Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-06"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Controlo de miopia através de Ortoqueratologia, Insuficiência de convergência, Suspeita de GlaucomaPublication . Dias, Carina Vanessa Martins; Morais, Alice Cristina Rodrigues Batista; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesNo âmbito da obtenção do Grau de Mestre em Optometria em Ciências da Visão pela Universidade da Beira Interior (UBI), foi realizado um estágio clínico de 6 meses, entre novembro de 2020 e maio de 2021, na ERGOVISÃO de Aveiro, inserida na clínica Dr Ergo. Na sequência do mesmo foram analisados três casos clínicos, Controlo de miopia através de Ortoqueratologia, Insuficiência de convergência e Suspeita de Glaucoma. Estes casos representam o contacto e a experiência vivida ao longo dos 6 meses de estágio. O primeiro caso clínico sobre Controlo de miopia através de Ortoqueratologia, trata-se de um paciente de 34 anos do sexo masculino que se deslocou à clínica Dr. Ergo para uma consulta de rotina em que expressou o seu desconforto com o uso de óculos ou LC durante o dia. Foi-lhe sugerida a opção de experimentar o método por Ortoqueratologia noturna, como forma alternativa aos outros métodos de correção refrativa. O segundo caso clínico, sobre Insuficiência de convergência trata-se de um paciente de 20 anos do sexo masculino, que apresentava queixas de dores de cabeça no qual se optou pela terapia visual para tratamento da disfunção vergencial detetada. Por último, o terceiro caso clínico trata-se de uma paciente do sexo feminino com 46 anos suspeita de glaucoma, evidenciada pela alteração da retinografia e um valor de PIO acima da norma, o qual foi reencaminhado para consulta da especialidade.
- Relatório de Estágio Futsal GDMata/AAUBIPublication . Pombo, Gonçalo Pinto da Cruz; Travassos, Bruno Filipe RamaRelatório de estágio sobre o trabalho realizado como treinador nos escalões de formação Juniores e Petizes onde é apresentado o que foi feito ao longo do estágio e fundamentação teórico para a aplicação destes mesmos conteúdos. Durante este estágio foi realizado um estudo teórico cujo objetivo foi analisar a utilização do guardaredes (GR) avançado e caraterizar o modo como decorrem estas ações, bem como o seu sucesso, para tal forma observados os jogos da primeira volta da 1º liga de futsal portuguesa na época 2019/2020. Foi criada um base com os dados observados tendo em conta as variáveis: o número de posses de bola, como termina a posse de bola, origem da perda de bola, a ação que procedeu à finalização, o local da finalização, como a finalização foi feita, o sistema ofensivo utilizado, o tipo de defesa utilizado e o número de passes efetuados. Foi depois usado o programa SPSS para fazer o tratamento dos resultados obtidos. Com este estudo é possível concluir-se que a situação de guardaredes avançado é uma situação de risco que pode criar um número alto de oportunidade de finalização mas também dá oportunidade da equipa que defensa alvejar a nossa baliza enquanto esta se encontra desprotegida.
- Aspetos da sintomatologia de ansiedade no desempenho do loop fonológicoPublication . Kerr, Maria Eduarda Araújo Rocha; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Nascimento, Carla Sofia Lucas do; Simões, Maria de Fátima de JesusA sintomatologia de ansiedade caracteriza-se como uma sensação desagradável, acompanhada de cefaléias, palpitações, inquietação. A memória de trabalho é um sistema de processamento e armazenamento temporário da informação, contendo quatro subcomponentes: loop fonológico, esboço visuoespacial, buffer episódico e o executivo central. Este estudo propõe identificar se a sintomatologia de ansiedade afeta no desempenho do loop fonológico entre as populações portuguesa e brasileira. Contou com 345 participantes, 236 de nacionalidade brasileira (68,4%) e 109 de nacionalidade portuguesa (31,6%). As análises revelaram que a população brasileira apresenta índices maiores de ansiedade do que a população portuguesa (MB=1,39; MP=0,92; t(334,539)=- 6,576; p< ,001). Quanto a tarefa Verbal WM Recognition Task, os participantes com o maior número de acertos eram os de nacionalidade portuguesa (M=11,74; DP= 4,7), com menos tempo na resposta (1274,37 ms) ficando à frente dos de nacionalidade brasileira (M=10,31; DP=5,2) que levavam mais tempo na resposta (1466,78 ms). A sintomatologia de ansiedade não foi um fator preditivo no desempenho do loop fonológico nessa amostra. O desempenho do loop fonológico na tarefa evidenciou que a população portuguesa obteve o maior número de acertos em menos tempo de resposta, logo a população brasileira obteve menor número de acertos levando maior tempo nas respostas, podendo estar associado ao baixo desempenho das habilidades da memória de trabalho, relacionado a deficiência na educação dos brasileiros, afetando diretamente no aprimoramento do aprendizado e desistimulando as funções fonológicas.
