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- O papel da Bioimpedância Torácica na caracterização do doente em fase aguda de AVC isquémico da circulação anteriorPublication . Pires, Ana Sofia Rodrigues; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deINTRODUÇÃO: A cardiografia de impedância é um método de determinação de parâmetros hemodinâmicos fiável, rápido, não invasivo e de baixo custo. O acidente vascular cerebral representa, mundialmente, uma das principais causas de morbimortalidade. OBJETIVO: Caracterizar as diferenças no perfil hemodinâmico na fase aguda do acidente vascular isquémico da circulação anterior utilizando a cardiografia de impedância para análise de variáveis hemodinâmicas, nomeadamente os indicadores de contractilidade e trabalho cardíaco, de resistência vascular periférica e de volémia torácica. METODOLOGIA E MATERIAL: Estudo observacional e transversal, de casos e controlos. Os parâmetros em estudo foram determinados através do dispositivo modular HOTMAN System for Adults w/ EXT-TEBCO®. Foi feita uma análise descritiva e os testes t student, McNemar e o coeficiente de correlação de Spearman foram usados para quantificar e caracterizar as diferenças entre as fases em estudo. Foi considerado um nível de significância de 5% para todos os testes de hipótese. [...]
- Relatório de Estágio Curricular Empresa Quizlyse SLPublication . Caetano, Diogo Filipe Resende de Almeida Maia; Estevão, Sara VelezO presente relatório tem como finalidade descrever, caraterizar e refletir sobre o percurso e os projetos realizados ao longo do estágio curricular integrante do Mestrado de Design Multimédia da UBI, frequentado entre 2015 a 2017. Com este relatório pretende-se abordar os objetivos propostos pela empresa, onde estagiei como Junior Designer, nos quais se destacam os trabalhos de desenvolvimento de projetos em torno de Identidade Visual e interface gráfica. Entre os objetivos propostos, referem-se: o desenvolvimento de trabalhos na área de desenvolvimento de identidade visual, User Interface e User Experience ou desenvolvimento de protótipos, entre outros. Trabalhar com base no processo de Design, previamente definido pela empresa, foi desde o início do estágio, o seu principal objetivo a atingir. O uso das ferramentas de design, tais como: Sketch, Photoshop, Illustrator, Indesign, Principle, Marvelapp e Invision, permitiram a prossecução dos objetivos propostos. As ferramentas mencionadas demonstraram-se fundamentais para a execução dos projetos, nomeadamente Quizlyse, Quiz Trivia, GoNative, Quiz Emociones e Quiz Pronosticos. Irão ser, assim, apresentados no relatório os projetos desenvolvidos e os conhecimentos adquiridos, numa síntese estruturada, com grande foco nos conceitos teóricos e práticos de Identidade visual, User Interface e User Experience.
- Airframe assembly, systems integration and flight testing of a long endurance electric UAVPublication . Rodrigues, Afonso Santos; Gamboa, Pedro VieiraThe need to adopt new techniques and practices in the Aerospace Industry branch is a consequence of technological development. The present work aims to study the use of solar power as a main energy source in the aviation, in this case for a flight of long endurance of an unmanned air vehicle. This master thesis follows on previous works of the LEEUAV, where it was done the design and construction of a long endurance unmanned aerial system. Thus, the main objective of this work is the systems integration, flight testing and concepts validation. LEEUAV, a prototype of 4.5 meters’ wingspan and ultralight structure partially covered by solar cells was designed to fulfil a continuous flight mission of at least 8 hours on the equinox. The 5.42Kg remotely piloted aircraft was successfully tested showing the agreement with theoretical calculations already made. The longest flight achieved lasted more than 8.5 hours’ resulting in a total distance travelled of more than 75 km. In order to validate the airworthiness concept of the LEEUAV several flight tests were performed and their respective data (static and total pressure, air temperature, ground speed and pitch angle) was collected for further analysis, using a flight controller with multiple sensors on board. The results obtained allowed to study the general performance of the aircraft, the main defects, agreement with the theoretical results as well as determine the real values of aerodynamic coefficients (????, ????), through a reading and processing flight data algorithm in Software MATLAB. Finally, some future expectations for upcoming work are suggested in order to make the LEEUAV an Unmanned Aerial Vehicle of reference.
- Low Reynolds Number Fowler Flap DesignPublication . Oliveira, André da Silva; Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesAir Cargo Challenge is an international competition promoting innovation in the field of small scale unmanned aircraft development, evaluating the participating aircraft through performance indicators such as maximum payload, and limiting some of its characteristics such as maximum wingspan and propulsion system. Given the frequent participation of Department of Aerospace Sciences from University of Beira Interior in this competition, and considering the lack of information concerning the use of high lift devices for low Reynolds number applications (60,000
- A influência da existência de nervuras num processo de DDTPublication . Ludovino, David Miguel Monteiro; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA indústria propulsiva é confrontada cada vez mais com maiores exigências ao nível de desempenho e emissões. A busca incessante por dispositivos propulsivos que sejam mais eficientes e em simultâneo tenham menor peso, dimensões e emissões leva a que uma maior diversidade de dispositivos seja agora explorado. Este é o caso dos dispositivos PDE, que têm sido alvo de estudos como promissora substituição dos sistemas propulsivos existentes nos dias atualmente, sobretudo na indústria aeronáutica. Para compreender a viabilidade de um determinado dispositivo é necessário conhecer ou prever o seu desempenho. Para tal existem duas formas: construção de protótipos ou realização de simulações computacionais. A primeira das duas é demasiado dispendiosa para a indústria, pela segunda opção torna-se mais viável. Neste estudo é abordada a forma como diversos modelos numéricos resolvem simulações computacionais, escolhendo-se um deles para a simulação de um tubo combustor. O tubo combustor é dimensionado com o objetivo fazer transitar uma deflagração para detonação – processo de DDT. Pretende-se saber se a existência de nervuras espaçadas de forma regular no interior do tubo promove o processo de DDT. São realizadas, com a ferramenta Fluent da ANSYS, duas simulações computacionais semelhantes, em que varia apenas a geometria do tubo – um dos tubos tem nervuras e o outro não. É usada uma mistura pobre de etano-ar para as duas simulações. Ambas as simulações são repartidas em 4 etapas: (1) regime estacionário sem introdução de espécies; (2) regime estacionário com introdução de espécies; (3) regime transiente com as mesmas propriedades que a etapa anterior; e (4) regime transiente com ignição de escoamento. São comparados os resultados das simulações para as etapas (1), (2) e (4) e retiram-se conclusões.
- Manutenção PaperlessPublication . Pires, Ricardo Manuel Branco Moura Sobral; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Pestana, Paulo Jorge Gomes de AndradeOs registos técnicos das aeronaves, nomeadamente as cadernetas de voo, são meios para avaliar o estado de aeronavegabilidade de uma aeronave e dos seus componentes, e servem também para o registo de anomalias verificadas nas aeronaves. Tradicionalmente, estes registos são manuscritos e a legibilidade e a confiabilidade destes é por vezes posta em causa. Os registos técnicos incompletos levam também a uma compreensão errada com riscos para segurança da operação das aeronaves. Por outro lado, no processo de papel a entrada e atualização de dados nas páginas do Aircraft Technical Log é suportada muitas vezes com recurso a meios alternativos, via telefone e/ou e-mail. Isto é puramente justificado pois os centros de controlo de manutenção não têm visibilidade da atividade que é registada no Aircraft Technical Log. O processo atual não é robusto suficiente para fazer face a estes problemas recorrentes. A grande vantagem que os Electronic Logbooks trazem para indústria aeronáutica resume-se a uma questão de oportunidade, em que os dados estão disponíveis em tempo real e poderão para desta forma serem trabalhados. Com a introdução desta plataforma, o Electronic Logbook, um operador aéreo poderá assim ganhar eficiência operacional. Com o recente aparecimento do Electronic Logbook as vantagens desta nova plataforma face aos inconvenientes do atual processo de registo de anomalias das aeronaves são evidentes. Podemos afirmar, que o Electronic Logbook se insere numa perspetiva de independência do formato de papel, porém, a mais valia desta nova plataforma insere numa visão de alcançar uma melhoria de processo que anteriormente estava muito limitada pelas cadernetas em formato de papel, e que era muitas vezes retardador para a obtenção de informações pertinentes, para o sucesso de operacional de uma companhia aérea.
- Estudo e otimização numérica de estrutura para parapente elétricoPublication . Oliveira, Alexandrina da Conceição Faria; Gamboa, Pedro VieiraO parapente ou parapente motorizado é uma atividade desportiva que tem crescido e evoluído consideravelmente nos últimos anos. A par dessa evolução surgiu o parapente elétrico ParaFly- VOne, que foi idealizado pelo Engenheiro David Chaumet. As principais características inovadoras do ParaFlyVOne são o formato da estrutura de suporte e a distribuição adequada de cada um dos seus componentes, o que garante um equilíbrio perfeito em voo e proporciona várias vantagens. Como garantia de segurança e seriedade do sistema desenvolvido, este parapente elétrico deverá cumprir os requisitos impostos pela Circular 34864 de Ultraleves Motorizados de Classe 1, regulamentada pela Direction Générale de l’Aviation Civile. A circular indicada afirma que o parapente elétrico ParaFlyVOne não pode apresentar deformações plásticas até ao fator de carga de 3,5 e não pode fraturar até atingir um fator de carga de 5,25. A estrutura do primeiro protótipo testado experimentalmente cumpriu cada um destes requisitos, mas também demonstrou que estava sobredimensionada e o seu formato não era o mais indicado para a mobilidade do piloto. Por essa razão, nesta dissertação redesenhou-se a estrutura e foram utilizados novos materiais (liga de alumínio 5086-H12 e camadas de fibra de vidro UD-epóxi) que possibilitassem a criação de uma peça mais leve/confortável e fácil de fabricar. Desta vez, não se avançou imediatamente para a construção de um protótipo, mas optou-se por realizar várias análises numéricas em ANSYS com o objetivo de estudar a fiabilidade da nova estrutura. O ANSYS permitiu obter a distribuição de tensões na estrutura, bem como as zonas com maior carregamento e o seu grau de deformação. A compreensão de cada um destes parâmetros possibilitou a aplicação de material de reforço na estrutura em regiões específicas, diminuindo a massa final do equipamento, porém aumentando-se o custo de fabricação. Os requisitos da circular acima mencionada foram cumpridos para este modelo, após a aplicação do reforço de fibra de vidro-epóxi, embora ainda existam tensões demasiado elevadas nos furos de ligação da asa à estrutura. Contudo, esses valores correspondem a regiões muito específicas e localizadas, o que não invalida totalmente o novo modelo uma vez que aplicação de um terceiro material (por exemplo, um casquilho) nessas áreas pode resolver o problema. Desta forma, o próximo passo é o teste experimental do modelo estrutural implementado em ANSYS com o objetivo de validar a análise realizada. Além disso, devem ser testados os novos materiais de reforço e verificar se a circular 34864ULM é respeitada.
