). Também a capacidade cardiorrespiratória melhorou significativamente (p=0,043), sem haver alterações significativas na composição corporal, embora os valores de IMC fossem mais baixos no final do programa (p=0,043).