Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2014_chapter_gonçalves.fidalgo.pdf884.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo propõe uma análise da comunicação organizacional desde o paradigma teórico das “relações públicas simétricas”. Através da apresentação das teorias das relações públicas de inspiração habermasiana, que colocam em evidência os processos dialógicos de comunicação, centrais à construção de consensos, procura-se demonstrar como a comunicação promovida pelas relações públicas se pode fundamentar no diálogo e na co-criação de significados partilhados entre a organização e os seus diversos públicos. Com esta visão das relações públicas contribui-se para a reflexão sobre a forma como as organizações estabelecem uma identidade socialmente responsável através da comunicação, mesmo em situações de conflito.

Description

Keywords

Relações Públicas Habermas Intercompreensão Diálogo

Citation

Fidalgo, António & Gonçalves, Gisela (2014) O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidade, in M. Marchiori (org.), Cultura e interacção. Faces da cultura e da comunicação organizacional (pp. 137-150), vol. 5. Editora Senac: Rio de Janeiro: ISBN: 9788578081638

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Senac

CC License