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- Enoturismo em Portugal: Análise às suas práticas sustentáveisPublication . Nave, Ana Cláudia Pinto; Paço, Arminda Maria Finisterra doConsiderando o contributo relevante do enoturismo para o desenvolvimento económico nacional e para a divulgação do património regional, bem como, a importância que a sustentabilidade tem para este setor de atividade, as empresas têm vindo a estabelecer um conjunto de metas e objetivos que visam o desenvolvimento sustentável. Esta tese tem como objetivo geral analisar as práticas sustentáveis nas empresas do setor do enoturismo de diversas regiões demarcadas. Mais especificamente pretende-se: identificar quais são as práticas sustentáveis mais relevantes que as empresas do setor de enoturismo estão a implementar; verificar quais são as pressões internas e pressões externas relacionadas com a implementação de práticas sustentáveis; identificar quais são os benefícios relacionados com a implementação de práticas sustentáveis; identificar quais são as barreiras à implementação de práticas sustentáveis; verificar se as empresas com certificação apresentam uma maior predisposição para a implementação de práticas sustentáveis; verificar se o número de colaboradores influencia a implementação de práticas sustentáveis; e por último verificar se o volume de negócios tem influência na implementação de práticas sustentáveis. De forma a responder aos objetivos estipulados, primeiramente, efetuou-se uma revisão da literatura visando temáticas como a sustentabilidade e o enoturismo, isto é, é definido o conceito de sustentabilidade e é feita a apresentação dos modelos de sustentabilidade, bem como, a identificação das três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e económica). De seguida, são mencionadas as pressões (que se dividem em pressões externas e pressões internas), barreiras, benefícios e são descritas as normas de certificação em âmbito nacional e internacional. Ainda, é apresentado o conceito, características e contexto do enoturismo no Mundo e em Portugal. Posteriormente procedeu-se à recolha dos dados entre os meses de abril e maio de 2019, através da aplicação de inquéritos por questionário (em formato online), sendo que, a amostra final abrangeu 103 empresas do setor do enoturismo. Esta etapa corresponde à fase I do estudo (investigação quantitativa). Os resultados obtidos permitem confirmar que a implementação de práticas sustentáveis é influenciada por pressões (externas e internas); as barreiras afetam a relação entre pressões e implementação de práticas sustentáveis e que a implementação de práticas sustentáveis está positivamente associada à conquista de múltiplos benefícios. Contudo, os resultados não permitem confirmar que as empresas que são certificadas apresentam uma maior predisposição para a implementação de práticas sustentáveis, que quanto maior for o número de colaboradores, maior será o grau de implementação de práticas sustentáveis e que quanto maior for o volume de negócios, maior será o grau de implementação de práticas sustentáveis. Para uma melhor compreensão de alguns aspetos, que no questionário não foi possível aferir de modo aprofundado, optou-se por explorar alguns tópicos de investigação. Assim, um conjunto de questões de investigação foi definido. Desta forma, entre os meses de fevereiro e maio de 2020 procedeu-se à realização de entrevistas a nove empresas, cujos entrevistados são membros de administração/direção das empresas. Esta etapa corresponde à fase II do estudo (investigação qualitativa). Com base na análise de conteúdo constatou-se que as empresas implementam várias práticas sustentáveis, sendo a certificação considerada um aspeto bastante valorizado; foram ainda identificados os benefícios percecionados e os desafios para o futuro. Espera-se que a presente investigação possa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e da prática da sustentabilidade no setor do enoturismo.
- Voluntariado empresarial: motivação e práticasPublication . Nave, Ana Cláudia Pinto; Paço, Arminda Maria Finisterra doA sociedade vive tempos críticos devido ao facto de grande parte da humanidade ter esquecido ou desvalorizado determinados valores sociais e humanitários (Martinelli, 1992). Contudo, tem-se verificado uma gradual preocupação no que respeita à responsabilidade social e ao espírito de entreajuda na sociedade civil e no mundo empresarial. O presente estudo tem como principal objetivo a descoberta e entendimento das motivações e de outros fatores como a satisfação, felicidade e bem-estar, que levam à participação e desenvolvimento de ações de voluntariado no âmbito empresarial. Para alcançar o objetivo proposto, a presente investigação contou com a colaboração do grupo Galp Energia para o desenvolvimento do estudo de caso sobre o seu programa de voluntariado ‘Galp Voluntária’ e para a recolha dos dados, através da aplicação de um questionário aos funcionários que colaboram no programa de voluntariado da empresa. O questionário foi elaborado em versão digital e colocado na intranet da empresa desde o mês de novembro de 2011 até janeiro de 2012. As motivações e o grau de satisfação e felicidade dos inquiridos do estudo foram mensurados através de várias escalas: a primeira foi desenvolvida por Clary et al. (1998), a escala VFI (Volunteer Functions Inventory); a segunda, a escala SHRM (Satisfaction with Human Resource Management), foi adaptada de Jiménez, Fuertes e Abad (2009) e de Silverberg, Marshall e Ellis (2001); por último, foi usada a SHS (Subjective Happiness Scale) desenvolvida por Lyubomirsky e Lepper (1997). Para alcançar o objetivo definido procedeu-se a uma extensa revisão da literatura de modo a tomar conhecimento da situação real do voluntariado empresarial no contexto nacional e com base na revisão de literatura, procedeu-se ao desenvolvimento do método de recolha de dados e à elaboração de um conjunto de hipóteses que foram posteriormente testadas. Com base nos resultados obtidos no questionário, concluiu-se que existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores motivacionais Compreensão e Proteção para os voluntários do género feminino e masculino; da mesma forma, quando comparadas as motivações dos voluntários mais jovens em relação aos mais maduros, os fatores motivacionais Compreensão e Proteção, também apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Concluiu-se, ainda, que a experiência de voluntariado se revelou satisfatória em todos os aspetos para os voluntários e, por último, não se verificou que a satisfação com o programa de voluntariado estivesse positivamente relacionada com o sentimento de felicidade dos voluntários.
