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Matondo Chimuco, Kama Sandra

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  • Unidades de Saúde do Lubango e Escola Médica face a Gestão do Aprovisionamento
    Publication . Matondo, Kama Sandra; Almeida, Anabela Antunes de
    Angola enfrenta grandes desafios no âmbito da gestão em saúde. O reduzido número de recursos humanos qualificados, o pobre financiamento e o sistema de gestão débil, constituem alguns dos obstáculos a serem ultrapassados. A gestão de recursos materiais é uma tarefa crucial para o funcionamento das unidades de saúde, as quais devido a complexidade das suas atividades e à escassez de tais recursos podem ver comprometidas o seu desempenho na prestação de cuidados de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre Unidades de Saúde e Escola Médica face a gestão do aprovisionamento no âmbito da gestão de materiais nas Unidades de Saúde e prestação de atividades de ensino, no município do Lubango. É uma investigação qualitativa, descritiva, que se serviu de revisão bibliográfica, recolha documental, inquéritos e entrevistas para obtenção dos dados. Os resultados revelaram que as quatro Unidades de Saúde estudadas funcionam num ambiente instável, caracterizado pela falta de autonomia, irregularidade no abastecimento e carência financeira, o que compromete a qualidade dos seus serviços. De maneira geral, os responsáveis pela gestão de materiais não têm as competências necessárias, e embora se elaborem frequentemente relatórios das atividades, não são usadas ferramentas informáticas de gestão. Os gestores consideram "boa" a presença dos alunos nas Unidades de Saúde, os quais (devido a escassez de recursos humanos) contribuem como mão de obra nos diferentes serviços. Embora se considere como positiva, nenhuma das unidades de saúde tem um meio para aferir a real influência da presença dos alunos na gestão de materiais. A maioria dos alunos considera que tem tido um adequado desenvolvimento das competências esperadas pela escola médica. As Unidades de Saúde funcionam como suporte para a escola médica e esta funciona como um impulsionador de boas práticas para as Unidades de Saúde. As debilidades encontradas no Sistema Nacional de Saúde comprometem o funcionamento das unidades de saúde e também da escola médica.
  • Análise do ensino da Fisiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo
    Publication . Matondo, Kama Sandra; Neto, Isabel Maria Fernandes
    O ensino da disciplina de Fisiologia não é igual em todo mundo, mas a sua complexidade e dificuldade são comumente constatadas pelos alunos, os quais reconhecem a sua importância para as suas carreiras futuras. O objetivo geral desta dissertação é analisar o ensino da Fisiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, o que contribui para perceber se as competências que devem ser desenvolvidas na disciplina a fim de cooperar para a formação do perfil do futuro médico, estão patentes nos alunos que em breve estarão a exercer a profissão. Trata-se de um estudo observacional descritivo, em que foram analisados o plano curricular da disciplina, os resultados académicos dos alunos no período de 2011-2017. Foi realizado um teste de retenção de conhecimentos aos alunos do 6º ano no ano letivos de 2018. Os resultados encontrados revelaram algumas fragilidades a nível do plano curricular da disciplina. Verificou-se que há uma elevada percentagem de reprovação e, maioritariamente, os alunos que aprovam na disciplina têm notas entre 10 e 13 valores. Os alunos apresentaram uma perda de cerca de 93,2% do conhecimento obtido na disciplina de Fisiologia. O contexto educativo da Faculdade de Medicina é recente e enfrenta grandes desafios a fim de dar resposta as necessidades da comunidade. É necessário que o ensino da Fisiologia na formação do médico geral esteja centrado no aluno, desenvolvendo-se num contexto educativo que promova a integração, e que haja uma transferência efetiva dos conhecimentos da disciplina à prática clínica, contribuindo para a formação de um profissional da saúde integral e com qualidade.