Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-18"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Variação do imperativo na forma indicativa e conjuntivaPublication . Silva, António Kingui da; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarO presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo sociolinguístico no que diz respeito a variação do imperativo na forma indicativa e conjuntiva nos enunciados de provas produzidas por professores angolanos, caso da Escola de Formação de Professores Ferraz Bomboco, da província do Huambo. Pretendemos, deste modo, delinear os comportamentos das formas de tratamento que desencadeiam o modo imperativo, tendo em linha de conta pesquisas que abordam a variação do imperativo associado ao conjuntivo e indicativo, na terminologia adotada por Scherre et alii. (1996-2007), no português brasileiro. Neste âmbito, a nossa hipótese é de que o modo imperativo na forma conjuntiva é mais presente em textos escritos de natureza não-dialógica, no caso dos enunciados de provas, por se tratar de textos monitorados dirigidos a alunos com uma idade considerável, contexto em que se dita o tratamento formal. Para prosseguir com a pesquisa, tivemos em consideração a corrente da Sociolinguística Laboviana (Labov, 1972), como um suporte metodológico, segundo Silva e Osório (2008), e como um aporte teórico para outros, no sentido de observar e compreender melhor o funcionamento da língua através dos fatores linguísticos e extralinguísticos que poderiam influenciar a variação do imperativo na forma indicativa e conjuntiva. Como ferramenta metodológica utilizamos o programa estatístico Goldvarb-X, com o escopo de nos auxiliar na análise quantitativa dos dados da amostra. Os resultados observados nesse trabalho de fim de curso mostram que o modo imperativo na forma conjuntiva apresenta-se de forma significativa com maior ocorrência nos enunciados de provas de língua portuguesa e empreendedorismo.
- Aplicação clínica do marcador Ca 19.9 no follow-up de doentes com carcinoma colorretalPublication . Araújo, Paulo André Viana de; Vaz, Pedro Renato Sousa da Silva; Romano, ManuelaIntrodução: O carcinoma colorretal (CCR) é uma das neoplasias mais comuns do trato gastrointestinal, sendo a quarta mais frequentemente diagnosticada e a segunda causa de morte relacionada com cancro nos Estados Unidos da América. Os marcadores tumorais são úteis na abordagem e monitorização dos doentes com neoplasia. O carcinoembryonic antigen (CEA) é o marcador tumoral mais utilizado no carcinoma colorretal e o carbohydrate antigen 19.9 (Ca 19.9) pode ser considerado um marcador adicional. Objetivo: O objetivo deste estudo foi a avaliação da relação entre os níveis séricos do Ca 19.9 e a ocorrência de metastização tumoral. Materiais e Métodos: Estudo retrospetivo e observacional de doentes com diagnóstico confirmado de carcinoma do cólon (estadio I-III), que foram submetidos a intervenção cirúrgica curativa no Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no período entre janeiro de 2012 a dezembro de 2016. O tratamento estatístico foi efetuado no software SPSS-24.0®. Resultados: Cento e vinte e um doentes, com carcinoma do cólon nos estadios I e III, foram submetidos a resseção cirúrgica curativa. A maioria dos tumores localizou-se no cólon sigmóide (40,5%). A metastização hepática foi a mais frequente (10/19 doentes). Para todos os tipos de metastização o Ca 19.9 apresentou uma acuidade semelhante ao CEA (0,800(0,674-0,925) versus 0,847(0,744-0,949)), com uma sensibilidade de 78,9% e especificidade de 75,5%. Conclusões: O Ca 19.9 pode ser usado como marcador tumoral adicional no seguimento dos doentes com carcinoma do cólon, estando associado ao desenvolvimento de metástases à distância e, por conseguinte, a pior prognóstico.
