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- Relacionamento empresa-cliente na inovaçãoPublication . Silva, Sérgio Ricardo Tavares da; Madeira, Maria José AguilarA capacidade que uma empresa possui na interação com os clientes influencia o processo contínuo de inovação e, consequentemente, o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. A presente dissertação tem como objetivo analisar o relacionamento entre a empresa e o cliente, no âmbito da cocriação, com a capacidade de estimular a criação de novos produtos e serviços na ITV (indústria têxtil e de vestuário) em Portugal. Desta forma, pretende-se estudar as várias formas de co-criação existentes no relacionamento entre a empresa e o cliente, evidenciando os benefícios associados à utilização da cocriação no processo de inovação. Neste sentido, é necessário analisar de que forma o relacionamento entre a empresa e o cliente pode promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços em parceria. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram utilizados dados secundários disponibilizados pela DGEEC/MCTES (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação – CIS (2014) e CIS (2016) (Community Innovation Survey II). Como tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa com a utilização do software SPSS para o tratamento e análise dos dados. Após a análise dos dados e a obtenção de resultados, constatou-se que novos produtos e serviços podem ser desenvolvidos na indústria têxtil e de vestuário em Portugal quando os clientes desenvolvem totalmente uma oferta em parceria com a empresa. O desenvolvimento total da oferta pelo cliente para o desenvolvimento de novos produtos e serviços possui uma variável independente associada a esta medida. Tal variável está contida em modelos de análise mais significativos e robustos. Assim, os indicadores demonstraram que há maior propensão em desenvolver novos produtos e serviços ao se empregar esta forma de co-criação, comparativamente ao desenvolvimento parcial da oferta pelo utilizador. A variável independente associada a esta forma de co-criação não é significativa nos modelos mais robustos de análise. As plataformas para recolha ideias dos utilizadores, o crowdsourcing, software e produção de conteúdo não foram consideradas como meios aptos para um contributo signficativo, pelo que não possuem um contributo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços na ITV portuguesa, associando-se negativamente na promoção deste fenómeno. No período 2014-2016, a ITV portuguesa apresentou uma maior tendência para o desenvolvimento de novos produtos e serviços através do desenvolvmento total das ofertas pelos clientes. A presente investigação pretende promover a capacidade de estabelecer novas linhas orientadoras para o fenómeno da inovação no setor têxtil e vestuário de Portugal, bem como ampliar a base de conhecimentos relacionados com a ITV portuguesa e à co-criação no mercado B2C para que os diversos stakeholders possam ser beneficiados.
- Espiritualidade e otimismo em doentes oncológicosPublication . Matos, Ana Rita Almeida; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daO presente trabalho teve como principal objetivo compreender a associação entre espiritualidade e otimismo em doentes oncológicos com idade igual ou superior a 18 anos. Desta forma, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) segundo o modelo PRISMA, para diminuir o risco de enviesamento dos resultados apresentados. Para tal, recorreu-se a artigos científicos disponíveis nas bases de dados Web of Science, Scopus e PubMed, publicados entre os anos de 2007 e 2021. A revisão incluiu seis estudos quantitativos que cumpriram os critérios de inclusão definidos. Existe um consenso da maioria dos autores quanto à influência da espiritualidade na doença oncológica, principalmente na qualidade de vida destes pacientes, sendo que os restantes autores defendem a necessidade de mais estudos para concluir acerca da associação. O mesmo acontece quanto ao otimismo, isto é, alguns estudos defendem a sua importância, enquanto outros postulam que esta depende da fase em que a doença se encontra. Quatro dos seis estudos analisados, demonstram uma associação positiva entre a espiritualidade e otimismo nos doentes oncológicos, nas várias fases da doença. Revelam, ainda, uma associação das variáveis a uma vivência mais positiva da doença, sendo destacada a sua importância na qualidade de vida relativa à saúde dos pacientes. Realça-se, assim, a necessidade de investir em estudos acerca da influência destas duas variáveis na adaptação à doença, e também em desenvolver mais investigação sobre a própria associação das variáveis.
