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Da reflexão à explicitação: um caminho, uma descoberta
| dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
| dc.contributor.author | Barata, Natália Pires Ramos | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-02T08:59:38Z | |
| dc.date.available | 2014-07-02T08:59:38Z | |
| dc.date.issued | 2010-06 | |
| dc.description.abstract | Em consonância com o disposto no decreto-lei nº 43/ 2007 de 22 de Fevereiro, “o grau de mestre é conferido através da aprovação em acto público de defesa de um relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada”, o presente trabalho decorre, por um lado, de uma vontade de partilhar angústias e alegrias próprias de um professor que se vê envolvido numa empreendedora caminhada em busca de respostas concretas e concisas perante as inúmeras dúvidas que vão irrompendo no diaa-dia do exercício das suas funções em torno do ensino da gramática e, por outro lado, a de proceder a uma reflexão séria e exaustiva sobre o processo inerente à preparação das aulas, a operacionalização da planificação, a avaliação final das aprendizagens significativas dos alunos e finalmente o desempenho pedagógico do professor. Neste contexto, o trabalho que aqui se apresenta desenvolve-se em duas partes fundamentais. A primeira é constituída por uma reflexão sobre as actividades propostas nos manuais de Língua Portuguesa e Espanhol no âmbito da gramática. Segue-se uma segunda parte que é composta pelos materiais e consequente reflexão que sustentam a prática pedagógica supervisionada, seguida de uma panóplia de anexos resultantes e da respectiva bibliografia. O relatório intitula-se “ Da reflexão à explicitação: um caminho, uma descoberta”. Esta reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos é de uma importância crucial, se quisermos amadurecer a nossa actuação como profissionais de educação e de letras. À luz dos novos programas de língua portuguesa, que entrarão em vigor já a partir do próximo ano, os conceitos de reflexão e de explicitação ganham um renovado olhar no sentido agora da valorização do ensino/aprendizagem da gramática, entendida como uma competência reflexiva, sistematizada e orientada para processos explícitos. No plano meramente pedagógico, impõe-se diariamente, por um lado, um trabalho de reflexão sobre os aspectos positivos e os aspectos a melhorar no que concerne a nossa prática docente e, por outro lado, um trabalho de explicitação do que realmente se aprendeu, às vezes a partir dos nossos próprios erros mas também daqueles cometidos pelos nossos alunos (que tanto nos ensinam…). Juntos façamos da palavra a flor, do acto o fruto e saciemos “os que aspiram a mais do que este mundo oferece: realidade em demasia e luz de fantasia”. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1971 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Ensino de línguas | por |
| dc.title | Da reflexão à explicitação: um caminho, uma descoberta | por |
| dc.title.alternative | A gramática nos manuais escolares de língua portuguesa e espanhol | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
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