- Hypertension Prevalence in Portugal: Systematic Review and Meta-analysis of Population-based Studies on 21th CenturyPublication . Pereira, Jorge António Ribeiro; Calheiros, José Manuel Lage Campelo; Mello, Renato Gorga Bandeira deBackground: Hypertension is the leading risk factor for the global burden disease and in 2016 was associated with 10.4 million deaths for all causes. In Portugal, hypertension is the first risk factor for death and there are not studies about the trend of hypertension on 21th century. Objectives: The aim of this thesis is to conduct a systematic review of population-based studies regarding hypertension prevalence in Portugal, published between 2000 and 2018, with meta-analyses. Methods: A systematic search strategy was conducted in Pubmed using selected keywords (population-based; hypertension; prevalence; Portugal). References of known authors, Portuguese Statistics Institute, Portuguese Health Institute and articles suggested by the advisors were also included in this review. Results: Hypertension prevalence on 21th century in Portugal is 33% (95% CI: 27.6% - 38.8%, I2: 45%) and did not have significant difference between men, 35.4% (95% CI: 24.3% - 48.3%), and women, 32.9% (95% CI: 27,1% - 38,4%). In studies with physical exam hypertension prevalence is 37.1% (95% CI: 31.8% - 42.8%) although in studies with self-reported hypertension is 28.6% (95% CI: 23.6% - 34.3%). There is a statistically significant decreasing among studies with physical exam between decades (2000-2010 e 2011-2018) in age-groups <35 years of age, from 16.3% (95% CI: 12.9% - 20.5%) to 6.3% (95% CI: 5.3% - 7.6%) and =65 years of age, from 80.4% (95% CI: 76.9% - 83.5%) to 73.2% (95% CI: 69.5% - 76.6%). Conclusion: Hypertension has a high prevalence in Portugal. Self-report hypertension under-estimate the hypertension prevalence and an increasing prevalence is demonstrated with aging. However, further studies are necessary to identify the trend of hypertension on 21th, as well policies to improve evaluation, control and prevention of hypertension.
- Carcinoma Hepatocelular e Trombose da Veia PortaPublication . Gonçalves, Joana Catarina Nunes; Vaz, Pedro Renato Sousa da SilvaIntrodução: O carcinoma hepatocelular é o sexto cancro mais comum do mundo, ocorrendo predominantemente em doentes com cirrose hepática. A trombose da veia porta é uma complicação comum do carcinoma hepatocelular, estando associada a um prognóstico mais reservado. Pretendeu-se, partindo de um caso clínico, realizar uma revisão da literatura sobre as opções terapêuticas do carcinoma hepatocelular associado a trombose da veia porta. Material e Métodos: Pesquisa de artigos no motor de busca Pubmed, em língua inglesa, que incluíram uma análise de pelo menos dois dos seguintes termos: “carcinoma hepatocelular” AND “trombose da veia porta” AND “tratamento” AND “resseção cirúrgica” AND “sobrevida global”. Resultados: A análise da literatura perscrutada revelou o tratamento sistémico sob a forma de sorafenib, a terapia recomendada para doentes com carcinoma hepatocelular com trombose da veia porta. Estão descritas outras opções terapêuticas que podem ser usadas em doentes selecionados, nomeadamente a quimioembolização transarterial, a radioembolização transarterial, a resseção cirúrgica e terapias combinadas. Conclusões: Os estudos sugerem várias opções terapêuticas aplicáveis a doentes que não são candidatos cirúrgicos, incluindo sorafenib sistémico, quimioembolização transarterial e a radioembolização transarterial. A evidência atual demonstrou excelente segurança, tolerabilidade e aumento de sobrevida, nos doentes submetidos a radioembolização transarterial. No entanto, são necessários mais estudos de caráter prospetivo, aleatorizado e controlado que consubstanciem o referido.
- A constituição histórica do português de AngolaPublication . Suequel, Roque dos Reis Tito; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Vázquez Diéguez, José IgnacioO português em Angola apresenta marcas próprias, diferentes do português europeu. Essas características, segundo a gramática tradicional podem ser consideradas erros, uma vez que não correspondem ao padrão estabelecido. No entanto, essa norma europeia é incompatível com a realidade sociolinguística dos falantes porque a maioria dos angolanos é bilingue (tem o português como língua segunda). A estrutura morfossintática do português de Angola está longe do padrão europeu e é influenciada pelas línguas bantu. Muitas vezes, estes falantes fazem o uso do sistema lógico gramatical bantu para articular as frases em português, e essa particularidade do português de Angola em relação ao padrão europeu, não só ocorre em falantes bilingues ou menos escolarizados, algumas formas de desvios retratadas no capítulo V ocorrem também em falantes cultos e com escolaridade superior, inclusive os falantes angolanos que têm o português como língua materna. O cokwe interfere no português angolano; é a segunda língua mais falada depois do português em toda a região leste de Angola, realça-se que a mesma está espalhada em quase todos os cantos do território angolano. Dado que é uma língua bantu, o seu sistema lógico gramatical é semelhante às demais línguas bantu e bastante diferente das línguas românicas. Apesar de o português de Angola apresentar as suas particularidades, a comunicação com a variante do português europeu ou brasileiro é totalmente possível. A variedade específica do português carece de padronização tendo em conta as necessidades comunicativas dos falantes e do ensino em geral. Devia levar-se a cabo para acabar com a marginalização dos falantes e clarificar que não é uma variante inferior nem superior em relação as outras normas, mas uma outra variedade comunicativa (também portuguesa) que salvaguarda a cultura de um determinado povo.
