Repository logo
 
Publication

O educador de infância como promotor de uma educação para a cidadania democrática: perfil de competências

dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorRomano, Raquel Jorge Beato
dc.date.accessioned2014-12-02T15:06:21Z
dc.date.available2014-12-02T15:06:21Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractsociedade actual é caracterizada por uma enorme diversidade e complexidade, exigindo-se mais do que nunca, cidadãos interessados, activos, críticos, coerentes, responsáveis e conscientes da necessidade do exercício da sua função social. O jardim-de-infância, enquanto instância de socialização, desempenha um papel preponderante na educação dos seres humanos e na formação de cidadãos competentes. As funções do Educador de Infância, enquanto agente social, exigem a aquisição de novas/diferentes competências tendo em vista a formação de seres preparados para o exercício da cidadania no século XXI. É, pois, urgente definir um perfil de competências necessárias ao Educador de Infância enquanto promotor de uma educação para a cidadania democrática. Entre estas destacamos como mais importantes: ser observador, criativo, confiante, comunicador, justo, companheiro, respeitador, solidário, autêntico e, acima de tudo, reflexivo pois esta competência possibilita uma maior eficácia pedagógica.por
dc.description.abstractToday‟s society is characterized by an immense diversity and complexity that requires, more than ever, a concerned, active, critical, consistent and responsible citizenship The Kindergarten plays a major role in the socialization and the education of human beings to become competent citizens. The functions of the educator as a social worker demands the acquisition of new/different skills in order to form persons prepared for the exercise of citizenship in the twenty-first century. It is urgent to define an educator‟ skills profile required as a promoter of education for democratic citizenship. Among these skills we highlight the following ones: be observant, creative, confident, communicator, fair, friend, respectful, supportive, authentic and, above all, reflective, because this skill enables a more effective teaching.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2738
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectCompetência profissionalpor
dc.titleO educador de infância como promotor de uma educação para a cidadania democrática: perfil de competênciaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Social e Comunitáriapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Social e Comunitáriapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
448.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: