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- Narrative and Serious Games: Playing the messagePublication . Duarte, Ivo Gabriel Carrilho; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoIn this dissertation we will study the form of developing a videogame aiming to transmit serious messages to the player and how serious games can accomplish this objective. The different narratives that can be used in videogames will also be explored, analyzing which of them are better in transmitting messages. We believe that narratives linked to game design may be very effective to deliver serious messages. The narrative accompanied our evolution in every sense, all our cultural information was transmitted by writing and storytelling. This is how we kept evolving as Humans. With the passing of time the technology evolved too, and new mediums were born, videogames were created, and with them a new group of people appeared, the targets. In this sense the videogames are a good way to communicate serious messages to this specific target. The main goal of this dissertation is the study of different types of narrative and how they can be structured to communicate messages more efficiently. So, by exploring the different types of narratives and the different types of serious games we will then create a proposal for a serious game.
- Comunicação de um Evento em Food DesignPublication . Monteiro, Vítor Hugo Pires; Estevão, Sara VelezO presente relatório de estágio curricular tem como principal objetivo descrever todos os projetos desenvolvidos, bem como demonstrar conhecimentos teóricos e práticos que foram adquiridos ao longo de todo o estágio, no âmbito do mestrado de Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Este estágio foi iniciado a 1 de março de 2016 e terminado a 31 de maio de 2016, ou seja, uma duração de 3 meses, na qual o objetivo foi divulgar um evento gastronómico, A Saudade Portuguesa. Este relatório pretende, então, descrever todos os processos pelos quais foram passados ao longo do estágio, desde as pesquisas iniciais até aos resultados finais, assim como também as metodologias que se colocaram em prática para a realização dos trabalhos, tendo sido eles na maioria relacionados com design editorial e vídeo. O objetivo destes projetos foi divulgar um evento gastronómico único, até à data em Portugal, de seu nome A Saudade Portuguesa, o qual, através de sabores gastronómicos, jogos de luz, som e poesia teve como finalidade fazer uma viagem pelos antepassados.
- DezPublication . Gutierrez, Hélder Gonzaga da Silva; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoOs últimos anos têm sido caraterizados por um ressurgimento do artesanato no campo do design, que parece surgir de uma nostalgia pré-industrial por parte de uma sociedade pósindustrial, que romantiza o fabrico manual. Numa cultura com abundância em objetos baratos de produção industrial, aspira-se a qualidade e não quantidade. O que parece resultar deste desejo coletivo é a criação de produtos especiais com preço elevado, que justificam a sua própria existência e que acabam por se tornar exclusivos, símbolos de status. A preocupação deste projeto recai no propósito histórico e idealístico do design, de servir a indústria e as massas consumidoras, de conceber objetos fáceis de produzir e de utilizar. A conclusão deste projeto integra o resultado final da participação da entidade Aldeias do Xisto na feira internacional EUNIQUE 2015, sob o tema Agricultura Lusitana. A base deste projeto surge assim de um briefing onde se pede a interpretação do artesanato e da tradição na Aldeia das Dez, neste caso. A abordagem a este trabalho valoriza a visão pessoal e aproveita a natureza do projeto de forma a explorar o campo do design e atingir resultados que possam contribuir para a discussão nesta área. O presente trabalho procura a integração dos princípios do artesanato, a qualidade, o cuidado e a atenção ao detalhe, em produtos de origem industrial, de produção em massa, projetados e produzidos com a intenção de uso no mundo real como objetos de utilização diária. Para isso recorre-se a uma revisão bibliográfica e a uma reflexão crítica sobre o universo do design, sobre as abordagens dos seus principais intervenientes e particularmente dos produtos que conjuguem o artesanato ou a tradição com objetos para o dia-a-dia. A definição de conceitos menores como o arquétipo, a memória, o pós-industrialismo e o industrial-craft, formam a base sobre qual o conceito do presente projeto se viria a desenvolver. O produto resultante deste projeto reflete uma abordagem definida de uma época e não todo o panorama. A recuperação da tradição através da memória e a celebração do modo de vida na Aldeias das Dez, assim como a preocupação de apresentar uma possibilidade de futuro melhor para a sua população, definem o resultado deste projeto.
- Desenvolvimento de Identidade e MateriaisPublication . Silva, Vasco José Fernandes; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoNo âmbito do mestrado de Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior foi realizado um estágio curricular na empresa Labcom.IFP como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Design Multimédia. Ulterior à licenciatura em Design Multimédia, uma formação abrangente nos âmbitos artístico, cultural, científico e tecnológico é emergente, assim como a preparação para os campos profissionais do espectro do design visual, de comunicação e de interação em diversos meios, tanto analógicos como digitais. Com o presente relatório pretende-se expor de forma documentada e assertivamente justificada uma compilação dos trabalhos executados durante o período de estágio de três meses, como início em 18 de abril e término a 18 de julho de 2016, na referida entidade acolhedora. Foram desenvolvidos trabalhos no âmbito do design gráfico e de comunicação, a destacar: criação de um projeto de identidade visual para UBICinema Produções, capas de livros e cartazes de eventos. Assim, é principal objetivo fazer uma descrição e análise pormenorizada de todos os projetos desenvolvidos como estagiário e examinar com fiabilidade dificuldades e barreiras que surgiram na realização dos trabalhos durante o período de estágio, tornando possível a aquisição de experiência e responsabilidade a aplicar como futuro designer profissional no exigente mercado de trabalho. Não obstante, é feita uma descrição de todos os projetos paralelos realizados durante o período de 1 de dezembro de 2015 a 18 de julho de 2016.
- Ilustração do Dia: Projeto de IlustraçãoPublication . Amaral, Patrícia dos Santos; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório de projeto tem como principal objetivo centrar a nossa atenção em torno do tema da ilustração e das possibilidades da sua linguagem. Descreveremos assuntos como o seu presente contexto ou ainda o seu sentido de retrospecção e transição verificado ao longo do tempo. Falar sobre ilustração implica, igualmente, falar sobre a complexa e misteriosa relação entre imagens e narrativas. Reconhecemos que nem tudo o que se pensa passa pelas palavras tornando estas, por vezes, pouca sonoras. Surge, deste modo, a imagem enquanto complemento dessas mesmas palavras. Apresentaremos, ainda, o projeto visual designado Ilustração do Dia, desenvolvido desde o dia 1 de janeiro de 2016 até ao dia 30 de junho do mesmo ano, sem nenhum dia de pausa ou interrupção. A ideia principal deste projeto consiste em realizar uma ilustração por dia, a propósito de algum objeto que represente esse mesmo dia, de forma a criar um exercício contínuo e progressivo. Assim sendo, este ensaio visual corresponde, precisamente, a 182 ilustrações finais representativas dos 182 dias do seu período de criação. Neste âmbito, abordaremos o seu processo bem como os resultados obtidos de todo o trabalho realizado. Desta forma, o presente relatório, além de refletir os conceitos chave da investigação efetuada e de apresentar o projeto visual desenvolvido, concedeu a oportunidade de consolidar conhecimentos e de aumentar a experiência pessoal no campo da ilustração.