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Authors
Abstract(s)
O termo “erro ortográfico” evoluiu nos últimos anos, deixando de ser encarado
como uma falha e assumindo uma grande importância no processo de ensinoaprendizagem.
Sendo a escola um local privilegiado, compete à disciplina de Língua Portuguesa
desenvolver e aperfeiçoar as competências dos alunos.
Verificámos que o lapso (erro ortográfico) é importante para a evolução do aluno,
cabendo ao professor proporcionar momentos para a superação do erro, orientando o aluno
na construção do seu saber.
Num trabalho desenvolvido na sala de aula, pretendemos demonstrar se existe
progressão, ou não, ao nível do lapso (erro ortográfico). Para o efeito, seleccionámos dois grupos de turma, sendo um do terceiro ano de escolaridade e o outro do final do primeiro ciclo do ensino básico.
A análise de dados baseou-se sobre a interpretação dos erros evidenciados nas
produções escritas.
No decorrer da dissertação, pretendemos ainda validar a importância do ciclo de
escrita no contexto pedagógico, de modo a que os professores possam tomar consciência da importância desta visão como processo faseado, que exige um ensino explícito, onde os alunos possam ser construtores do saber.
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Keywords
Escrita - Aprendizagem Erro ortográfico
Pedagogical Context
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Publisher
Universidade da beira Interior
