Publication
O educador de infância como promotor de uma educação para a cidadania democrática: perfil de competências
| dc.contributor.advisor | Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Romano, Raquel Jorge Beato | |
| dc.date.accessioned | 2014-12-02T15:06:21Z | |
| dc.date.available | 2014-12-02T15:06:21Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.date.submitted | 2011 | |
| dc.description.abstract | sociedade actual é caracterizada por uma enorme diversidade e complexidade, exigindo-se mais do que nunca, cidadãos interessados, activos, críticos, coerentes, responsáveis e conscientes da necessidade do exercício da sua função social. O jardim-de-infância, enquanto instância de socialização, desempenha um papel preponderante na educação dos seres humanos e na formação de cidadãos competentes. As funções do Educador de Infância, enquanto agente social, exigem a aquisição de novas/diferentes competências tendo em vista a formação de seres preparados para o exercício da cidadania no século XXI. É, pois, urgente definir um perfil de competências necessárias ao Educador de Infância enquanto promotor de uma educação para a cidadania democrática. Entre estas destacamos como mais importantes: ser observador, criativo, confiante, comunicador, justo, companheiro, respeitador, solidário, autêntico e, acima de tudo, reflexivo pois esta competência possibilita uma maior eficácia pedagógica. | por |
| dc.description.abstract | Today‟s society is characterized by an immense diversity and complexity that requires, more than ever, a concerned, active, critical, consistent and responsible citizenship The Kindergarten plays a major role in the socialization and the education of human beings to become competent citizens. The functions of the educator as a social worker demands the acquisition of new/different skills in order to form persons prepared for the exercise of citizenship in the twenty-first century. It is urgent to define an educator‟ skills profile required as a promoter of education for democratic citizenship. Among these skills we highlight the following ones: be observant, creative, confident, communicator, fair, friend, respectful, supportive, authentic and, above all, reflective, because this skill enables a more effective teaching. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2738 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Educação pré-escolar | por |
| dc.subject | Competência profissional | por |
| dc.title | O educador de infância como promotor de uma educação para a cidadania democrática: perfil de competências | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Educação Social e Comunitária | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Social e Comunitária | por |