- Extracting Adverse Drug Effects from User Experiences: A BaselinePublication . Abrantes, Diogo; Cordeiro, JoãoIt has been proved that pharmacovigilance benefits from the analysis and extraction of user-generated data from blogs, medical forums or other social networks, regarding adverse effect mentions or complaints that occur from taking certain drugs. Data mining, machine learning, pattern recognition, content summarization, and natural language processing techniques are often used in this field with promising results. However, there are still several difficulties concerning the extraction, as the highly domain-specific vocabulary presents a few challenges. This is mainly because patients like to use idiomatic or vernacular expressions along with descriptive symptom explanations, which tend to deviate from grammatical rules or expected terms. To address this issue, we propose a well-curated baseline. We believe that building a specific lexicon, identifying common linguistic patterns and observing certain phrasal structures is key to first understanding how a user generates contents online. From there, we can later develop sets of tailored rules that will allow data classification/extraction systems to potentially improve their efficiency at these tasks.
- Origami e Construções GeométricasPublication . Diogo, Gilson Francisco Contreiras; Pacheco, Rui Miguel Nobre MartinsOs chineses inventaram o papel e, na idade média, no Japão, começou a ser desenvolvido um conjunto de técnicas de dobragens de papel, designado por Origami. Já no século XX, estas técnicas despertaram o interesse de diversos matemáticos. H. Huzita, K. Hatori e R. Lang fixaram o sistema axiomático para as construções com dobragens. Na presente dissertação, apresenta-se este sistema axiomático e a resolução dos problemas clássicos da duplicação do cubo e da trisecção de um ângulo com Origami. Além disso, estuda-se a teoria dos números construtíveis com Origami em comparação com a teoria dos números construtíveis com régua e compasso.
- Effects of Environmental Contaminants in Inflammatory Bowel DiseasePublication . Cruz, Eduardo Manuel Silva; Pastorinho, Manuel Ramiro Dias; Sousa, Ana CatarinaIntroduction: The Inflammatory Bowel Disease is characterized by a chronic inflammation of the gastrointestinal tract and it has two important forms: Crohn’s Disease and Ulcerative Colitis. Although the pathophysiology of the disease is mostly unknown, an interaction between immune system, genetics, microbiome and environmental factors seem to be responsible for the disease onset. The role of environmental factors in the pathophysiology of this disease is reinforced if we consider the rapid growth in incidence and prevalence rates of Inflammatory Bowel Disease in areas where the incidence was low as for example Asia. However, the literature on the role of environmental factors in Inflammatory Bowel Disease is reduced and not systematized. Objectives: To study the effect of environmental contaminants on Inflammatory Bowel Disease through a systematic review of the literature. Methods: For this systematic review the methodology "Navigation Guide Method for Grading Human Evidence" was used. The research was carried out in three databases (Scopus, Web of Science, PubMed / MEDLINE). The inclusion criteria used were: research articles with original human data, clinically diagnosed Inflammatory Bowel Disease, quantification of environmental contaminants and study of the association between environmental contaminants and Inflammatory Bowel Disease. Only written articles Portuguese, English, French or Spanish were included. Results: Sixteen studies were included in this systematic review. Of these, 13 studied Inflammatory Bowel Disease in general, 2 studies included only patients with Crohn's Disease and 1 study included only patients with Ulcerative Colitis. The most studied environmental contaminants were sulphur dioxide, nitrogen dioxide, carbon monoxide, particulate matter, perfluorooctanoic acid, aluminum, iron, zinc, copper, titanium dioxide, silicates and endotoxins. We also identified different categories, 4 studies on the effects of air pollution, 3 on the intake of contaminated water, 3 on the effects of diet. Additionally, 2 studies evaluated the serum concentrations of contaminants, 1 studied the impact of exposure to house dust, 2 tried to characterize cells of patients with Inflammatory Bowel Disease and in one study colitis was induced. Overall, the quality of evidence is moderate to low, and there is inadequate evidence on the effect of environmental contaminants on Inflammatory Bowel Disease. Discussion: In this systematic review, we have identified different classes of environmental contaminants, but studies analyzing the concentration of environmental contaminants in biological matrices are rare. Given the different confounding factors that were not taken into account and the variability between studies it is difficult to draw conclusions on the real role of environmental contaminants on the onset of Inflammatory Bowel Disease or in flares. Conclusion: Based on a moderate to low level of quality, the available evidence gathered in this systematic review is insufficient to access the effects of environmental contaminants Inflammatory Bowel Disease. New epidemiological studies are necessary.
