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- Envelhecimento Ativo: Proposta de Reabilitação de um Solar em uma Residência Sénior - GonçaloPublication . Gonçalves, Daniel Horta; Campos, Inês Daniel deO fenómeno do envelhecimento é um tema preponderante da sociedade. O envelhecimento da população tem vindo a aumentar consideravelmente em Portugal, não fugindo à tendência do resto do mundo. Nesta fase, o idoso torna-se mais vulnerável, tanto psicologicamente como patologicamente. É, por isso, necessário envolver os arquitetos na criação de ambientes, internos ou externos, que facilitem a interação do idoso com a natureza e com a comunidade e que conjuguem, nestas estruturas, experiências que promovam o envelhecimento ativo, como o desenvolvimento de atividades lúdicas, a prática de exercício físico adaptado e técnicas de desenvolvimento psicológico. Estes ambientes devem ser projetados de modo que o arquiteto reconheça as carências deste setor e introduza, nestas estruturas de apoio, soluções arquitetónicas acessíveis, que deem respostas às várias necessidades de cada um destes utentes, voltadas para a humanização do ambiente através de várias componentes, como a cor, os materiais, as texturas, a iluminação artificial e a iluminação natural, entre outros. Esta dissertação tem como finalidade resolver as carências existentes na freguesia e arredores da Vila de Gonçalo, pois encontra-se nestes meios do interior uma população envelhecida e estruturas de apoio insuficientes; através daa criação de uma estrutura de apoio a este grupo etário, que satisfaça as suas necessidades e da própria família e que torne o resto da vida destes utentes, o melhor possível.
- Brincar no espaço público: (Re)qualificação do Bairro das Nogueiras, TeixosoPublication . Silva, Sofia Philippi Müller; Castro, Ana Rita Martins Ochoa de; Delgado, João Paulo Fialho de Almeida PereiraO Bairro das Nogueiras está inserido na freguesia do Teixoso, no Município da Covilhã. Construído no ano de 2002, numa zona periférica da freguesia e da própria cidade, este possui um total de 134 fogos destinados à habitação social municipal. A comunidade que ali vive enfrenta diversos problemas de exclusão econômica-social e demanda a criação de espaços públicos de qualidade para o convívio coletivo. Com uma abordagem teóricoprática, esta investigação em arquitetura tem como objetivo a aplicação de uma experiência projetual relacionada ao “brincar” que visa fortalecer laços entre a comunidade do Bairro das Nogueiras. A partir do que foi estudado, essa experiência de projeto visa delinear uma base para possíveis futuras aplicações, por exemplo um projeto mais desenvolvido. Atualmente, as novas tecnologias detêm um grande peso na vida das crianças. Este fator leva com que elas permaneçam em ambientes fechados na maior parte do tempo, problema que se agravou com a pandemia do COVID-19. É bastante consensual que o brincar no espaço público é benéfico, pois favorece o desenvolvimento motor do indivíduo e a sua relação com o meio em que habita. Nessa perspectiva, pretende-se projetar um conjunto de espaços lúdicos no Bairro das Nogueiras, onde as crianças possam vivenciar e expandir a sua imaginação. Para isso, a participação das crianças, através de um laboratório realizado no local de intervenção, gerou momentos de aprendizagem, inclusão e interação entre a comunidade. Espera-se assim que a influência das crianças no desenho destes espaços possibilite um ambiente mais saudável, mais seguro e, não menos importante: concebido com o ponto de vista do utilizador.
