FE - DEM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FE - DEM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Subject "5s"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da Metodologia SMED numa Empresa de Fabrico de ColchõesPublication . Albuquerque, Ana Catarina Moita; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaNum mercado cada vez mais competitivo, torna-se imperativo implementar metodologias que permitam identificar todas as atividades que não acrescentam valor, no sentido da otimização e melhoria dos processos produtivos. A filosofia Lean permite dar resposta a estas necessidades das empresas, porque se apoia em diversas ferramentas que permitem analisar, detetar e tomar medidas que possibilitam a eliminação dos desperdícios, contribuindo para a redução dos custos e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. O trabalho desenvolvido nesta dissertação consistiu na aplicação e desenvolvimento da metodologia SMED assim como, a aplicação das ferramentas 5S, Standardized Work, Visual Management, com o intuito de otimizar o processo de setup, diminuindo o tempo e os desperdícios em acolchoadoras de tampos de colchões, na empresa Novaqui. S.A. Através da aplicação dos conceitos e metodologia usada foi possível reduzir os tempos de setup para metade, na ordem dos 50% a 60%. Verificando-se, portanto que através da aplicação de ferramentas Lean, é possíveis melhorias significativas e eliminar desperdícios, tornando assim a empresa mais competitiva.
- Aplicação de Ferramentas Lean na Indústria de ConfeçõesPublication . Mendes, Mariana Marques; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de Miranda; Quaresma, Ricardo Jorge SantosAo longo das últimas décadas, a competitividade entre setores aumentou, forçando as empresas a adaptarem-se rapidamente aos novos modelos de produção. Desta forma, existe a necessidade de as empresas investirem na eficiência dos processos. Assim, os produtores, incluindo a indústria de confeções de vestuário, estão cada vez mais interessados em adotar a produção Lean, face aos seus benefícios, nomeadamente a eliminação de desperdícios e aumento da produtividade. O objetivo principal do Estágio consistiu na otimização de uma linha de produção, nomeadamente na secção de corte e termocolagem, através da implementação de ferramentas Lean, de modo a tornar mais eficiente o sistema de produção de uma indústria de confeção de vestuário masculino. Assim, o Relatório de Estágio serve como demonstração da aplicabilidade das ferramentas Lean propostas. Para alcançar este objetivo realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as temáticas em estudo. Através dos 5 porquês e Gemba Walks, foram identificadas ineficiências na linha de produção, nomeadamente a falta de material para completar o trabalho e as deslocações desnecessárias resultantes desse défice de material. De seguida, formularam-se as propostas de melhoria, que assentaram essencialmente no 5S e no Sistema Kanban. Tendo em conta a necessidade de priorizar outras atividades, no decorrer do estágio, os resultados obtidos são uma simulação do que se poderia alcançar se as propostas de melhoria fossem todas implementadas. Os resultados obtidos através da simulação foram positivos: o aumento de eficiência foi 48% no posto com o processo mais moroso, o que permitiria obter um acréscimo de produção de 102 casacos diariamente. Estes resultados iriam traduzir-se numa poupança de 1.346.295,90 euros anualmente. Desta forma, conclui-se que a implementação das ferramentas Lean na indústria de confeção de vestuário pode ser benéfica para as empresas. Como proposta de trabalhos futuros, recomenda-se incluir relatórios da qualidade, monitorização da capacidade produtiva em utilização e a continuação do desenvolvimento da ferramenta 5S.
- A Implementação do 5s na Indústria Cerâmica: Um Desafio para PMEs com Recursos Limitados e Processos TradicionaisPublication . Koltonyuk, Oksana; Morais, Flávio Daniel CorreiaA crescente competitividade global exige que as empresas adotem estratégias inovadoras para se manterem eficazes no mercado. A inovação desempenha um papel fundamental na competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), acabando por serem obrigadas a adotar metodologias que contribuam para a otimização do lucro, como é o caso da filosofia Lean. Embora a pesquisa sobre a filosofia Lean na indústria esteja em crescimento, a sua aplicação específica em PMEs, especialmente na indústria cerâmica, ainda carece de análise suficiente. Isto levanta preocupações entre os empresários, que podem hesitar em implementar esta filosofia em empresas de menor dimensão, especialmente quando a estabilidade não é garantida. O objetivo geral deste estudo é contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento mais estruturado sobre o tema, visando melhorar a gestão eficaz das implementações na prática. Além disso, pretende-se estimular o interesse contínuo da comunidade académica no assunto, enriquecendo o campo científico. Mais concretamente, objetiva-se a implementação de um dos pilares da filosofia Lean: o 5S, reconhecido pela sua eficácia imediata na redução do desperdício. Todavia, a literatura também aponta para o desafio da sustentabilidade destas práticas de gestão, especialmente em PMEs, devido às dificuldades percebidas quanto à utilidade e modo de implementação. A familiarização com a filosofia Lean está fortemente relacionada com a sua aplicação efetiva. A metodologia utilizada prende-se com a realização de uma revisão ampla da literatura, que permitiu compreender os princípios fundamentais dos 5S e da filosofia Lean. Além disso, em colaboração com a ARCH Valadares, uma PME da indústria cerâmica, foi possível implementar os 5S em duas secções distintas da empresa e analisar os resultados. Apesar dos desafios, como a resistência dos trabalhadores, muitos dos quais com décadas de experiência na empresa, foram alcançados benefícios significativos tanto para a empresa quanto para os funcionários. Estes incluíram a recuperação do investimento a curto prazo, melhorias nas condições de trabalho e uma cultura organizacional mais positiva e saudável.
