FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Almeida, Adelaide da Conceição da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Publicidade Audiovisual como Recurso Didático Sociocultural para o Ensino de ELE: Propostas de AtividadesPublication . Almeida, Adelaide da Conceição da Silva; Fidalgo Enriquez, Francisco JoséEste relatório pretende demonstrar a pertinência da utilização da publicidade audiovisual para o ensino-aprendizagem de conteúdos socioculturais nas aulas de ELE para lusofalantes. Parte-se da premissa de que a publicidade audiovisual pode desempenhar a função de recurso didático sociocultural, uma vez que potencia a competência comunicativa, constituindo um acessível input linguístico e sociocultural. Dadas as suas características, brevidade e concisão, funções apelativa, persuasiva e sedutora, a publicidade audiovisual é efetivamente um elemento motivador para os alunos, além de ser profícuo em conteúdos sociolinguísticos e socioculturais, numa multiplicidade de temas. É também gerador de habilidades interculturais que facilitam o ensino-aprendizagem de conteúdos, possibilitando o contraste de realidades socioculturais da cultura espanhola para os estudantes portugueses. Iniciamos este trabalho abordando o conceito de cultura aplicado ao ensino de línguas, as competências a desenvolver quando aprendemos línguas, os conteúdos socioculturais que definem o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e o Plano Curricular do Instituto Cervantes, a assimilação e avaliação dos conteúdos socioculturais. Os malentendidos, tópicos, estereótipos e choque cultural são também abordados, explorando as etapas para o desenvolvimento de uma sensibilidade intercultural. Continuamos esta investigação incidindo sobre a publicidade audiovisual e debruçando-nos sobre a concepção semiótica da imagem, a leitura da imagem, do som e dos elementos que conformam a linguagem publicitária e cinematográfica. Seguidamente, comprovamos a pertinência da publicidade audiovisual como recurso didático sociocultural e a aplicabilidade dos anúncios publicitários audiovisuais no ensino de ELE, destacando o recurso ao trailer de cinema como anúncio de publicidade cinematográfica. Finalmente, apresentamos propostas de atividades utilizando uma amostra variada de anúncios, disponíveis online. De cada anúncio, apresentam-se as transcrições (no caso dos trailers, as sinopses), os conteúdos sociolinguísticos e socioculturais que transmitem, algumas atividades possíveis de serem desenvolvidas em sala de aula, incidindo na destreza da compreensão audiovisual, com diferentes temas, abordagens e níveis de proficiência.