Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da narrativa na planificação de uma unidade didáctica, ensino e aprendizagem no 3º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Língua e a sua transversalidade de forma interdisciplinar são a base para apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da acção docente. Como é referido na Lei de Bases do Sistema Educativo o ensino da língua é valorizado como origem e alicerce de várias e múltiplas aprendizagens. Partindo da premissa que o ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvemos, de forma fundamentada e com o devido suporte legal, um trabalho susceptível de modificar práticas, através da planificação e aplicação da Unidade Didáctica “O crocodilo e o passarinho”, de Madalena Gomes. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didácticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências literárias e literácitas conducentes a aprendizagens significativas, nos nossos alunos.

Description

Keywords

Mediadores de leitura Competência literária

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License