Publication
Relatório de estágio realizado na instituição Psicofoz
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Ema Patrícia de Lima | |
| dc.contributor.author | Serrario, Marília Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2014-11-03T18:17:26Z | |
| dc.date.available | 2014-11-03T18:17:26Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.date.submitted | 2009 | |
| dc.description.abstract | No âmbito do currículo do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Mestre em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior, no ano lectivo 2008/09, o presente relatório circunscreve a experiência de estágio em Psicologia aquando da Licenciatura pela Universidade Internacional da Figueira da Foz, que decorreu no ano lectivo de 2003/04 no Centro de Intervenção Psicopedagógica Psicofoz. Para além disso, ilustra as aquisições essenciais ao nível da formação académica, nomeadamente na aplicação de conhecimentos e no treino de competências nos domínios da investigação, avaliação e intervenção psicológicas. Para cumprimento dos objectivos mencionados, no primeiro capítulo apresentamos uma breve caracterização da instituição onde decorreu o estágio e do seu modo de funcionamento, de forma a melhor enquadrar o trabalho desenvolvido pelos serviços de Psicologia neste contexto particular, contextualizando a função do psicólogo na instituição em causa e suas principais atribuições, atendendo a alguns parâmetros previstos no enquadramento do registo do Psicólogo Europeu, Europsy. No segundo capítulo, salientamos as diversas actividades concretizadas ao longo do estágio no que se reporta à avaliação e intervenção psicológicas, as quais procurámos fundamentar sempre, e, ainda outras experiências profissionais relevantes na área da avaliação e intervenção psicológicas. No terceiro capítulo, apresentamos o projecto de investigação desenvolvido no espaço institucional onde decorreram as sessões de intervenção ao nível da prevenção primária, sendo o objectivo principal verificar qual a relação entre a ansiedade, o locus de controlo e o rendimento escolar. Em relação a este estudo, postulamos duas hipóteses: H1-a ansiedade está associada a baixo rendimento escolar e H2- a externalidade do locus de controlo está associada a rendimento escolar mais baixo. Na nossa amostra a relação entre o “rendimento actual” e as variáveis de locus de controlo internalidade, externalidade, valência positiva interna e valência positiva externa é oposta à esperada pela nossa hipótese e quanto ao não termos encontrado qualquer relação entre a ansiedade e o rendimento actual, pode dever-se ao acto da ansiedade nos alunos da amostra não ser elevada. O último capítulo reflecte uma síntese crítica do estágio na sua generalidade. Algumas das críticas que apontamos remetem, sobretudo, para a limitação de avaliação e intervenção em alguns casos (hiperactividade, dislexia), a impossibilidade de autonomia no que se refere à implementação de novas estratégias de intervenção, o impedimento de concretização de sessões de ludoterapia (objectivo não alcançado). | por |
| dc.description.abstract | Under curriculum of studies leading to obtain the degree of Master of Psychology, by University of Beira Interior, in academic year 2008/09, in this report we describe the experience of training in psychology at the International University of Figueira da Foz, held in the academic year 2003/04 at the Centre for Intervention Psychopedagogic Psicofoz. In addition, the acquisition illustrates the basic level of education, particularly in the application of knowledge and training skills in research, assessment and psychological intervention. To fulfil the objectives mentioned in the first chapter we present a brief description of the institution where the internship took place and their mode of operation in order to better support the work of the departments of psychology in this particular context, contextualizing the role of psychologist in the institution concerned and its main tasks, given some guidelines set in the framework of the European Psychologist registered, Europsy. In the second chapter, highlighted the various activities implemented over the stage in which it refers to the psychological assessment and intervention, which always tried to support, and other relevant professional experience in the field of psychological assessment and intervention. In the third chapter, we present the research project developed in the institutional space in which the sessions of intervention at the level of primary prevention, with the main objective verify the relationship between anxiety, the locus of control and academic achievement. For this study, we postulate two hypotheses: H1- the anxiety is associated with low academic achievement performance and H2- externality of locus of control is associated with lower academic achievement. In our sample the relationship between the academic achievement and the variables of locus of control internality, externality, positive valence internal and external positive valence is opposite to the expected by our hypothesis and, as not having found no relationship between anxiety and current income may be due to the measure of anxiety in students of the sample is not high. The final chapter reflects a synthesis of the critical stage in general. Some critics point out that reference, especially for the limitation of assessment and intervention in some cases (hyperactivity, dyslexia), the impossibility of autonomy as regards the implementation of new strategies of intervention, the prevention of delivery of “ludoterapia” sessions (objective not achieved). | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2551 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Avaliação psicológica | por |
| dc.subject | Prevenção primária | por |
| dc.title | Relatório de estágio realizado na instituição Psicofoz | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Psicologia | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia | por |
Files
Original bundle
1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
- Name:
- Capa, Registo, Agradecimentos, Resumo, Abstract - Marília Serrario.pdf
- Size:
- 29.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- Índice - Marília Serrario.pdf
- Size:
- 14.74 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório em texto - Marília Serrario.pdf
- Size:
- 2.88 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
