Departamento de Matemática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Matemática by advisor "Bento, Sandra Margarida Pinho da Cruz"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-BiéPublication . Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzEste estudo qualitativo explorou o potencial das atividades de base cultural no ensino e aprendizagem do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente às curvas cónicas. Foram seguidas duas abordagens: a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística (EMR). O contexto sócio-cultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola, mais especificamente, o contexto educativo da Escola superior Pedagógica do Bié. Objetivou-se em extrair ideias matemáticas de atividades culturais em algumas aldeias tradicionais do município do Cuito, para auferir uma proposta pedagógica de intervenção na cadeira de Geometria Analítica. Este estudo tem o seu enquadramento teórico na concepção histórico-cultural de Vigostsky com base às potencialidades que brindam as duas abordagens escolhidas. A investigação foi encaminhada para dar resposta a seguinte questão: Qual é o potencial das ideias geométricas associadas com as atividades culturais do município do Cuito no ensino da Geometria Analítica?
- A Etnomatemática como proposta pedagógica para o ensino da Matemática em Timor-LestePublication . Batista, Ana Filipa Morujo; Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzNo presente trabalho usa-se a abordagem da Etnomatemática para enquadrar teoricamente uma proposta de ação pedagógica para o ensino da Matemática em Timor-Leste. Partindo de uma reflexão sobre a experiência no território, na formação inicial e contínua de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no período 2012-2014, organiza-se a documentação recolhida e produzida nessa época relativa a atividades pedagógicas realizadas no âmbito da formação, mas com potencial de desenvolvimento e aplicação ao ensino da Matemática nos níveis do 3º Ciclo e Secundário. Para finalizar, apresentam-se algumas propostas de novas atividades enquadradas nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário em vigor em Timor-Leste, que reflitam as preocupações de contextualização cultural e geográfica e o respeito pelos saberes adquiridos e integrados dos alunos a que se dirigem, aspetos fundamentais na abordagem Etnomatemática do ensino.
- Geometria analítica no plano pensar e ensinar GeometriaPublication . Tomé, Regina Maria da Silva; Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzNos capítulos dedicados ao trabalho científico, dada a importância da proatividade do professor no ensino da Matemática, apresenta-se um olhar pela forma como o pensamento algébrico e o pensamento geométrico são desenvolvidos. É feita uma incursão pela história da Geometria, passando pela Geometria Euclidiana e detalhando o objetivo e conceitos fundamentais da Geometria Analítica. Inclui-se a resolução de alguns problemas que mostram a aplicação destes conceitos. Faz-se também referência a alguns pontos relativos ao Seminário I e Seminário II que evidenciam a arte de fazer Matemática e a simbiose entre a Álgebra e a Geometria. No capítulo destinado à Prática de Ensino Supervisionado, apresenta-se uma descrição do Estágio Pedagógico, com indicação das principais atividades extracurriculares desenvolvidas, seminários e cursos de formação frequentados e incluem-se as planificações de seis aulas subordinadas aos temas: Equações, Circunferência, Trigonometria do Triângulo Retângulo do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico - 9ºano e Introdução ao Cálculo Diferencial II e Trigonometria e Números Complexos do Programa de Matemática A do 12º ano, para os Cursos Científico- Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Sócioeconómicas.
- Números Reais Números Irracionais e suas aproximaçõesPublication . Feijão, Manuel Teodoro Agostinho; Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzNa parte científica deste relatório efetuamos o estudo dos números reais e de alguns métodos para obter boas aproximações racionais para os números irracionais. Para tal efetuamos algumas experiências envolvendo números irracionais. [...]
- Trigonometria passado, presente e futuroPublication . Martins, Maria Cristina Fernandes; Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzEste trabalho encontra-se dividido em duas partes: pesquisa científica e prática de ensino supervisionada. No trabalho científico fez-se uma investigação sobre os povos que contribuíram para a descoberta e evolução da trigonometria. Recorda-se a terminologia, o conceito de círculo trigonométrico e a transição das razões trigonométricas para as funções trigonométricas. Com o desenvolvimento da trigonometria surgiram identidades trigonométricas fundamentais neste ramo da matemática, e que hoje são imprescindíveis em várias outras áreas. Identidades que serão enunciadas e demonstradas neste trabalho, nomeadamente, o teorema de Ptolomeu, fórmula fundamental da trigonometria, fórmulas do seno e cosseno da soma e da diferença, lei dos senos e dos cossenos. É feita uma contextualização do ensino da trigonometria no ensino básico e secundário e são ainda apresentados dois exemplos da aplicabilidade da trigonometria que foram objeto de pesquisa nas disciplinas de Seminário de Investigação Matemática. A encerrar esta parte é feita uma análise de uma nova abordagem sobre a trigonometria, chamada de Trigonometria Racional. Relativamente à prática de ensino supervisionada é feita uma descrição sumária do que foi realizado no estágio pedagógico. É apresentado um conjunto de 6 planificações que correspondem a aulas lecionadas, no 9º e 12º ano de escolaridade.