Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-24"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da política espacial soviética na redação e modelação do Tratado do Espaço Exterior (1967)Publication . Mendonça, João Diogo Dinis de; Costa, Bruno Daniel Ferreira da; Ferreira, Liliana Domingues ReisO período da Guerra Fria ficou marcado pelas fases de tensão elevada entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Um dos catalisadores para esse estado foi a corrida ao espaço e a continuada hegemonia soviética nesse campo. Em 1966 os Estados Unidos da América promoveram a criação do Tratado do Espaço Exterior (TEE) que visava proteger o espaço e os corpos celestes, como a Lua, de atividades militares que não tivessem fins pacíficos, proibindo também reivindicação territorial de um corpo celeste por um país. Assim com o tratado em vigor nenhum dos blocos podia atingir o máximo propagandístico da corrida ao espaço de tornar um corpo celeste como parte da sua soberania. O nosso objetivo passa por analisar a reação dos Estados Unidos da América face aos avanços da União Soviética na conquista do espaço, procurando evidenciar de que modo a modelação do TTE foi condicionada perante o ambiente vivido na Guerra Fria.
- Contributos dos estudos de tendências para a criação da identidade visual de uma Marca de ModaPublication . Craveiro, Sofia Costa; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAs marcas são, cada vez mais, uma importante componente de afirmação e expressão social. No mundo da moda, em especial, adquiriram particular relevância no mercado, sendo o ativo mais importante de empresas proeminentes nesta indústria. Usadas como emblemas de identidade, as marcas precisam, necessariamente, de conhecer o público a quem se dirigem, de forma a que o mesmo se identifique com os produtos e mensagens veiculadas. O estudo e desenvolvimento do Branding de moda prende-se, neste sentido, com a análise do seu consumidor-alvo. A exploração das suas preferências e a compreensão do contexto que o envolve constitui um procedimento primordial, no que respeita ao desenvolvimento e conceção de marcas de moda. Tendo em conta a complexidade inerente a esta componente do Branding, torna-se necessário encontrar novos métodos que permitam compreender o consumidor, de forma mais concreta e qualitativa. O uso dos Estudos de Tendências para definição do público-alvo revela-se útil para compreensão e segmentação do alvo da marca, permitindo obter uma visão clara e concreta das preferências e contextos do mesmo, o que conduz à construção de uma marca adaptada ao seu consumidor final. Assim sendo, este projeto denomina-se “Contributos dos Estudos de Tendências Para a Criação da Identidade Visual de Uma Marca de Moda”, e aborda, além das problemáticas referidas, a construção de um sistema de identidade visual de marca, após a recolha e seleção de informação acerca do consumidor, através dos Estudos de Tendências.
- Game for Cyber Crime PreventionPublication . Lopes, Inês Gonçalves Fatelo; Silva, Frutuoso Gomes Mendes da; Inácio, Pedro Ricardo MoraisTechnologies are increasingly becoming a part of the daily lives of younger generations and with no supervised usage of these technologies, teenagers are exposed to various threats. To create awareness in the youth, an educational game about cyber-security was designed and a game prototype was created. The game designed was a detective game, where the player takes the role of a detective to investigate a cyber-crime and to solve the case the player must play several mini-games. Each mini-game has a specific thematic about cyber-security, for example, sharing information in social networks, phishing and the importance of creating strong passwords. In these mini-games the player makes decisions and learn based on that. This prototype was tested by teenagers and there was an improvement of their cyber-security knowledge. A cyber-security educational game may grow cyber-security awareness in younger generations.
