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Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste

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O início de uma relação formal entre estudos de género e cinema situa-se historicamente na década de 70, quando uma segunda vaga de movimentos feministas denuncia as desigualdades iniciadas na esfera privada com repercussão na esfera pública (“o pessoal é político” seria um dos slogans mais pronunciados, à época). No contexto referido, diversas cineastas e pesquisadoras de estudos fílmicos procuram aplicar os princípios à sua área de estudo. Se o cinema constituía um meio de comunicação de massas, a forma como suportava a manutenção de determinados preconceitos e estereótipos representava um mecanismo de repressão da identidade feminina.
The beginning of a formal relationship between gender studies and cinema is located historically in the 70’s, when a second wave of feminist movements denouncing inequalities initiated in the private sphere, impacting the public sphere (“the personal is political” would be one of more pronounced slogans at the time). In that context, several female filmmakers and researchers of film studies seek to apply the principles to their field of study. If the film was a means of mass communication, the way it supported the maintenance of certain prejudices and stereotypes represented a mechanism of repression of female identity.
El comienzo de una relación formal entre los estudios de género y el cine se encuentra historicamente en los años 70, cuando una segunda ola de los movimientos feministas denuncia las desigualdades iniciadas en la esfera privada, afectando la esfera pública (“La gente es política” sería uno de los lemas más pronunciados en el momento). En este contexto, varios cineastas e investigadores de los estudios fílmicos tratan de aplicar los principios para su área de estudio. Si el cine era un medio de comunicación masiva, la manera cómo apoyaba el mantenimiento de ciertos prejuicios y estereotipos representaba un mecanismo de represión de la identidad femenina.

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Keywords

Estereótipo Voyeurismo Espectador Identificação Hollywood

Citation

Pereira, Ana Catarina (2014) Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil. Ano 3, número 5. Julho/Dezembro 2014. ISSN: 2446-6190.

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Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil.

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