- Reabilitação da Fábrica das CruzesPublication . Serra, Rafael Dias; Dias, José da Silva NevesA cidade da Covilhã tem um extenso património industrial relacionado com os lanifícios. Durante muitos anos foi o principal contributo para o desenvolvimento económico da região. Infelizmente, devido a diversos motivos, quase toda esta indústria acabou por fechar portas, deixando assim um legado de edifícios ao abandono. Consequentemente, a ausência de medidas projectuais de intervenção urbana, quer seja na componente edificada, quer na componente natural, leva a que todo este património edificado fique degradado, dando uma imagem de negligência da área perante o resto da cidade. Existem inúmeros imóveis que necessitam de reabilitação urgente, sujeitos a derrocadas iminentes, perdendo-se assim o pouco que se pode salvaguardar de um património de enorme e interessante qualidade. A Fábrica das Cruzes é a escolha de apenas uma parcela ínfima do potencial turístico, desportivo e de lazer que o vale pode oferecer com a sua reconstrução, sendo do interesse de todos os cidadãos. Este estudo pretende ser uma contribuição relevante, através da reabilitação do complexo fabril Fábrica das Cruzes, situado na ribeira da Carpinteira, na Covilhã, com o intuito de favorecer a revitalização e dinamização desta zona inerte da cidade, através da criação de uma zona de lazer e desportiva que apoie o desenvolvimento do vale. O objetivo do projeto é definir medidas projetuais de intervenção, de modo a revigorar a estrutura edificada, contribuir para a integração e valorização desta zona ribeirinha, devolvendo-a à cidade e qualificando a sua imagem urbana. Procura-se colmatar as fragilidades e exponenciar as potencialidades do local, podendo servir de auxílio para futuras intervenções.
- Eco-inovação: Fatores determinantes na adoção da eco-inovação pelas PMEs da UE-27Publication . Oliveira, Jackson Wilhy Monteiro de; Madeira, Maria José AguilarA eco-inovação consiste na produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão/negócio que é novo para a organização e que resulta, ao longo de seu ciclo de vida, em uma redução dos riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos em comparação com as alternativas comuns. Entretanto, para que as eco-inovações se desenvolvam, os drivers (fatores impulsionadores) e as barreiras enfrentadas pelas PMEs precisam ser conhecidos e investigados para que estratégias possam ser elaboradas com o intuito de facilitar o processo de adoção da eco-inovação. Neste sentido, o objetivo principal da presente investigação consiste na identificação e descrição dos principais fatores determinantes que influenciam na adoção da ecoinovação pelas PMEs da UE-27. Para alcançar o objetivo da investigação, utilizou-se os dados do Eurobarómetro nº 315 “Attitudes of European Entrepreneurs towards Eco-Innovation”, com recurso ao modelo de regressão logística, que possibilitou avaliar o conjunto de variáveis relacionadas as barreiras e drivers com maior impacto na decisão das empresas adotarem eco-inovações de produto, processo ou organizacionais. Os resultados da análise empírica revelam a falta de fundos dentro da empresa como principal barreira na adoção da eco-inovação a nível de processo e organizacional pelas PMEs da UE-27. Com relação aos fatores impulsionadores (drivers), a análise empírica mostrou que a colaboração com institutos de investigação, agências e universidades, as capacidades tecnológicas e de gestão dentro da empresa, a crescente procura de mercado de produtos ecológicos, o atual preço elevado da energia, os regulamentos existentes, incluindo as normas e consolidar ou aumentar a quota de mercado existente são os principais fatores impulsionadores que estimulam a adoção das eco-inovações nas PMEs da UE-27.
- A cultura do vinho na Beira InteriorPublication . Pereira, Adriana Pina; Oliveira, Tiago de Almada Cardoso Proença deO vinho é um produto de relevo na história da humanidade. Envolvido em simbologias e religiosidades, tornou-se fonte de inspiração para os mais variados povos, suscitando mitos e lendas. Em Portugal, a produção de vinho faz parte das raízes culturais e a vinha constitui grande parte da sua paisagem rural. O país possui regiões vinícolas reconhecidas mundialmente, como as do Dão, Douro, Alentejo e Beira Interior. Assim, o enoturismo tem vindo a conquistar uma importância crescente na economia portuguesa. O objetivo desta dissertação é contribuir para a valorização da cultura do vinho, considerando a sua influência na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património da Beira Interior, com uma proposta de arquitetura para uma adega, localizada na freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Esta região é a maior produtora de vinho da Beira Interior, de tal modo que Pinhel foi eleita Cidade do Vinho 2020/2021 pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A proposta de arquitetura da adega tende a respeitar a funcionalidade que a produção de vinho exige, incorporando novos espaços dedicados aos visitantes. O edifício proposto foi desenvolvido de forma a ter uma ligação direta com a vinha e com a paisagem, permitindo ao visitante um envolvimento com todo o processo de vinificação, desde a plantação de vinha até ao produto final, o vinho.
- O Solar dos QuesadosPublication . Esteves, Rafaela Cristina Jácome; Pedrosa, Patrícia Alexandra Dias SantosEste trabalho pretende responder à intenção apresentada pela Fundação Caixa Agrícola do Noroeste (FCAN) de reabilitar o Solar dos Quesados, uma casa senhorial setecentista da cidade de Viana do Castelo, num Museu de Arte para a mesma fundação. O edifício devoluto, desde 2009, apresenta sinais de avançado estado de degradação e a sua intervenção foi declarada como urgente por ter sido sinalizado pela saúde pública, em 2017. Na arquitetura o campo da reabilitação reveste-se de uma complexidade crescente, uma vez que para além de todas as singularidades da obra arquitetónica, são ainda enquadradas outras questões de carácter histórico, cultural e de memória. Esta dissertação apresenta uma investigação sobre as questões que surgiram na abordagem ao Solar dos Quesados e à tipologia da nova função, nomeadamente sobre o edifício e a tipologia que o carateriza, assim como sobre a tipologia de museu. Termina com uma proposta de intervenção no caso de estudo, que afere a compatibilidade entre os temas abordados e a intenção da FCAN. Assim, é apresentado o processo de reconhecimento da casa conseguido através da comparação do levantamento arquitetónico e de documentação encontrada sobre o lugar e sobre as casas senhoriais. Seguido pelo processo de compreensão da tipologia museológica, enquanto função de interesse público com requisitos e obrigações próprias. Terminando com a proposta de um pequeno museu que consiga responder às questões levantadas, e que consiga transformar o que é história e memória numa oportunidade de reinvenção.
- Paixão e Regulação emocional em estudantes universitáriosPublication . Cruz, Madalena Lopes Castanheira; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daO presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre o tipo de paixão e as estratégias de regulação emocional, em estudantes universitários. Participaram 495 estudantes do ensino superior, com idades entre 18 e 72 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário de caracterização sociodemográfica e académica, as versões portuguesas da Passion Scale e do The Behavioral Emotion Regulation Questionnaire. Os participantes foram agrupados em dois grupos: Apaixonados (n=189) e Não-Apaixonados (n= 306). Os resultados encontrados sugerem a existência de correlações significativas entre as variáveis em estudo, apresentando correlações positivas entre as estratégias mais adaptativas de Regulação Emocional (Procurar Apoio Social, Abordar Ativamente e Procurar Distração) e a Paixão Critério e a Paixão Harmoniosa, assim como correlações negativas entre as estratégias menos adaptativas de Regulação Emocional (Afastar-se e Ignorar) e os níveis de Paixão Critério e Paixão Harmoniosa. Verificaram-se, ainda, diferenças significativas ao nível da média atual no curso, com os estudantes Apaixonados a apresentam médias superiores. Em conclusão, os estudantes apaixonados mostram uma tendência para utilizar estratégias de Regulação Emocional mais adaptativas e para alcançar melhor rendimento académico.