FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Alexandre, Rodrigo Sequeira Naré Nabais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portuguesesPublication . Alexandre, Rodrigo Sequeira Naré Nabais; Alves, Ana Sofia RuivoEste documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, que faz parte do 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O objetivo é demonstrar a prática de ensino supervisionada, que foi realizada, durante o ano letivo de 2023/2024, na Escola Secundária Amato Lusitano. O Relatório de Estágio está dividido em dois capítulos. O primeiro, intitulado “Intervenção Pedagógica”, tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido com os diferentes ciclos de ensino; relatar as atividades realizadas ao longo do ano letivo; descrever a participação no Desporto Escolar; evidenciar o trabalho de assessoria à Direção de Turma e demonstrar a integração do Professor Estagiário com os membros da comunidade escolar. O segundo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, onde se pretende expor o Projeto de Investigação elaborado durante o ano e que teve como propósito avaliar o Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portugueses. O estudo contou com a participação de quarenta e nove estudantes do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária Amato Lusitano. Para este estudo, foi utilizado um programa de treino ao longo de um período de 8 semanas. Como forma de comparar as classificações dos alunos, foram utilizadas as classificações finais dos participantes nas disciplinas de Português, Matemática, Língua Estrangeira e Educação Física. Dos resultados obtidos através do Projeto de Investigação, foi possível concluir que o treino HIIT pode ser utilizado para obter melhorias significativas nas capacidades físicas dos adolescentes, influenciando positivamente a sua saúde geral e bem-estar. Ainda assim, não foram encontradas evidências sobre o impacto imediato do HIIT nas classificações académicas.