Departamento de Ciências do Desporto
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências do Desporto by advisor "Aguiar, Marco Veríssimo Dias"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de InclusãoPublication . Oliveira, Francisca Dias; Aguiar, Marco Veríssimo DiasCapítulo 1 Este capítulo é uma síntese do que aconteceu em todo o Estágio no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Todo este percurso foi orientado e supervisionado pelo professor António Belo. O estágio pedagógico teve como objetivo aplicar todos o conhecimento adquirido no 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e no 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) sendo aplicado todo o conhecimento adquirido teórico e prático adquiridas nas respetivas formações aplicando-os em situação escolar. No início do relatório é efetuada uma contextualização e objetivos do Agrupamento, seguidamente serão descritos os métodos utilizados, as atividades que foram desenvolvidas, tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. Ao longo do estágio pedagógico existiu colaboração de dois colegas estagiários e da direção de turma do 11ºCT2, que ambas as partes cooperaram de modo a alcançar o sucesso. A modalidade de futsal ficou ao nosso encargo, do núcleo de estágio no âmbito do desporto escolar em que em baixo descreverei mais pormenorizadamente as tarefas que foram realizadas, os jogos e treinos. Na parte final deste capítulo terá uma reflexão do estágio de forma generalizada em que abordarei os aspetos positivos e negativos e o poderia ter melhorado durante o meu percurso no estágio curricular. Capítulo 2 O tema do estudo do trabalho de Investigação é “Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de ensino de comando e inclusão”. Objetivo do estudo foi perceber de que forma os diferentes estilos de ensino podiam melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física. Deste modo adotamos 2 estilos de ensino diferentes o estilo de ensino de comando e o de inclusão, de maneira a comparar as primeiras avaliações das modalidades de basquetebol e voleibol com as últimas avaliações realizadas para perceber que tipo de metodologia poderá ser mais “eficaz” Nesta investigação participaram 24 alunos, 11ºCT2 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma foi divida em três grupos: o grupo de controlo (G1) o grupo inclusão (G2) e o grupo comando (G3). Para a comparação dos dados seria comparado a nota inicial dos alunos nas modalidades em estudo e a nota final.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Neves, João Carlos Gonçalves das; Aguiar, Marco Veríssimo DiasA presente dissertação visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano curricular de estágio. Este trabalho foi elaborado nas instituições Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, no qual serão apresentadas e explicadas algumas atividades e abordagens que se tiveram ao longo do ano. De modo mais específico, a primeira parte demonstra uma contextualização da entidade acolhedora, tal como a intervenção que se teve ao longo do ano letivo. Essa intervenção mostra quais foram os conteúdos abordados nas modalidades, bem como foram lecionados. Além disso, também são descritos o trabalho e a relação desenvolvida com a comunidade escolar, tal como o acompanhamento na direção de turma. Já em relação à segunda parte, o trabalho de investigação tem o intuito de comparar os resultados dos testes do FITescola® entre alunos de géneros diferentes, tendo em vista perceber se existem diferenças significativas entre eles. No presente estudo foram só utilizados os resultados do 1º período (devido à pandemia não foi possível recolher dados do 2º e 3º períodos), tirando assim como conclusão que o género masculino apresenta melhores resultados no teste de vaivém, abdominais, extensões de braços e de impulsão horizontal, enquanto que género feminino apresenta melhores resultados no teste de senta e alcança.
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Dias; Aguiar, Marco Veríssimo DiasCapítulo 1 O primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico, tem como objetivo descrever e refletir o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão ao longo do ano letivo de 2019/2020. O objetivo principal deste estágio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O documento apresenta a descrição da planificação, lecionação, estratégias de intervenção desenvolvidas e reflexão da lecionação a uma turma de 10º ano e outra do 5º ano de escolaridade. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Lecionação. Capítulo 2 A falta de métodos de treino nas aulas de Educação Física é um problema atual, pois é nelas que a maior parte dos alunos pratica alguma atividade física regularmente sendo fundamental para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico. Este estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do método de treino de “Cross Training” influência a melhoria da aptidão física dos alunos nos testes do FitEscola. A amostra foi constituída por 22 alunos do 10º ano foi submetida ao método de treino “Cross Training” durante 9 semanas. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que a turma apresentou melhorias em todos os de testes realizados, salientando-se os resultados no Vaivém, abdominais, e flexões de braços com P=0,05. Após a análise dos resultados foi possível de verificar que o Cross Training melhora a aptidão física dos jovens no contexto escolar, revelando-se eficaz a sua aplicação.
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento Escolas do FundãoPublication . Jerónimo, Ricardo Contreiras; Aguiar, Marco Veríssimo DiasO relatório de estágio é realizado com o objetivo de demonstrar e refletir todo o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão no presente ano letivo 2019/2020. O objetivo principal deste Estágio foi verificar os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Ensino de Educação Física, para considerar-se apto para a lecionação de aulas de educação física até ao 12ºano de escolaridade. Este relatório apresenta, todos os documentos relativos à descrição da planificação, lecionação e estratégias de intervenção de ensino inseridos numa turma 11º ano do ensino secundário e numa turma 6º ano de escolaridade. O projeto de investigação, estudo incidindo na turma do ensino secundário, aplicou-se o método de treino Tabata, para verificar a evolução da aptidão física dos alunos na bateria de testes FitEscola.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Chambel, Bernardo Miguel Silva Estrela; Aguiar, Marco Veríssimo DiasO presente relatório permite apresentar o trabalho realizado ao longo do ano curricular de estágio, o qual consiste na conclusão da formação de habilitação profissional para o desempenho de funções enquanto Professor de Educação Física no Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo principal refere-se à reflexão crítica sobre o percurso formativo, enquadrando os processos, desempenhos e desafios que se encontram subjacentes. O documento encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, designada de Intervenção Pedagógica, relata reflexivamente o percurso de estágio realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã. Além da contextualização dos locais de estágio, é apresentada a intervenção realizada em contexto de aula, bem como a participação na escola e a relação com a comunidade. A segunda parte, designada de Investigação e Inovação Pedagógica, incide no estudo dos motivos que assumem maior e menor importância para a prática, e não prática, de Desporto Escolar, em função das variáveis: género, local de residência e ano de escolaridade. Para tal foi aplicada uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra total de 237 alunos pertencentes à Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. As principais conclusões do estudo denotaram a presença de motivações intrínsecas para a prática de Desporto Escolar, existindo diferenças significativas quanto ao local de residência dos alunos. Sobre as motivações para a não prática de Desporto Escolar conclui-se a existência de um conflito de interesses entre a prática desportiva e a realização de outras atividades, como os estudos académicos. Denotou-se, também, a existência de diferenças significativas quanto ao local de residência e ano de escolaridade dos alunos.