- Caraterização da Influência do Passe no FutsalPublication . Serôdio, Bruno Miguel Carvalho Fernandes; Travassos, Bruno Filipe RamaEste trabalho teve como objetivo a apresentação do trabalho realizado no decorrer do estágio realizado no âmbito do Futsal no GDMata/AAUBI. No decorrer do estágio tive como funções análise das equipas adversárias, criação de relatórios de Scouting e suporte ao treinador. Ao nível do trabalho de introdução à investigação, procurámos caraterizar as ações de passe no Futsal de uma seleção nacional. Para tal, foram analisados 9 jogos da seleção portuguesa em qualificações para o mundial e europeu entre 2019 e 2021. Foi utilizado o programa Breakway Futsal (Sport Performance Analytis INC; Toronto, Canada) para observação dos jogos e o software SPSS para analisar os dados obtidos pelo programa. Este estudo demonstrou que Portugal tem uma grande eficácia de passe, não significando que ter maior posse de bola implica que estejam mais perto de marcar golos/ganhar. É necessário realizar mais estudos nesta área e com amostras maiores para se tirar conclusões mais claras.
- A Evolução da Arquitetura VernacularPublication . Baptista, Vitor Hugo Morais; Lanzinha, João Carlos Gonçalves; Campos, Inês DanielAs primeiras expressões Arquitetónicas surgem a partir do momento em que o homem primitivo sente a necessidade de abandonar as cavernas e desenvolver um novo estilo de vida. Definida como “a ciência nativa da construção”, a Arquitetura Vernacular distinguese pela forma como responde às necessidades do homem atendendo a fatores como o clima, a cultura, as técnicas de construção, os materiais disponíveis e a economia local. A forma com a Arquitetura Vernacular atende a todos estes fatores faz com que a mesma se distinga das restantes vertentes Arquitetónicas, pela forma caraterística das suas construções, sempre enquadrada e integrada nos valores locais e ambientais de onde esta se insere. A sua evolução ao longo do tempo é apresentada nesta dissertação, demonstrando de que forma a mesma influencia outras Vertentes Arquitetónicas. O objetivo desta dissertação é demonstrar de que forma a Arquitetura Vernacular evoluiu ao longo dos tempos. Através de uma análise que permita explicar a sua origem, quais os seus ideais e de que forma a mesma foi trabalhada ao longo do tempo, pretende-se com esta dissertação reunir informação credível, direta e simples, que permita uma análise fluida e sequencial da evolução da Arquitetura Vernacular. Para isso, serão analisadas as diferentes caraterísticas da Arquitetura Vernacular, em especial o tipo de material de construção e a forma como ela responde aos diferentes climas a que se encontra exposta. Pretende-se compreender de que forma a mesma pode ter influenciado outros movimentos Arquitetónicos e, analisar de acordo com a evolução global, como a Arquitetura Vernacular se irá adaptar ao novo mundo tecnológico. Com esta dissertação pretende-se ainda consciencializar o mundo académico da Arquitetura para os problemas ambientais, causados pelo processo de construção e pelo uso abusivo de materiais de construção industriais, que estão a causar um impacto drástico no nosso meio ambiente.
