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Teologia Filosófica e Filosofia da Religião: uma discreta e tangível (des)continuidade na Metafísica de Aristóteles

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O esforço aristotélico por compaginar o horizonte epistemológico da enunciação do problema do movimento com o quadro fenomenológico dos atributos divinos, não acompanha o circuito hermenêutico inter-remissivo segundo o qual não basta que Deus seja explicado epistemologicamente (no caso vertente, por causa do movimento), mas é necessário que Deus se destaque como fundamento ôntico da própria possibilidade discursiva da causalidade. Nesse sentido, parece-nos relevante salientar que a concepção teológica de Aristóteles escamoteia o critério e o horizonte hermenêutico de onde extrai o atributo de “divino” com que qualifica o motor imóvel, de tal forma que tudo se conjuga, no Livro XII da Metafísica, para a constituição de uma teologia onde, em bom rigor, a primazia metafísica da substância divina depende mais de uma analítica epistemológica do movimento do que propriamente de uma fenomenologia da experiência religiosa ou da vivência do sagrado, à sombra da qual pudesse germinar e vingar uma filosofia da religião.

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Aristóteles Metafísica Teologia Religião Causalidade Movimento

Citation

Amaral, António (2018). Teologia Filosófica e Filosofia da Religião: uma discreta e tangível (des)continuidade na Metafísica de Aristóteles. In: CULTUM. Excursos de Hermenêutica, Política e Religião. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 299-312

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