- Moda Plus SizePublication . Cabral, Cátia Chiquita; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesO tema deste projeto surge na constatação de uma falha no mercado como resposta a este tipo de consumidores- os consumidores plus size. Como designers de moda temos a nosso cargo a compreensão antropológica, ergonómica e psicológica do corpo humano e da ligação que a roupa faz com o seu usuário mas também com o próximo, na medida em que transmite mensagem e fomenta o discurso interpessoal. Desse modo, procurei neste projeto entender este tipo de consumidores, primeiro percebendo os contextos de branding e todas as envolvências do universo das marcas, e de seguida os contextos do mercado de moda atuais, falando dos seus paradoxos, do eu individual como consumidor consciente de moda, mas também a consciência de que se pertence a um nicho de mercado, constantemente estigmatizado, e de que modo uma marca de moda consegue ser adequada a esse público e ultrapassar as barreiras da ambiguidade. Surgem respostas a como caracterizar este tipo de consumidoras, quem são, mas também a realidade do mercado que enfrentam, e o esquecimento e negligência a que estão sujeitas como consumidoras devido a questões de obesidade. Por último procurarei dar algumas respostas positivas para uma maior oferta e para a consciencialização que este tipo de mercado pode ser frutífero, com exemplos de “fatshionistas” ativas em demostrar o seu descontentamento e dispostas a emergir como consumidoras de moda, assim como tentar demonstrar alguns exemplos de marcas reais, nacionais, e os seus esforços para se propagarem no mercado plus size. Após a fundamentação teórica segue-se o processo principal do projeto que será a criação da marca de moda dedicada a este público, seguindo o modelo TXM Branding para a criação do ADN da marca e o Modelo linear para a conceção de sistemas de identidade visual, para a elaboração da Identidade Visual da Marca.
- Construção de Uma Marca: Criação de Uma Revista de Moda FemininaPublication . Minas, Margarida Guerra da Gama; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deCada dia, na sociedade em que vivemos, é mais notória a influencia da moda e dos meios de comunicação que esta usa. Ela chega às pessoas por todos os meios existentes, de variadas formas e feitios. Percebeu-se que, de uma forma geral, um certo grupo da população sente que a informação não é dirigida a ela, por se sentir deslocada, ou fora do que estes meios consideram imprescindível, e, assim, julgou-se interessante debruçar o projecto neste tema e arranjar uma solução. Com este fim, optou-se por uma metodologia que levasse à construção de uma revista, direccionada aos jovens adultos, visto ser essa a maior falha de mercado. À medida que o estudo foi avançando, foi-se percebendo que esta faixa etária não estava satisfeita com as opções que existem no mercado, por serem demasiado dispendiosas ou pelo conteúdo ser desadequado. Assim, a proposta apresentada neste projecto é a de um conceito de revista diferente do que existe hoje em dia, direccionada a uma faixa etária ainda não explorada, ou com falhas nessa exploração, e tendo sempre em conta o poder económico dos jovens adultos a que se dirige, que na maioria dos casos é reduzido. O foco principal é a certeza de que, com esforço e dedicação, é possível fazer-se um trabalho em condições, com conteúdos de interesse generalizados, com baixo custo para quem compra a revista e pretende adquirir as ideias que nela estão inseridas. Todo este projecto combina as especificidades obrigatórias numa revista, presentes na revisão de literatura. Este projecto pretende alterar o conceito de revista que existe hoje em dia, melhorando-o, para que passe a ser um objecto de interesse cada vez mais cobiçado e quase indispensável à vida na moda de qualquer jovem adulto, sem que este, em momento algum, se sinta deslocado ou incapaz de estar “in” por motivos monetários.
- Perspetivas de adoção da fabricação aditiva no setor industrial portuguêsPublication . Coelho, André Pedro Meireles Xavier de Freitas; Saúde, José Manuel Mota Lourenço daO desenvolvimento tecnológico e a aposta nos projetos de I&D são dois fatores importantes para o crescimento das mais diversas indústrias. A fabricação aditiva é mais uma das tecnologias atuais que são vistas com um enorme potencial futuro, podendo vir a alterar as cadeias de produção. Trata-se de uma tecnologia já existente há mais de 30 anos que utiliza processos de fabrico inovadores, com certas vantagens e desvantagens face aos métodos de fabricação tradicionais utilizados. A fabricação aditiva é atualmente uma tecnologia que se desenvolve constantemente ano após ano e com previsões de crescimento bastante consideráveis no futuro. Nesta dissertação são apresentados não só os processos que constituem a fabricação aditiva mas também os fatores que a tornam numa tecnologia com tanto potencial. Um estudo do setor aeronáutico nacional e do estado atual da tecnologia em Portugal realizou-se de modo a ser possível constituírem-se alternativas para que as empresas portuguesas assumam a fabricação aditiva como uma opção viável, que corresponde ao objetivo desta dissertação. Através da comparação de estudos já realizados, um ao mercado nacional e outro ao mercado internacional, tiraram-se diversas conclusões relativas ao grau de utilização da fabricação aditiva em Portugal e sobre o que é necessário fazer para que esta cresça nos próximos anos.