- Estratégias de Negócios InternacionaisPublication . Tortorelli, Henrique Freitas; Ferreira, João José de MatosO projeto aborda questões logísticas, mercadológicas e estratégias que fazem da empresa Amazon.com uma empresa de sucesso internacional. Este projeto irá ainda objetivar a quais setores desta empresa recebem mais investimento, tentando exemplificar e explorar pontos positivos a serem vistos e adotados por outras empresas varejistas que se assemelham a filosofia e estrutura da empresa em questão. Será destacado também a questão teórica aplicada ao marketing da empresa, e como em geral a pesquisa e inovação são colocadas a prova. O estudo também detalhará a história da Amazon.com, sua rentabilidade e sobretudo, como o marketing da empresa se mantém correto em seu direcionamento a atrai novos clientes. Também será incluído como a empresa foi evoluindo, desde seu início em 1994, até os dias atuais. Em adição, serão analisadas as tendências e inovações da empresa e como estão inseridas no mercado. Também será verificado a atuação da Amazon Go, empresa inovadora pertencente ao grupo Amazon.com e irá ser levantados aspectos sociais e economicos de sua entrada no mercado europeu, bem como em quais regiões da Europa a sua introdução no mercado seria mais precisa. Será detalhado a ideia e conceito por tras da Amazon Go, bem como sua estrategia. A metodologia passará por pesquisas em bases de dados confiáveis tendo como base publicações científicas, artigos, periódicos, revistas acadêmicas, e fontes da internet. Para tal pesquisa em bases de dados será usado artigos recém-publicados, conseguidos através biblioteca UBI e também como EBSCO-host, Scielo, Web of Knowledge, entre outros. Espera-se quantificar os valores da empresa e suas estratégias, mas sobre tudo mostrar o sucesso no marketing da empresa, bem como passar por sua filosofia, estruturação e logistica, fazendo um comparativo evidenciando que todos os setores da empresa, estão interligados de forma a evoluir principalmente em suas tecnologias. Por fim será feita uma análise atual de planos para o futuro da empresa de forma holística, embasado em planos que estão em prática, bem como entender o direcionamento futuro da empresa.
- Estudo Exploratório: O uso da Telemedicina no apoio a cuidadores de doentes com demênciaPublication . Câmara, Anabela Valente; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: A crescente incidência das demências e a sua sobrecarga para as famílias cria a necessidade de aumentar o conhecimento sobre o processo de cuidar de uma pessoa com demência na perspetiva do cuidador informal. Deste modo, surge a telemedicina que, através das modernas tecnologias de comunicação e informação poderá capacitar os cuidadores em termos de auxílio, formação e motivação. Dado que Portugal é um país com elevada prevalência de demência, com cerca de 19,9 casos por mil habitantes, e que não existem estudos que averiguem a possibilidade e necessidade de implementar ferramentas da telemedicina nos cuidadores de doentes com demências, surge o presente estudo. Objetivos: A finalidade desta investigação centra-se na construção de um questionário e na composição de um vídeo informativo promotor de cuidados adaptados a síndrome demencial e, de forma consecutiva, verificar a validade e consistência destes. A descrição sociodemográfica dos cuidadores, a caracterização do uso e acesso às tecnologias de informação e particularmente a determinação do impacto da informação audiovisual na gestão dos cuidados prestados representam objetivos intrínsecos aos resultados obtidos com a aplicação do questionário. Materiais e Métodos: A metodologia do estudo foi delineada para aplicar um inquérito a cuidadores informais de doentes com demência tendo por base a questão fundamental da dissertação. O questionário encontra-se dividido em duas partes, sendo que a segunda parte foi aplicada após a visualização de um vídeo, criado na plataforma go animate, alusivo à manifestação e evolução das demências e à adoção de conselhos práticos relativos à interação com pacientes que manifestem a síndrome demencial. Os cuidadores foram recrutados aquando da ida à consulta de neurologia do seu familiar, e após o preenchimento do consentimento informado integraram o estudo. Resultados: O inquérito foi administrado maioritariamente de forma direta. Embora não se tenham assinalado interrogações no preenchimento do questionário, aferiram-se lapsos aquando da análise dos dados. Assim, a relevância estatística do estudo é limitada, sendo que o mais importante é a identificação de perguntas-problema que justifiquem uma alteração da escrita, formato e conteúdo. Todavia, assinalou-se que todos os inquiridos aprenderam mais sobre a doença e metade assegurou ter maior facilidade ou predisposição para aceitar a doença, após a visualização do vídeo. Conclusão: Com efeito, a versão retificada do questionário contempla os objetivos da pesquisa e encontra-se válida para aplicação futura. E o vídeo é uma ferramenta útil para capacitar os cuidadores.