- Jornalismo de proximidadePublication . Tchitchi, Filipe Daniel; Serra, Joaquim Mateus PauloO jornalismo é uma forma de comunicação pública nos estados onde vigora a democracia, e jornalismo de proximidade designa a forte relação que existe entre a comunidade e o jornalismo. Como elementos de uma sociedade, todos os dias esperamos ter acesso a novas informações, mas, mais importante do que serem novas, é o impacto que as mesmas vão ter nas nossas vidas. Quanto mais próximas forem, melhor, já que a preocupação que temos de saber o que acontece com o vizinho não é a mesma que temos para saber o que acontece noutros países. O Jornal do Fundão, que é um jornal regional, desde a sua fundação, tem trabalhado em prol dos cidadãos, constituindo-se como um jornal independente que visa defender causas justas, ajudando assim no desenvolvimento e na resolução dos diversos problemas desses mesmos cidadãos na região da Beira Interior. A presente dissertação busca, precisamente, estudar a forma como os habitantes da cidade do Fundão, os seus jornalistas e os seus leitores olham para o jornal. Com esse objetivo, procedemos a uma análise de uma amostra das “Cartas dos Leitores” do jornal e fizemos entrevistas a responsáveis políticos e habitantes da cidade do Fundão e a jornalistas do Jornal do Fundão. A principal conclusão a que chegámos é a de que a população do Fundão olha para o seu jornal como defensor do interesse público e a fonte mais credível de notícias sobre o que acontece na região.
- Modelação e análise dos díodos de bypass em sistemas fotovoltaicos sob condições de sombreamento parcialPublication . Morais, Francisco André Lourenço; Mariano, Silvio José Pinto Simões; Pombo, José Álvaro NunesA produção de energia elétrica é uma das maiores necessidades da sociedade atual. De todas as fontes renováveis de energia elétrica, a energia solar é aquela que apresenta uma maior margem de crescimento. Futuramente, devido ao uso massivo da energia solar, os sistemas fotovoltaicos terão de ser extremamente eficientes e otimizados. O objetivo desta dissertação consiste em preencher a lacuna existente na literatura especializada sobre o estudo elétrico-térmico dos díodos de bypass e o seu impacto nas curvas características Corrente-Tensão e Potência-Tensão. As condições de sombreamento parciais têm um forte impacto na produção de energia elétrica. Para quantificar esse impacto e analisar o efeito dos díodos de bypass foram criados dois perfis de sombreamento parcial e desenvolvido um sistema de hardware para obter os dados experimentais. Para a validação matemática dos resultados obtidos, foram utilizados os modelos matemáticos mais citados na literatura (modelo matemático a um díodo e modelo matemático a dois díodos). No entanto, devido à natureza implícita das equações matemáticas que caracterizam os respetivos modelos matemáticos, a estimação dos parâmetros fotovoltaicos é um problema complexo e multimodal. Para ultrapassar essa limitação foi desenvolvido um novo algoritmo metaheurístico inspirado em redes neuronais artificiais e no sistema nervoso humano hibridizado com mapas caóticos.
- Sintomatologia de Ansiedade: Efeito sobre o Executivo CentralPublication . Nascimento, Letícia Aparecida Botan; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Nascimento, Carla Sofia Lucas do; Simões, Maria de Fátima de JesusA Memória de trabalho é um sistema com capacidade limitada, responsável pelo armazenamento temporário e manipulação de informações durante a realização de tarefas complexas. O modelo multicomponente de memória de trabalho é proposto com subcomponentes especializados. O componente executivo central não possui capacidade de armazenamento, sendo responsável por supervisionar, controlar e coordenar os demais sistemas e é considerado um sistema atencional. Estudos revelam que as sintomatologias de ansiedade são capazes de influenciar o desempenho da memória de trabalho, de forma especifica, o componente executivo central. Esta pesquisa propôs investigar o impacto da sintomatologia de ansiedade no componente executivo central da memória de trabalho, e leva em consideração a população brasileira e portuguesa. A recolha de dados ocorreu por conveniência, através da distribuição de um link online nas redes sociais. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: questionário sociodemográfico, tarefa N-Back e questionário de sintomatologia psicopatológica (BSI – Brief Symptom Inventory). No geral, 58.40% dos participantes apresentaram níveis de sintomatologia de ansiedade acima da média considerada para população geral, sendo mais expressiva na população brasileira. Relativamente a tarefa NBack, não houve diferença significativa entre as populações. Não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis da investigação. Contudo, esses resultados indicam que a sintomatologia de ansiedade e a nacionalidade não alteraram de forma significativa o desempenho na tarefa N-Back. Em suma, as analises sugerem que não houve impacto sobre o desempenho do executivo central.