FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Vicente, Andrea Sofia Evangelista Ferreira Monteiro de Carvalho; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Paiva, Francisco Tiago Antunes de; Pereira, José Manuel AlmeidaO relatório agora apresentado, elaborado no contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se num primeiro momento, à investigação teórica sobre o tema da Educação pela Arquitectura e, num segundo momento, à prática de ensino supervisionada. Esta última realizada no ano lectivo de 2013/2014, na Escola Secundária Campos Melo, na disciplina de Desenho A do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, e na disciplina de Educação Visual, integra ainda as actividades de serviço educativo Laboratório Urbano Pela Arte - LUPA, levadas a cabo na cidade de Castelo Branco e que se relacionam com o tema de investigação. A hipótese que formulamos é: se a Arquitectura articula campos epistemológicos aparentemente divergentes, talvez se possa constituir enquanto veículo, enquanto estrutura e enquanto campo de exploração, no processo ontológico de construção de sentido sobre o real. Poderia a arquitectura, enquanto arte, assumir o papel educativo que agora lhe incumbimos, da construção material do real, para a construção integral do eu? Este relatório estrutura-se em quatro partes, nomeadamente: Conceitos, Tese, Práxis e Síntese. Na parte II - Tese, fazemos o enquadramento histórico, através de análises diacrónica e sincrónica. Em seguida, centramo-nos na relação entre experiência e educação e na definição dos princípios que definem uma experiência enquanto educativa. Aferimos a especificidade da experiência estética e o seu carácter educativo. E descrevemos a experiência em Arquitectura e a sua especificidade enquanto experiência estética e educativa. Em seguida, procuramos convergências entre os valores da educação contemporânea e a educação pela arquitectura. E sistematizamos e definimos os fundamentos da práxis de arquitectura. Na parte III - práxis, apresentamos projectos exploratórios de Educação pela Arquitectura, e iniciamos a reflexão crítica da nossa práxis. Por último, na parte IV sintetizamos o que aprendemos e identificamos questões por resolver.