- Using Project Management methodologies in a CubeSat projectPublication . Pardal, Gonçalo Alexandre Lopes; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Rebelo, Tiago AlexandreThe CubeSat designation was developed in 1999 at Stanford University and the California Polytech State University to facilitate the participation of students in academic satellite projects. Nowadays CubeSats are a common reality, facing an increasing of projects and well succeed deployments, which made some authors consider the possibility of replace and renew the existing constellations of bigger satellites for this type of small, low-cost satellites, maintaining or increasing their actual capabilities for a similar price. The University of Beira Interior and its students pretends to create an entire CubeSat, which would be capable to test the Radio Frequency Blackout during re-entry on Earth atmosphere had arisen, to support a numerical model already in development and testing at University of Beira Interior. The purpose of this dissertation is to implement Project Management methodologies, focusing on planning, schedule, documentation and data, and risk management, on a CubeSat project developed in cooperation with University and industry. Project management was implemented after the project kick-off, being necessary to organise the work already done. The first step was the elaboration of a schedule for the tasks (already done and further work), a preliminary risk management, and the essential documentation management to allow the proper monitoring of the project from the team and external entities.
- Criação do Design de Calçado para a BurberryPublication . Tôsco, Mariana Brito Ventura; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Fernandes, Clara EloïseO presente projeto visa desenvolver uma coleção de calçado para um público que supra as suas necessidades e expectativas de mercado. Tem como foco principal abordar o mercado de luxo, o qual tem crescido de forma constante nos últimos anos. Para isto a fonte de inspiração para o desenvolvimento da coleção será de uma marca de luxo, a Burberry, uma marca retalhista do Grupo Brodheim. Assim, a aluna fará pesquisas sobre o mercado de luxo, e da marca Burberry, identificando o que já foi realizado na marca e na concorrência, para alcançar os resultados que identificam as necessidades do consumidor da marca. É a pensar nas mulheres clássicas e que formam a nova tribo no mundo da moda, as chamadas “vítimas da moda”, que exigem inovação, exclusividade, ousadia e versatilidade, e que englobam o novo mercado de luxo que se propõe este trabalho.
- Estudo experimental das condições de operação que conduzem à redução da formação de gelo na superfície de evaporadores de unidades frigoríficasPublication . Dias, Ricardo Filipe da Cunha; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto da; Pires, Luis Carlos CarvalhoNos dias atuais, os sistemas de frio industrial desempenham um papel determinante para a sustentabilidade alimentar na sociedade mundial, dado que inibem o desenvolvimento microbiano nos alimentos, prevenindo e retardando a sua deterioração. A utilização do frio para conservação dos produtos alimentares requer grandes consumos de energia elétrica sendo, então, crucial a minimização do consumo de energia dos sistemas de refrigeração. Para que se obtenham temperaturas inferiores às disponíveis no mesmo ambiente, quer seja para conservação de alimentos, quer seja para obtenção de conforto térmico, as serpentinas do evaporador, geralmente, operam a temperaturas inferiores às do ponto de congelação da água. O gelo formado na superfície das mesmas é prejudicial tanto a nível energético como térmico do sistema. Desta forma, a sua remoção é fundamental para restabelecer as condições de funcionamento desejadas. É no contexto da otimização de sistemas de refrigeração, que surge o desenvolvimento da presente dissertação, onde foram estudadas duas condições de operação no sentido de aumentar a potência térmica do banco de evaporadores em estudo. Foi feita também uma análise minuciosa de todos os parâmetros críticos da formação de gelo, como por exemplo os valores de humidade relativa e de temperatura dos fluidos refrigerantes no sentido de se determinar qual das condições permite uma maior atenuação da formação de gelo. Os resultados do estudo experimental desenvolvido revelam que ambas as condições de operação se revelaram eficientes no aumento da potência térmica. A desativação estratégica da circulação de fluido refrigerante revelou ser uma condição de operação viável, uma vez que permitiu um prolongamento do ciclo de refrigeração não tendo influenciado o fluxo de ar e, consequentemente, a potência térmica foi estável durante esse aumento de tempo.