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  • General Knowledge and Perception of Portuguese Children About COVID-19
    Publication . Toniolo, Bianca; Baptista, João Pedro; Ramos, Cecília; Piñeiro-Naval, Valeriano; Gradim, Anabela
    The Coronavirus pandemic (COVID-19) has not only posed a number of challenges to health systems around the world, but its effects have been devastating on economic, social and political levels. Along with the epidemiological danger of COVID-19, the expansion of disinformation about the pandemic has been a major concern of the World Health Organization (WHO 2019), including among children. Therefore, it is important to ask: what is the knowledge and perception of Portuguese children about COVID-19? Our study’s main objective is to answer this question by assessing how they perceived the epidemiological phenomenon. In order to fulfill our goal, we applied a single questionnaire to a sample of 960 children between three and 11 years old, collected between March 20 and April 21, 2020. The online survey with open-ended questions was disseminated by email through Primary and Preschools from all regions of Portugal, and through Facebook. Subsequently, we carried out a qualitative analysis of the results for which we rely on the IRAMUTEQ software. The study concluded that Portuguese children were, in general, able to identify and define the disease, assess its risk of contagion and the severity it represents for humanity; and that the majority are afraid of the consequences of COVID-19.
  • O Contributo do Repositório Digital do IPCB: As Opiniões e o Impacto da sua utilização na Investigação realizada na ESECB
    Publication . Ramos, Cecília da Conceição Reis; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
    Conhecer o contributo do Repositório Digital do IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco), as opiniões e o impacto da sua utilização na investigação realizada na ESECB (Escola Superior de Educação de Castelo Branco), foi o que deu ‘corpo’ a aprofundado estudo, com recurso à realização de entrevistas aos Coordenadores de Mestrados a decorrer na ESECB (Escola Superior de Educação de Castelo Branco), no ano letivo 2015/2016; à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado pelo «método de juízes», distribuído aos Estudantes que frequentam os referidos Mestrados em 2015/2016, na mesma instituição. Os dados, referentes aos inquéritos, foram tratados estatisticamente com recurso ao programa SPSS, versão 23.0; quanto às entrevistas, foram realizadas as análises de conteúdo com o registo de ocorrências, apurando-se as inferências relativamente a cada categoria e respetivas subcategorias. Dos dados recolhidos das entrevistas e dos questionários, é possível concluir-se que as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) são recursos indispensáveis no contexto académico, quer para fins pessoais, quer para fins profissionais, tendo o RCIPCB (Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco) sido entendido como um recurso proporcionador e facilitador de atividades I&D (Investigação e Desenvolvimento). No âmbito desta investigação, foi possível validar-se o impacto positivo da investigação realizada na ESECB (Escola Superior de Educação de Castelo Branco), bem como a importância do contributo do RCIPCB (Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco) enquanto ‘janela/montra’ de incentivo à produção científica nacional e internacional, o qual mostrou ser um recurso de grande importância para os estudantes no sentido de lhes promover contextos para a implementação de projetos de I&D (Investigação e Desenvolvimento).
  • COVID-19: As Crianças Portuguesas Estão Bem Informadas?
    Publication . Baptista, João Pedro; Toniolo, Bianca; Piñeiro-Naval, Valeriano; Ramos, Cecília; Gradim, Anabela
    A crise de saúde pública provocada pela COVID-19 tornou-se palco fértil para a desinformação. Neste trabalho, avaliamos o conhecimento das crianças portuguesas, entre os três e os onze anos, sobre a pandemia, aplicando um questionário a uma amostra de 960 crianças, expostas a um conjunto de informações enganosas e verdadeiras. O inquérito foidivulgado durante o primeiro Estado de Emergência, numa altura em que as crianças estavam em regime de ensino online. De um modo geral, as crianças identificaram as declarações verdadeiras relacionadas com a doença. Embora permeáveis à informação falsa, a maioria conseguiu reconhecê-la, acreditando muito mais na informação verdadeira. Os dados indicam, ainda, que quanto mais as crianças conseguem identificar a informação verdadeira, menos acreditam na informação falsa. O estudo também identificou que mais de 75 % dos inquiridos temem o vírus, independentemente da sua idade ou literacia relativamente ao tema.
  • Repositórios de Instituições de Ensino Superior na Produção e Comunicação de Ciência em Portugal: Políticas, Práticas e Utilização
    Publication . Ramos, Cecília da Conceição Reis; Pedrosa, Pedro Jerónimo; Rockembach, Moisés
    Com base nos princípios do Acesso Aberto, surgem os Repositórios Institucionais (RI) com a finalidade de armazenar, preservar e divulgar, gratuitamente, o acesso à produção científica. Deste modo, pode ser expandida, consultada e reutilizada, aprimorando a comunicação científica, interna e externa, de uma determinada instituição. O presente estudo pretendeu analisar a utilização dos RI dos institutos politécnicos e universidades em Portugal e, deste modo, ser um contributo relevante para a investigação, nesta área. Avaliou-se a atividade dos utilizadores, numa dinâmica de consultas e de downloads dos conteúdos dos RI, aferiram-se as práticas exercidas pelos professores e investigadores, nos diversos processos de partilha dos seus outputs científicos nos RI e verificaram-se as políticas e técnicas de comunicação instituídas, incentivando à sua utilização. O estudo foi efetivado mediante uma metodologia assente no paradigma de métodos mistos - Mixed Methods Approach – com caráter quantitativo e qualitativo, substanciada em três tipos de instrumentos de recolha de dados: a análise documental das páginas web de 28 RI, um questionário aplicado aos professores e investigadores (n=692) e entrevistas a 25 gestores e administradores dos RI, de uma amostra constituída por 13 universidades e 15 politécnicos públicos. Os resultados apurados permitiram extrair conclusões sobre a atividade dos RI nos três âmbitos. Os downloads apresentam-se em valores superiores, face ao número de consultas, em todos os RI. Os afiliados das universidades são os que atribuem mais importância aos RI. Não obstante, são estes inquiridos que publicam menos nos mesmos e os que mais desconhecem a existência da Política de Depósito Documental. Quando a conhecem, são os que mais confessam não a cumprir. São, ainda, os que mais sugerem maior divulgação e informação sobre as vertentes do RI, solicitam maior interoperabilidade e que o depósito seja responsabilidade das instituições (universidades e politécnicos). Demonstraram também estar menos familiarizados com as diversas dinâmicas do RI. Relativamente às técnicas de comunicação instituídas, concluiu-se que as iniciativas predominantes se direcionam para o público interno e que são as universidades as mais ativas. Ainda assim, assumem que essas ações foram mais intensas aquando da implementação do RI.