- Promoting circular economy in EU: how to enlarge the recycling of e-waste?Publication . Silva, Inês Susana Patrício; Neves, Sónia Cristina Almeida; Marques, António Manuel CardosoEvolving from a linear economy to a Circular Economy is crucial to reducing environmental pressure. This transition is particularly relevant in the Electrical and Electronic Equipment (EEE) industry. The waste from EEE, known as e-waste, is the fastest-generation waste stream, and improper disposal causes severe environmental problems. The recycling of e-waste is a solution to deal with the growing amounts of ewaste and thus, reduce the dependence of this sector on primary raw materials and increase the use of secondary raw materials. Therefore, this paper aims to analyze the drivers and barriers to e-waste recycling, considering the economic, social, and environmental factors. To achieve this, yearly data from 2010 to 2018 for a panel of 20 European Union countries were analyzed employing a Generalized Method of Moments Arellano-Bond. The main findings suggest that the population's age distribution is significant in explaining the recycling rates of the countries. The elderly and young people negatively affect e-waste recycling, which could indicate their reluctance to change their unsustainable behavior. Thus, policies focusing on the elderly are needed to make them aware of the advantages and importance of recycling and improve their access to recycling facilities. Additionally, Gross Domestic Product has a negative impact on recycling, indicating that countries with higher economic growth may have an overconsumption problem, leading to replacement of equipment when it is still perfectly functional.
- A utilização dos couros na moda e alternativas sustentáveisPublication . Silva, Inês Ferreira da; Grando, Rafaela NoroPara este relatório, escolhi como tema de investigação a utilização dos couros na moda e as suas alternativas sustentáveis, demonstrando como é que este material começou a ser usado, e como é que, de uma necessidade, passou a ser um item de luxo nos guardaroupas da sociedade atual. Com esta pesquisa, pretende-se questionar se o uso do couro animal na moda é ou não desnecessários, conseguindo apresentar materiais de origem biológica, que prometem ter as mesmas características, aproveitando os recursos da natureza. Como objetivo, apresentar as especificidades de cada um destes materiais, expondo todo o processo, desde o nascimento do animal, até à utilização da sua pele num produto de moda, fazendo com que o seu uso seja questionado. Este objetivo será posto em prática no estágio curricular realizado na empresa Conceição Rosa Pereira & CA, LDA, tendo encontrado algumas dificuldades acerca da escolha dos materiais. Esta experiência esteve muito ligada ao design do calçado da marca, mas também ao contacto com fornecedores, à organização de eventos de moda, bem como da sua própria campanha. Como resultado, irá ser apresentado um projeto em forma de coleção cápsula, que foi desenvolvido a fim de atender o público da marca por conceção projetual por materiais sustentáveis, como as novas alternativas ao couro e revisão de material sobrante de coleções passadas.
- A Assessoria de Comunicação e a Moda Sustentável: Estudo comparativo das redes sociais das marcas Vintage For A Cause, Lemon Jelly e MelissaPublication . Silva, Francisca Rita Almeida; Elias, Herlander AlvesA comunicação é a base fundamental pela qual a humanidade desenvolve a todos os níveis, é algo que está intrínseco no nosso ser. Com o surgimento de organizações, e marcas, os indivíduos encarregues por essas mesmas procuram desenvolver maneiras de comunicação de forma a alcançarem o maior número de pessoas, de modo que estas procurem os seus produtos ou serviços. No entanto existem organizações, neste caso no mercado da moda, que fabricam os seus produtos de maneiras prejudiciais ao ambiente. Isto acontece porque estas peças de vestuário são vendidas a preços acessíveis o que leva às pessoas a comprarem com frequência. Contudo, existe uma parte da população que sofre as consequências deste consumo descontrolado. Porém atualmente, existem organizações, e pessoas, que procuram ativamente combater este fenómeno através da compra de artigos, neste caso de roupa, de forma a não acelerar esses problemas ambientais e sociais. Por esse motivo e outros motivos, as marcas estão atualmente a atravessar por um período de ajustamento interno relativamente aos seus métodos de produção, de forma a diminuir a sua pegada ambiental. Nesse sentido é necessário comunicar ao público sobre estas mudanças internas, é aqui que os profissionais de comunicação entram. Estes profissionais têm de criar e manter planos de comunicação que destaquem não só os valores da marca, mas também a visão sustentável da marca. Durante o estágio desenvolvido na Companhia Das Soluções, a estagiária desenvolveu a investigação de como as marcas sustentáveis, nomeadamente Lemon Jelly, Vintage For A Cause e Melissa (todas marcas clientes da agência), comunicam nas redes sociais, de forma a analisar se os métodos são semelhantes.