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À Mesa da Vida. Comunidade e comensalidade em Michel Henry
dc.contributor.author | Rosa, José Maria Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T15:10:51Z | |
dc.date.available | 2016-03-24T15:10:51Z | |
dc.date.issued | 2013-12-15 | |
dc.description.abstract | Uma das mais recentes propostas de leitura dos textos bíblicos, em especial dos evangelhos, a chamada teologia narrativa, apresenta a comunidade e a comensalidade como lugares privilegiados de revelação e de relação evangélicas. Foi à mesa, durante as refeições, que Jesus proferiu algumas das suas mais significativas palavras e teve gestos absolutamente reveladores da Vida superabundante em que vivia. Foi também à mesa que operou a inversão entre uma hospitalidade formal, exterior e protocolar, de um fariseu como Simão (Lc 7, 36-50), gestos sociais exangues da vida, e a hospitalidade vital e originária das lágrimas e dos perfumes de Maria Madalena, ajoelhada aos pés dessa mesma mesa. E foi ainda à mesa – será preciso recordá-lo? – no pathos da Última Ceia, que Jesus enlaçou num único e mesmo logos de vida quer a narrativa de uma comunidade escatológica quer as realidades vitais por excelência do pão e do vinho de todos os dias: «Tomai e comei todos…; tomai e bebei todos…; fazei isto em memória de mim». É para nós significativa a comum orientação (apesar de tudo o que as separa, pois não ignoramos as críticas de Michel Henry às pretensões da Teologia Filosófica) entre «Palavras de Cristo»; e «Encarnação. Para uma Filosofia da Carne», leu ele próprio ainda mais radicalmente os evangelhos, muito em particular o evangelho de São João. M. Henry vê aí, 'in actu exercito', por antecipação e em abundância, o cumprimento da inversão da Filosofia tradicional, na sua matriz fenomenológica grega e husserliana. | pt_PT |
dc.identifier.citation | ROSA, José Maria Silva, «À Mesa da Vida. Comensalidade e Comunidade, lugares de relação em M. Henry», in Maria Cristina Pimentel, Paulo Farmhouse Alberto (eds.), Vir bonus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2013, pp. 1035-1045 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-9376-29-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/4155 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.fl.ul.pt/cec | pt_PT |
dc.subject | Michel Henry | pt_PT |
dc.subject | Teologia Narrativa | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Comensalidade | pt_PT |
dc.subject | Jesus e Madalena | pt_PT |
dc.subject | Fenomenologia da Vida | pt_PT |
dc.title | À Mesa da Vida. Comunidade e comensalidade em Michel Henry | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1045 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1035 | pt_PT |
oaire.citation.title | Vir bonus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo | pt_PT |
person.familyName | Rosa | |
person.givenName | José Maria da Silva | |
person.identifier.ciencia-id | 4E1D-CEFA-C1F9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6282-8063 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fd08c643-c47e-4f35-bb6c-313ae00dd7c9 | |
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