Repository logo
 
Publication

Relatório final de estágio pedagógico

dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.authorAraújo, Carlos Miguel Miranda Ribeiro de
dc.date.accessioned2014-09-16T11:11:30Z
dc.date.available2014-09-16T11:11:30Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractO desporto, e a actividade física a si associada, é um dos fenómenos sociais conciliadores da estratificação de classes presentes em qualquer sociedade. Um ditado popular diz-nos que “um homem pode mudar de partido, emprego ou mesmo de mulher, mas nunca muda de Clube”. Sem querer entrar numa larga discussão sobre a pertinência desta afirmação, ela apenas deve ilustrar a importância que o desporto representa para a sociedade em geral, independentemente do seu género, do seu estrato social ou das suas crenças. Num contexto social, devemos reflectir sobre quais as implicações que o desporto tem nos indivíduos que com ele se relaciona. “Mente sã em corpo são” é uma velha afirmação para a necessidade da prática desportiva. Nas sociedades actuais, o papel do desporto ganha uma importância fundamental (inclusão social, obesidade). A educação física leccionada nas escolas é também um importantíssimo vector da educação. No processo de ensino - aprendizagem, a educação física pode contribuir para um desenvolvimento mais coerente da formação da personalidade. A tomada de riscos, decisões e espírito de equipa são uma constante na prática de qualquer modalidade desportiva e podem privilegiar a aquisição comportamentos/competências que permitam um desenvolvimento das capacidades de interacção social na criança ou adolescente. A natureza mais lúdica e a interacção que o desporto proporciona pode permitir que adquira um poder muito forte junto dos sistemas sócios – culturais. Também no mundo empresarial o desporto já é reconhecido como um instrumento de aquisição e treino de competências organizacionais que posteriormente poderão ser transferidas para o contexto de trabalho, por outras palavras o desporto é já um instrumento de coaching2. Assim, os processos de formação contínua para os seus quadros ganham cada vez mais aceitação pela comparação psicológica permitida em relação aos processos de gestão e tomada de decisões de alto risco, dando como exemplo a formação de competências organizacionais em meio outdoor e recorrendo a actividades desportivas tanto em voga nos dias de hoje. [...]
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2279
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física no 2º e 3º Ciclopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Física no 2º e 3º Ciclopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 5
No Thumbnail Available
Name:
Microsoft Word - CAPA Carlos Araújo.pdf
Size:
31.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Microsoft Word - Agradecimentos e Resumo Carlos Araújo.pdf
Size:
22.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Microsoft Word - Indice Relatório de Estágio Carlos Araújo.pdf
Size:
30.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Microsoft Word - Relatório de Estágio _Carlos Araújo.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Microsoft Word - ANEXOS relatório de estágio.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: