FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- A Língua Portuguesa na Educação Pré-EscolarPublication . Félix, Maria Teresa Gadanho de Oliveira e; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosPerceber e mostrar as perceções e práticas do ensino da Língua Portuguesa na educação pré-escolar, a partir da questão formulada a um pequeno número de educadores de infância, em exercício de funções, constitui o cerne do presente estudo. Partindo de um guião de entrevista desenvolvido e aplicado, foi nossa vontade compreender os percursos seguidos por diferentes profissionais da educação pré-escolar ao nível das conceções e práticas de cada um com a Língua Portuguesa, situando-se, portanto, esta investigação no âmbito do estudo de caso qualitativo. O complexo desenvolvimento da criança compreende interações que assumem uma importância significativa no âmbito do progresso cognitivo-linguístico e a aprendizagem da língua materna faz parte do desenvolvimento da criança e o seu sucesso encontra-se ligado à postura intencional dos educadores, porquanto estimulam a emergência de comportamentos falantes, a partir da criação de ambientes educativos em que a linguagem tem um papel significativo. Debruça-se este estudo sobre o papel da Educação Pré-Escolar nas proficiências da Língua Portuguesa, através da análise e interpretação das entrevistas, baseando-nos em estudos e orientações curriculares, consideradas essenciais para este nível de educação, sobre o papel da educação de infância e os modelos educativos que norteiam a sua planificação em relação ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Procuramos abordar a educação pré-escolar e a sua importante evolução ao longo das últimas décadas, o perfil dos educadores, quanto à formação recebida na área da língua portuguesa, conhecer a sua praxis enquanto promotores da língua portuguesa, perceber as conceções e organização dos espaços e materiais utilizados nas atividades direcionadas para o desenvolvimento da língua portuguesa, relacionando estes aspetos com os procedimentos de trabalho assentes no ensino da língua na educação pré-escolar. Quanto às conclusões, observámos que os educadores promovem um leque diversificado de atividades no âmbito da linguagem, baseadas em conceções legais, e que os seus esforços vão no sentido da seleção de atividades globalizantes que valorizem as áreas de conteúdo, identificadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, e que a área básica da expressão e da comunicação recai de forma transversal sobre o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem, numa dicotomia de ensino-aprendizagem. Constatámos, ainda, que vivendo nós numa sociedade em que a literacia é vital, a linguagem é uma ferramenta de trabalho essencial no quotidiano do jardim de infância e a criança suporta o seu saber com perguntas e respostas em interação com os outros e com o meio onde se encontra inserida, de onde ressalta a importância da metacognição que é convocada pelos educadores, bem como a sua preocupação no sentido de desenvolver a consciência metalinguística das crianças. Será de destacar a perceção aqui indicada sobre os procedimentos com a linguagem em crianças de idade pré-escolar, em espaço interativo e num contexto educativo que propicie práticas orientadas para a sua apropriação. A circunstância e as práticas pedagógicas fomentadas na sala de aula determinam a relação que as crianças estabelecem com a Língua Portuguesa, com a palavra – pela oralidade, pela leitura, pela escrita.