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- Conhecimento e Competências de Liderança como Elemento Diferenciador na Carreira dos Treinadores de FutebolPublication . Neto, Lourival Vianna da Silva; Miragaia, Dina Alexandra Marques; Godoy, Sergio José IbáñezA liderança tem sido apontada como um fator determinante para melhorar o desempenho das equipas e organizações. Face ao exposto, o presente estudo visa analisar o conhecimento e competências de liderança como elemento diferenciador na carreira dos treinadores de futebol. Num primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de identificar a investigação desenvolvida nas últimas décadas, em torno do tema da liderança no futebol, procurando identificar em que tipo de stakeholders (internos e/ou externos) esta temática foi investigada. Também foi importante indicar as abordagens que têm sido utilizadas no estudo da liderança (clusters temáticos), bem como as sugestões para futuras investigações sobre o tema. Através de uma análise de conteúdo, foram distinguidos quatro clusters: Comportamento, Desempenho, Estilo e Formação. Os resultados sugerem que o tema da liderança no futebol deveria ser mais desenvolvido no cluster da Formação, particularmente entre os treinadores. Foi possível apurar que a componente de formação tem vindo a receber destaque neste contexto desportivo, devido à sua importância no desenvolvimento e intervenção dos treinadores. Neste sentido, analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, particularmente em relação ao conhecimento e competências de liderança adquiridos pelos respetivos treinadores, é um dos pontos chave desta investigação. Deste modo, com o objetivo de analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, no conhecimento e competências de liderança dos respetivos treinadores, foi utilizado um questionário com 32 itens divididos em 4 dimensões (competências de gestão/supervisão, liderança organizacional, domínio pessoal, e gestão de recursos), e utilizado um modelo de equações estruturais através do método estatístico utilizado em análise de dados (SEM-PLS) para a validação das hipóteses. A amostra incluiu 211 treinadores de futebol portugueses, habilitados para o desempenho desta atividade, independente do nível. Foi possível apurar que reconhecem que existe uma necessidade de formação mais aprofundada no âmbito da liderança, mostrando a sua consciência sobre a importância para o desenvolvimento profissional e contínuo sobre este tema. Adicionalmente, ficou evidenciado que a inteligência emocional é uma das competências necessárias e fundamentais para um desempenho de excelência e para a qual deverá existir um reforço formativo. Deste modo, foi analisado se a idade e a experiência dos treinadores de futebol têm impacto na autoperceção da sua inteligência emocional, bem como analisado o impacto que esta tem nas suas competências de liderança. Para este efeito, foi utilizado um questionário composto por um total de 30 itens divididos em 4 fatores (bem-estar, autocontrolo, emocionalidade e sociabilidade). Os resultados obtidos indicam que a idade apresenta impactos estatisticamente significativos na inteligência emocional, particularmente nas dimensões bem-estar, emocionalidade e sociabilidade, porém não foi encontrado impacto significativo no fator autocontrolo. Estes resultados demonstram que os processos de recrutamento de treinadores para os diversos escalões competitivos ou de formação, deve ter este elemento em consideração. Neste sentido, foi verificado que um dos intervenientes diretos neste processo de desenvolvimento de conhecimentos e competências dos treinadores, são os formadores que fazem parte do contexto de formação oficial. Deste modo, a necessidade de se compreender a perceção dos formadores UEFA sobre a relevância e o papel do conhecimento e das competências de liderança no futebol é fundamental para melhorar a qualidade do desenvolvimento de treinadores. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas a 11 formadores dos cursos oficiais de futebol de Portugal, responsáveis pela lecionação do tópico liderança incluído da estrutura curricular da disciplina de Psicologia Aplicada ao Futebol. Os dados foram analisados através do software NVivo, onde foram observadas três dimensões da liderança: conhecimento, formação e competências. Os resultados destacaram a necessidade de os treinadores desenvolverem habilidades de comunicação eficazes, capacidade de tomada de decisão sob pressão e habilidades interpessoais para liderar equipas de futebol de forma eficiente. Sugerem ainda que existem diversas lacunas a serem preenchidas, sendo que uma delas é a falta de conhecimento teórico por parte dos treinadores. Face ao exposto, o presente trabalho de investigação contribui para reforçar importância de se integrarem skills de liderança nos processos formativos, sejam eles direcionados para os treinadores, atletas ou dirigentes. Para além disso, o estudo indica a necessidade de uma reflexão sobre o conteúdo e estrutura pedagógica do processo formativo dos cursos oficiais de treinadores de futebol, numa perspetiva holística. Neste sentido, este estudo sugere ainda a necessidade de formação nas chamadas capacidades emocionais dos treinadores, nomeadamente por estarem diretamente ligados à formação de crianças e jovens. É também importante destacar que as organizações responsáveis pela formação de treinadores, podem utilizar estas informações para reavaliar e atualizar seus currículos, com o objetivo de garantir que os treinadores recebem uma formação adequada, em relação ao tema da liderança.
- Efeitos da aplicação de um programa de treino de resistência em circuito, seguido de destreino, no desempenho físico de Jogadores de Futebol Sub15Publication . Neto, Lourival Vianna da Silva; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos de um programa de treino de resistência em formato de circuito (TRC) durante seis semanas, seguido de um período de destreino de quatro semanas, no desempenho físico de jovens jogadores de futebol. Vinte jogadores de futebol sub15 (13,30 ± 0,47 anos; 1,63 ± 0,08 m; 52,23 ± 10,65 kg; IMC 19,49 ± 2,54; 6,25 ± 2,46 ETF) participaram no estudo. Para analisar os efeitos do TRC foram realizadas avaliações em indicadores de desempenho físico antes e após a aplicação do programa de treino, tais como: salto com contramovimento (CMJ), Bangsbo Sprints Repetidos, Illinois Agility Test, Yo-yo Intermittent Recovery Test Level 1 e Modified 300 m Shuttle Run Test. Para calcular as diferenças intra-grupos em cada variável, foi utilizada a análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas; (Tempo: Pré-treino, Pós-treino e Destreino) e complementarmente foi feita uma análise inferencial baseada na magnitude dos efeitos de forma a interpretar os efeitos práticos dos resultados obtidos. Diferenças significativas foram encontradas nos resultados após a execução do programa de treino nas seguintes variáveis: i) CMJ Best e Total Time, ii) Bangsbo Total time e Average, iii) Yoyo Distance e VO2máx, iiii) Illinois Average e Best, iiiiii) Shuttle Run Total time. O estudo permitiu concluir que a inclusão complementar do TRC em sessões de treino no futebol, parece ser um método eficaz para a melhoria da capacidade física em jovens jogadores sub15, em particular na melhoria de indicadores como a capacidade de realização de sprints repetidos, salto vertical, agilidade (capacidade de realizar mudanças de direção), capacidade anaeróbia e capacidade aeróbia.