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Da reflexão à explicitação: um caminho, uma descoberta

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Em consonância com o disposto no decreto-lei nº 43/ 2007 de 22 de Fevereiro, “o grau de mestre é conferido através da aprovação em acto público de defesa de um relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada”, o presente trabalho decorre, por um lado, de uma vontade de partilhar angústias e alegrias próprias de um professor que se vê envolvido numa empreendedora caminhada em busca de respostas concretas e concisas perante as inúmeras dúvidas que vão irrompendo no diaa-dia do exercício das suas funções em torno do ensino da gramática e, por outro lado, a de proceder a uma reflexão séria e exaustiva sobre o processo inerente à preparação das aulas, a operacionalização da planificação, a avaliação final das aprendizagens significativas dos alunos e finalmente o desempenho pedagógico do professor. Neste contexto, o trabalho que aqui se apresenta desenvolve-se em duas partes fundamentais. A primeira é constituída por uma reflexão sobre as actividades propostas nos manuais de Língua Portuguesa e Espanhol no âmbito da gramática. Segue-se uma segunda parte que é composta pelos materiais e consequente reflexão que sustentam a prática pedagógica supervisionada, seguida de uma panóplia de anexos resultantes e da respectiva bibliografia. O relatório intitula-se “ Da reflexão à explicitação: um caminho, uma descoberta”. Esta reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos é de uma importância crucial, se quisermos amadurecer a nossa actuação como profissionais de educação e de letras. À luz dos novos programas de língua portuguesa, que entrarão em vigor já a partir do próximo ano, os conceitos de reflexão e de explicitação ganham um renovado olhar no sentido agora da valorização do ensino/aprendizagem da gramática, entendida como uma competência reflexiva, sistematizada e orientada para processos explícitos. No plano meramente pedagógico, impõe-se diariamente, por um lado, um trabalho de reflexão sobre os aspectos positivos e os aspectos a melhorar no que concerne a nossa prática docente e, por outro lado, um trabalho de explicitação do que realmente se aprendeu, às vezes a partir dos nossos próprios erros mas também daqueles cometidos pelos nossos alunos (que tanto nos ensinam…). Juntos façamos da palavra a flor, do acto o fruto e saciemos “os que aspiram a mais do que este mundo oferece: realidade em demasia e luz de fantasia”.

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Ensino de línguas

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Universidade da Beira Interior

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