Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Construção Visual das Relações Internacionais: A Significação do Médio Oriente através de Filmes e VideojogosPublication . Torres, Idálio José da Silva; Terrenas, João David MalaguetaA dimensão visual e a cultural popular são hoje reconhecidas como fatores essenciais para compreender a construção social da política internacional. Filmes, fotografias ou videojogos são por isso tidos como objetos importantes no estudo das Relações Internacionais, levando ao que alguns autores apelidaram de uma “viragem visual” na disciplina. Esta dissertação inspira-se nesta literatura e visa contribuir para ela. Através de uma análise comparativa de caracter qualitativo, apoiada na ideia de retórica processual de Ian Bogost e inspirada pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da geopolítica crítica e popular, esta dissertação tem como objetivo compreender a construção social do Médio Oriente no contexto da Guerra ao Terrorismo através da análise e comparação de quatro filmes e quatro videojogos. Em ambos os casos, os objetos de estudo foram selecionados devido à sua disseminação global. Através da análise realizada, verificamos que em todas as obras visuais estudadas o Médio Oriente é sistematicamente retratado como um espaço pobre, anárquico, desolado, onde os seus residentes são vistos como perigosos, e a ameaça terrorista pode emergir a qualquer momento.
- Evolução das Relações Diplomáticas de Portugal e Coreia do Sul: o papel da diplomacia culturaPublication . Bernardo, Diana Sofia Pereira; Mota, Joana Sá Ricarte Alvarenga Pinheiro da; Terrenas, João David MalaguetaEste relatório visa explorar a evolução histórica das relações diplomáticas entre Portugal e a Coreia do Sul, com foco em questões culturais e, mais especificamente, na importância e potencial da diplomacia cultural para o estabelecimento e sustentação de relações bilaterais entre países. Através de um estágio curricular realizado na Embaixada de Portugal na Coreia do Sul entre Janeiro e Abril de 2024, pretendeu-se investigar como é que as relações bilaterais entre os dois países se têm desenvolvido e de que forma Portugal tem explorado as novas formas de interação com a Coreia a partir da viragem cultural que levou o país a se posicionar como um grande exportador de modos de vida, cultura e, sobretudo, género musical. Um dos seus objetivos é preencher uma lacuna existente na literatura académica sobre as relações entre Portugal e Coreia do Sul na perspetiva diplomática, que são pouco exploradas. Assim, esta investigação pretende responder às seguintes questões: de que forma se têm desenvolvido as relações entre Portugal e a Coreia do Sul e como é que o bilateralismo assente na diplomacia cultural possibilita o estabelecimento e manutenção de laços entre os países? Argumenta-se que as relações entre os dois países têm sido pautadas sobretudo pela dimensão da diplomacia cultural, e que este conceito nos permite uma compreensão mais profunda do investimento em termos de política externa em relações de cooperação bilateral com países cuja importância estratégica ao nível económico e militar é reduzida, permitindo, portanto, explicar o estabelecimento de laços duradouros de amizade entre Portugal e a Coreia do Sul, a despeito da ausência evidente de interesses materiais. A história das relações entre Portugal e a Coreia do Sul já ultrapassa os 400 anos, tendo somente 63 anos de relações diplomáticas oficiais.
- A Política Externa Americana para o Sudeste AsiáticoPublication . Pinto, Ricardo Jorge Azevedo; Silva, Jorge Manuel Tavares daA política externa dos Estados Unidos da América é abrangente, é um tipo de política externa com influência à escala global, facto natural tendo em conta o estatuto dos EUA como uma superpotência. Sabemos que, ao longo das últimas décadas, os EUA estiveram envolvidos em várias regiões do globo para assegurar os seus interesses, como por exemplo o Médio Oriente e várias regiões africanas. No entanto, a região do Sudeste Asiático ainda não é frequente nem consistentemente associada com os padrões de interesses dos EUA, interesses esses principalmente de natureza política e económica. Este trabalho visa melhorar a compreensão da política externa americana na sua orientação em relação ao Sudeste Asiático, e o seu modo de inserção específico nesta região. Espera-se alcançar este objetivo através da análise dos mandatos de quatro presidentes americanos e da natureza da política externa americana como desenvolvida e aplicada por cada um destes chefes de estado. Esta tese abrangerá assim o período temporal compreendido entre os mandatos dos presidentes George W. Bush e Joe Biden, de forma a fornecer uma resposta para a questão-problema delineada como base para a presente dissertação: “Quais foram as principais mudanças na política externa americana em relação ao Sudeste Asiático desde a presidência de George W. Bush até Joe Biden?”. A região do Sudeste Asiático será neste trabalho tratada de maneira geral, sendo que os únicos casos em que países específicos serão mencionados consistirão em exemplos ilustrativos de certos pontos-chave da estrutura desta tese, exemplos esses constituídos maioritariamente por enumerações de estados ou regiões incluídas em certas categorias relevantes e bem definidas (por exemplo, os estados aliados dos EUA na região, entre outros). A importância do Sudeste Asiático tem aumentado cada vez mais, e esta relevância crescente tem-se manifestado em múltiplas iniciativas fomentadas por cada novo presidente eleito nos Estados Unidos da América, iniciativas essas orientadas no sentido de aumentar a influência americana nesta região, bem como de contrabalançar a ascensão de outros estados e potências rivais no enquadramento político da mesma, como por exemplo a China, que cada vez mais se tem revelado como o principal responsável por constringir a política externa dos EUA no Sudeste Asiático. Devido à crescente relevância global desta região, efetuar-se-á uma correlação entre os objetivos da política externa americana e a forma segundo a qual o Sudeste Asiático tem desempenhado o seu papel na atração de atenção geopolítica por parte dos EUA.
