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Da beleza do discurso ao discurso da acção: as raízes gregas da oratória e da retórica

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Graças ao lógos, a filosofia grega não contém apenas, por conseguinte, o elemento racional com o qual, no qual e mediante o qual pensamos; ela propicia também o horizonte perceptivo no qual a presença de alguém ou de algo, a manifestação de um facto, a ocorrência de um acontecimento, disponibilizam o seu “eidos”, i.e. o seu “recorte”, o seu “contorno figurativo”, numa palavra a sua ”forma” ou “idéia”. A noção de “forma” oferece, por conseguinte, uma chave de leitura tão válida para captar o enlace místico entre a música e a matemática em ambiente pitagórico, quanto para entender a cumplicidade performativa entre a oratória e a retórica em contexto isocrático. Neste último caso, há, com efeito, muito para aprender dos Gregos: a demanda pela forma que permite ao espírito humano apreender os contornos tanto de uma teoria filosófica como de um estilo artístico, é a mesma que confere à oratória – e mais tarde à sua suprema transfiguração epistémica na retórica – um certo design cujo poder apelativo exerce sobre nós, ainda hoje, um eficaz e irresistível fascínio.

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Keywords

Origem Grega Retórica Origem Grega Oratória Isócrates Educação Retórica - Ética Platão Retórica - Filosofia Aristóteles

Citation

Amaral, António (2018) .Da beleza do discurso ao discurso da acção: as raízes gregas da oratória e da retórica . In:. CULTUM. Excursos de Hermenêutica, Política e Religião. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 129-144

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