Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-6"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Suspeita de Glaucoma, Excesso de Convergência, Adaptação de Lentes de Contacto Hidrófilas TóricasPublication . Chaves, Joana Patrícia Rodrigues; Moura, Ana Margarida Pereira; Ferreira, Francisco Miguel Pereira BrardoEste trabalho consiste no culminar do estágio curricular integrado no Mestrado de Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior. Tem como objetivo principal apresentar e discutir três casos clínicos da área dos cuidados visuais. Suspeita de glaucoma, excesso de convergência e adaptação de lentes de contacto hidrófilas tóricas. O glaucoma é uma das principais causas de perda visual irreversível. (1) É uma neuropatia óptica degenerativa crônica na qual as células ganglionares da retina (CGR) morrem levando à perda gradual da visão. (2) A maior causa do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. A deteção precoce é importante para um melhor diagnóstico e tratamento, de modo a prevenir a cegueira. (3) Uma anomalia na visão binocular ocorre quando há um uso descoordenado dos olhos, ocorre uma dificuldade para direcionar os olhos para o mesmo ponto. O excesso de convergência é um problema binocular na prática optométrica. É uma condição que apresenta uma endoforia maior ao perto do que ao longe, e que a maioria dos sintomas estão associados com a leitura e outras tarefas ao perto. (4,5) A adaptação de lentes de contacto é cada vez mais recorrente na prática clínica. Um motivo pelo qual as lentes de contacto (LC) é o desejo da maioria dos ametropes de eliminarem a necessidade de usar óculos. As lentes de contacto hidrófilas tóricas foram concebidas para corrigirem o astigmatismo. Todo o avanço no campo das LC aumenta a relação beneficio/risco, as lentes são substituídas de um modo fácil e pratico por outras com a mesma potência ou desenho de modo a chegar ao conforto ideal para cada paciente. (6)
- Jejum e Saúde HumanaPublication . Rodrigues, Manuel Pedro Sampaio de Vasconcelos Alves; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoIntrodução: O jejum pode ser entendido como a abstinência voluntária de comida ou bebidas com conteúdo energético ou calórico por períodos que geralmente começam nas 12h e se podem estender por dias ou semanas. O jejum é praticado desde a antiguidade em que as populações por razões culturais ou religiosas abstinham-se voluntariamente de comer, como acontece no Ramadão. O jejum tem vindo gradativamente a ser recomendado para tratamento ou prevenção de várias doenças e mesmo em indivíduos com saúde que procuram um estilo de vida mais saudável. Descobertas provenientes de investigações em animais e estudos mais recentes efetuados em humanos indicam que o jejum pode providenciar estratégias eficazes para retardar o envelhecimento e aumentar a performance cognitiva. Objetivos: O objetivo desta revisão é providenciar uma visão abrangente e contextualizada do impacto do jejum no âmbito da cognição e da longevidade Métodos: Análise de artigos indexados na base de dados PubMed e Google Scholar, entre outras. Para efetuar a pesquisa utilizaram-se palavras-chave como “fasting”, “caloric restriction”, “energy restriction”, “cognition”, “longevity” e “autophagy”. Resultados: A vasta maioria artigos científicos analisados valida os benefícios do jejum na área cognitiva onde é destacado o aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e a cetogénese nas restrições calóricas mais longa, bem como o aumento da longevidade, onde os mecanismos que desencadeiam a autofagia têm papeis relevantes. Conclusão: O jejum é uma abordagem não-farmacológica promissora e parece ter efeitos benéficos no domínio cognitivo e no atraso do envelhecimento. A maior parte dos artigos científicos revistos demonstraram existir uma correlação positiva entre jejum e as duas áreas investigadas. Os efeitos positivos incluem o aumento da plasticidade cerebral, da neurogénese e da biogénese mitocondrial na cognição. A autofagia e os mecanismos que a potenciam podem ser um potencial alvo para modular a esperança de vida em animais. Ainda não existem indícios fortes para assegurar que estas inferências têm utilidade prática no nosso quotidiano, visto que são relativamente escassos os estudos em seres humanos. É relevante que a comunidade científica se continue a debruçar sobre este tema e que sejam efetuados estudos adicionais para que futuramente possamos confirmar reconhecer se os seus benefícios são realmente determinantes para a nossa espécie.
- Relatório de Estágio no Vice-Consulado de Portugal em Vigo - EspanhaPublication . Sanchez, Marta Marques; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA importância da relação entre Portugal e Espanha resulta de um conjunto de fatores, nomeadamente o processo histórico e cultural, bem como a proximidade da língua e a partilha de diversos interesses geoestratégicos. Ao longo de séculos de história os dois países partilharam interesses e demonstraram uma cooperação significativa, embora perturbada por períodos de alguma conflitualidade territorial e militar, passo ultrapassado com a delimitação de fronteiras e o reconhecimento da soberania dos dois Estados. As relações bilaterais entre os dois países têm vindo a melhorar e a dependência/interdependência económica é um fator decisivo para o estreitar das relações entre Portugal e Espanha. Face ao aumento das relações comerciais, bem como à forte presença de cidadãos portugueses em Espanha, verificou-se a necessidade de reforçar a presença diplomática neste país, nomeadamente através da criação de postos consulares sob a dependência da Embaixada de Portugal em Madrid. Neste contexto, surge o Vice-Consulado de Portugal em Vigo, na Galiza, onde decorreu o presente estágio, ao abrigo do programa “Erasmus+” e do programa de estágios do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Numa Europa marcada pela afirmação das regiões, importa analisar as relações entre o Norte de Portugal e a Galiza, constituindo este o marco de aprofundamento das relações entre os dois países e a base da presente análise.
- Inteligência emocional nos enfermeiros de saúde mental e psiquiatriaPublication . Martins, Marco Paulo da Costa; Nunes, António João SantosA inteligência emocional (IE) é considerada um assunto emergente em diferentes campos de investigação (Wong e Law, 2002). Diversos estudos realçam como a IE está positivamente associada ao bem-estar e o bom funcionamento das organizações, sendo que no âmbito da saúde é reconhecida como uma habilidade indispensável no atendimento aos doentes (Neumann et al., 2011). Este trabalho de investigação procura identificar os níveis de IE, em todas as suas dimensões, nos enfermeiros de saúde mental e psiquiatria, numa instituição portuguesa cuja missão é prestar cuidados de qualidade no âmbito da saúde mental e psiquiatria. Pretendem-se mensurar os níveis de IE considerando-se a importância das variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Utilizou-se uma metodologia quantitativa para avaliar o impacto das variáveis sociodemográficas e de contexto profissional nos níveis de IE. A recolha de dados realizou-se através da aplicação de um questionário composto por indicadores sócio demográficos e socio profissionais, com a escala Wong Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS – 2002), na versão traduzida e validada para a língua portuguesa por Rodrigues, Rebelo e Coelho. (2011). A amostra foi constituída por 225 enfermeiros que desenvolvem a sua atividade no Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Com predomínio dos sujeitos do sexo feminino (73,8%), os níveis de IE não apresentaram diferenças significativas nas variáveis género, grupo etário, estado civil, habilitações académicas, antiguidade e tipo de vínculo, embora os prestadores de serviços revelem valores médios de IE inferiores aos restantes contratados. As diferenças estatisticamente significativas observaram-se nas variáveis: funções desempenhadas, com os trabalhadores em funções de liderança a apresentarem maiores níveis de IE, e ligação institucional, com os membros da congregação religiosa a apresentarem maiores níveis de IE do que os restantes trabalhadores. Salientam-se os níveis mais elevados de IE dos trabalhadores que exercem funções de liderança quando comparados com trabalhadores que não exercem funções de responsabilidade, revelando a tendência para o exercício de funções de liderança de indivíduos com elevados níveis de IE. Também assume extrema relevância o facto dos membros da congregação revelarem maiores níveis e IE, fator não evidenciado pela teoria, provavelmente por ser novidade o estudo comparativo entre membros da instituição religiosa e membros exteriores à instituição que exercem funções de enfermagem.
- Uma leitura do espaço e sociedade nos romancesPublication . Santos, Isabel Medianeira Rodrigues dos; Manso, José Henrique RodriguesO objetivo deste trabalho é analisar duas obras literárias em contexto amazônico, A Selva, do escritor português Ferreira de Castro, e Chove nos campos de Cachoeira, do escritor brasileiro Dalcídio Jurandir. A pesquisa observou os contrastes e semelhanças das duas obras em relação ao protagonismo, à interação social e ao espaço geográfico. No primeiro capítulo, em uma breve apresentação biográfica procuramos conhecer a contextualização histórica da vida dos dois autores, assim como possíveis relações e influências literárias para ambos os escritores. Também num primeiro momento, discorremos sobre alguns textos fundadores da literatura de expressão amazônica, passando por relatos de viagem, por textos naturalistas e românticos. E, finalmente, apresentamos os romances A Selva e Chove nos campos de Cachoeira. No segundo capítulo, mostramos as configurações do território amazônico, sua expansão, fronteiras e abordagens culturais. Ainda nesse segundo momento, procuramos localizar os espaços narrados das obras dentro do contexto amazônico real. Desta forma, comparando as regiões ficcionais dos seringais e dos campos marajoaras, observarmos os protagonistas em contrastes e oposições nas paisagens e cenários narrativos, bem como detalhes no percurso narrativo. No terceiro capítulo, olhamos para os contrastes sociais das narrativas, como a representação nos núcleos familiares e públicos. Nesse último momento da pesquisa, damos atenção às questões ideológicas que eventualmente influenciaram os escritores, analisamos as relações laborais mais significativas e as limitações dos espaços sociais, damos conta da difícil relação do homem com o meio e, finalmente, estabelecemos a comparação entre a ideia de paraíso predefinido e a experiência representativa literária.