ICI - LabCom | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICI - LabCom | Documentos por Auto-Depósito by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 114
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e PoderPublication . Correia, João CarlosA comunicação e o poder oferecem-se como dois conceitos englobantes, alegadamente monumentais, dotados de uma vastidão conceptual suficientemente abrangente para suscitarem as derivas mais arrojadas e as associações entre as ideias mais longínquas. Apesar desta aparente monumentalidade, da sua alegada vastidão, em seu tomo surgem, frequentemente constelações de ideias aparentadas, cruzadas entre si no sentido em que evoluem sob um fundo de preocupações comuns. [...]
- Mundo da Vida on line e CidadaniaPublication . Correia, João Carlos; Serra, Paulo; Fidalgo, AntónioExistirá um ponto – chamemos-lhe “crítico” – a partir do qual é possível dizer, de uma sociedade, que ela não é já a que era? Dir-se-á que, no limite, qualquer sociedade é sempre “a mesma”, na medida em que, para ser sociedade, ela envolve sempre uma certa continuidade – de território, de cultura, de traços físicos, etc... Mas até que ponto se pode dizer dessa sociedade, que é sempre “a mesma”, que ela já entrou num novo “ciclo”, numa nova “fase” da sua existência? (...) Aquilo que parece certo é que há, nas sociedades que conhecemos (...) momentos em que as maneiras mais ou menos habituais, mais ou menos consolidadas de pensar e fazer as coisas começam a provocar estranheza naqueles que as vivem e as sofrem. Mais do que uma tomada de consciênca clara e racional, parece haver uma vaga impressão, uma Stimmung que, pouco a pouco, de forma irresistível, vai alertando os protagonistas para o seu desfasamento em relação ao “espírito do tempo” (Zeitgeist).
- Guerra Colonial e Colonialismo no Cinema PortuguêsPublication . Cunha, PauloO principal objectivo que nos move a discorrer o presente texto consiste no desejo de analisar as relações existentes entre 0 cinema português e um dos acontecimentos históricos mais importantes do séc. XX. Um estudo sobre Guerra Colonial e Colonialismo no Cinema Português permite-nos alinhavar as principais ideias que marcam a evolução do pensamento colonialista na sociedade e na cultura portuguesas. Interessa-nos sobretudo reconhecer 0 impacto da Guerra Colonial na sociedade portuguesa através de uma forma de expressão colectiva privilegiada pela sua enorme capacidade de comunicação de ideias e de produção cultural. [...]
- Comunicação e PolíticaPublication . Correia, João CarlosEste livro tem as qualidades e fraquezas do pioneirismo. Reflecte um certo tactear da investigação portuguesa nos domínios da Comunicação e Política. Porém, assume a tentativa de fazer algo de novo, sabendo que possui como bons trunfos a excelência de colegas que já percorreram percursos mais aprofundados, noutra latitudes gegográficas.
- Sociedade e Comunicação: Estudos sobre Jornalismo e IdentidadesPublication . Correia, João CarlosO que se ambiciona é, no plano da indústria mediática, a tentativa de pensar formas alternativas de comunicação que privilegiem uma relação dinâmica com os públicos, aberta à crítica e à partilha de saberes, ao confronto de opiniões e de argumentos, à pluralidade de discursos, por oposição ao paradigma constituído pela comunicação de massa. No caso particular da produção de informação, espera-se perscrutar, nesta análise, traços distintivos das novas formas de mediação que passem pela recusa da inércia social e da uniformização das atitudes. Estes traços distintivos poderão, eventualmente, implicar a formação, enfim, de uma opinião pública que tenha em conta as diversas instâncias críticas de legitimação das acções e enunciados produzidos pelos diferentes poderes, no decurso da intervenção cada vez mais diversificada dos movimentos sociais no interior de sociedades que se caracterizam pela pluralidade de valores e visões da vida.
- O Cinema e a Educação no Estado NovoPublication . Cunha, Paulo
- Ética das relações públicasPublication . Gonçalves, GiselaUm número crescente de críticos tem argumentado que as relações públicas seguem procedimentos não-éticos na promoção de interesses corporativos e comerciais baseados em técnicas propagandísticas de manipulação da opinião pública. Os textos clás- sicos de relações públicas não oferecem fortes refutações. Este tópico, na verdade, é largamente ignorado ou remetido para a contribuição global das relações públicas para o sucesso empresarial e benefício social. No entanto, a profissão continua a ser interpre- tada como um eufemismo para propaganda, centrada em técnicas de informação spin. Numa tentativa de regulamentar o comportamento ético as as- sociações profissionais de relações públicas têm vindo a estabelecer e promover Códigos Éticos e de Conduta Profissional. Estes códigos apelam às “boas práticas” profissionais e enfatizam a “Verdade, Diálogo e Interesse Público” como os valores centrais da profissão. Neste artigo, a partir do estudo comparativo dos códigos deontológicos de relações públicas em vigor nas associações profissionais de relações públicas, pretende-se identificar e correlacionar os valores transversais a esta profissão e perceber qual a sua força contra os argumentos dos seus detractores. Em última análise, tentar-se-á responder à seguinte questão: Qual o verdadeiro papel da profissão de relações públicas na sociedade?
- Teoria e Crítica do Discurso NoticiosoPublication . Correia, João CarlosEste trabalho é sobre jornalismo, apontando para uma teoria e um método que se lhe aplique no que respeita à sua relação com o conhecimento.
- Conceitos Fundamentais de Comunicação PoliticaPublication . Correia, João Carlos; Ferreira, Gil Baptista; Espírito Santo, Paula doA Comunicação Política é uma área vasta em expansão quer sob o ponto de vista da reflexão teórica praticada nas Academias quer sob o ponto de vista da sua prática em numerosos domínios da vida cívica. Por um lado, verifica-se uma inflexão crescente da instituição universitária no sentido de um sério aumento da investigação no âmbito da Comunicação Política. Vislumbra-se um claro aprofundamento dos estudos nesta área visível na imprensa universitária e especializada, na formação de Grupos de Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais, na realização de Congressos e de Reuniões, no número de Teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado, na publicação de trabalhos de fundo, de livros e de monografias que elegem a comunicação política como tema de trabalho. No caso português, os estudos em causa conhecem um surto editorial e uma ambição de pesquisa bastante evidente ao nível da produção científica, em áreas como a comunicação eleitoral, políticas de identidade, utilização dos novos meios ao serviço da política, marketing político, participação cívica e deliberação ou a análise das interfaces entre jornalismo e política. Por outro lado, intensifica-se, ao nível da vida política, uma adequação crescente dos discursos tradicionais acerca dos assuntos públicos às necessidades organizacionais e às convenções narrativas dos mass media. A questão da legitimidade é, cada vez mais, uma questão comunicacional que se joga num espaço público altamente massmediatizado. Nunca as questões relativas às interfaces entre media e sistema político despertaram tanto interesse nem foram tão decisivas, bastando para tal pensar nas polémicas desenvolvidas em torno da Guerra do Golfo ou da cobertura do terrorismo. A política, tal como se pratica nos nossos dias, implica uma zona de interface com a comunicação.
- António Reis e Margarida CordeiroPublication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da