- Otimização de Fluxos Produtivos e Gestão Logística- Análise de Tempos e Métodos: Caso de Estudo - Sociedade Agrícola Quinta de LamaçaisPublication . Proença, Ana Beatriz Pena; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaAs organizações de produtores de hortofrutícolas, e em particular, aquelas sediadas na região da Beira Interior, que lidam com frutas endógenas extremamente perecíveis, como por exemplo o pêssego, têm uma necessidade acrescida de otimizarem os fluxos e processos produtivos. O principal intento é garantirem, antes de mais a segurança alimentar, mas também de assegurar melhorias ao nível da gestão do armazenamento em frio e da distribuição dos produtos no Agribusiness. Nesta dissertação são usadas técnicas de otimização para providenciar melhorias nos fluxos produtivos e na gestão do armazenamento em frio e distribuição através de ferramentas Lean, aplicadas a um caso de estudo: Sociedade Agrícola da Quinta de Lamaçais. Visa a análise de estratégias que permitam melhorar os fluxos produtivos, layouts, tempo e métodos. As implementações de técnicas de melhoria destacam-se pela acessibilidade e redução de custos. A revisão bibliográfica permitiu identificar as ferramentas Lean de otimização dos processos e fluxos em organizações de produtos, cadeia de distribuição de produtos hortofrutícolas, a aplicar ao caso de estudo. Assim, foram usadas as ferramentas 5S, o Kaizen e o Value Stream Mapping. Posteriormente, foi desenvolvida a metodologia a utilizar para a aplicação destas ferramentas de otimização. A aplicação das ferramentas permitiu reduzir o tempo de ciclo em 4,37 minutos e o lead time em 7,1 minutos de todo o processo. A aplicação das ferramentas Lean permitiu reduzir, ou até mesmo eliminar, desperdícios, ao longo de todo o processo, reduzir as movimentações desnecessárias, adaptar o layout e maximizar o espaço de trabalho, nivelar stocks, assim como um maior envolvimento do fornecedor, tendo em vista a melhoria contínua.
- Otimização do Processo de Desenvolvimento de Produto Através da Aplicação de Ferramentas LeanPublication . Barroso, Martina Batista; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaA competitividade existente na indústria têxtil obriga a uma capacidade produtiva, que permita responder às necessidades de um mercado muito específico, onde é necessário produzir cada vez mais com menos recursos. Tendo em conta os problemas económicos resultantes do contexto atual, é necessário que as empresas apostem na melhoria dos processos produtivos para que consigam reduzir custos através de uma cultura de melhoria contínua e orientação para o cliente, de forma a permanecerem relevantes no mercado. O Lean Manufacturing apresenta-se como uma abordagem que permite aumentar a eficiência das empresas, melhorar as condições de trabalho, fomentar o bom funcionamento de uma empresa, assim como a reduzir os desperdícios e o consumo de recursos naturais. Esta dissertação tem como objetivo introduzir melhorias nos processos de desenvolvimento de produto recorrendo à implementação de ferramentas do Lean Manufacturing, de forma a atender às necessidades do departamento em estudo. Para tal foi elaborada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo onde foram analisadas as principais ferramentas Lean, que poderiam ser aplicadas ao sector. Na etapa seguinte, procedeu-se à recolha de dados sobre o departamento, de modo a caracterizar a situação atual e analisar os processos com potencial para serem otimizados. Por fim, foram propostas as melhorias que se adequam ao departamento e que poderão trazer benefícios aos processos. Como resultado, devido às melhorias implementadas, foi possível aperfeiçoar os processos do departamento através de uma redução de desperdícios, da criação de um ambiente mais limpo e de tarefas mais ágeis, tornando assim a empresa mais competitiva no mercado. Para o futuro propõe-se alargar a implementação das ferramentas Lean aos restantes departamentos para estender os benefícios a todos os processos e trabalhadores da empresa.