Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-19"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Cálculo da Pegada de Carbono a partir de Transações BancáriasPublication . Popyuk, Valeriya; Neves, João Carlos Raposo; Brito, João Carlos Nunes da Silva; Proença, Hugo Pedro Martins CarriçoA pegada de carbono é um termo utilizado para descrever a quantidade de emissões de dióxido de carbono e dos gases equivalentes (metano, óxido nitroso, hidrofluorcarbonos, perfluorcarbonos e SF6) que são causados direta ou indiretamente por uma atividade ou são acumulados ao longo do ciclo de vida de um produto. Embora o cálculo da pegada de carbono seja apenas uma estimativa, existem várias calculadoras online dedicadas a esse cálculo. A maioria das calculadoras efetuam o cálculo da pegada de carbono após o utilizador responder a um questionário sobre o seu estilo de vida. Questionários deste tipo podem tornarse um pouco cansativos, pois a resposta do utilizador acaba por ser baseada numa estimativa, a não ser que, o utilizador realize os cálculos exatos, o que consecutivamente acaba por consumir ainda mais tempo. A solução que este projeto oferece é desenvolver um método de rastreio da pegada de carbono a partir das compras efetuadas pelo utilizador. Este projeto tem como objetivo dar a conhecer às pessoas a sua pegada de carbono consciencializandoas a partir dos seus custos e consumos. Para tal, realizouse um estudo em torno de dados económicoambientais de modo a entender a relação entre as emissões de CO2 e o custo do produto. Em particular, recorreuse ao Statistical Office of the European Communities (EUROSTAT) para a extração de dados relacionados, onde a unidade de medida foi filtrada do seguinte modo: “quilograma por euro”. Esta seleção de dados foi executada para várias categorias de modo a obter um conjunto de dados sobre o impacto de cada atividade (desporto, educação, restauração, etc.). Seguidamente, é proposto um método para a elaboração deste projeto adaptado a um aplicação da banca, que se divide em quatro fases, que passam pela implementação de uma biblioteca, construção e integração de uma calculadora, desenvolvimento de gráficos ilustrativos e gestão de erros. Por fim, é apresentada uma planificação do trabalho, acompanhado de um mapa de Gantt, onde se pode observar o cronograma das várias tarefas envolvidas no projeto. Após a planificação, o próximo passo enquadrouse no implementar do projeto, entendendose que a aplicação financeira fornecida pela empresa partilha o mesmo código fonte entre duas aplicações de bancos distintas, embora pertencendo ao mesmo grupo de bancos. Devido a esta particularidade, foi necessário adaptar o tema da pegada de carbono a duas aplicações apresentadas consoante os termos: aplicação A e aplicação B.
- Perceção de conflito familiar e crenças sobre a violência em jovens estudantes do ensino superiorPublication . Ferreira, Antonieta Rodrigues Vidal; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraO número crescente de casos de violência no namoro justifica o interesse e a relevância do estudo da problemática, em particular dos potenciais fatores antecedentes. O presente estudo tem como principal objetivo compreender de que modo a perceção que os jovens universitários fazem do conflito interparental prediz a formação de crenças que legitimam a violência nas relações amorosas. No estudo, participaram 398 jovens estudantes de três instituições de ensino superior do Centro do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.39, DP=1.85), 59% dos quais mulheres e 41% homens. Na recolha de dados, foi administrado aos participantes um questionário sociodemográfico, a Escala da Perceção de Conflito Interparental e a Escala de Crenças sobre Violência Conjugal. Os resultados apontam para uma maior prevalência da crença de legitimação da violência por causas externas e comprovam que a perceção do conflito interparental tem valor preditivo sobre o desenvolvimento de crenças sobre a violência conjugal.
- Melhoria de processo com recurso ao Lean Seis SigmaPublication . Cruz, João Miguel Lopes Mendes; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaA melhoria do processo produtivo é um objetivo continuo das organizações. O Lean Seis Sigma (LSS) pertence ao último leque de metodologias de melhoria contínua e surge da simbiose entre o pensamento Lean e a abordagem Seis Sigma (SS), com o intuito de colmatar as fraquezas de ambas as estratégias. O LSS foca-se na eliminação do desperdício e redução da variabilidade do processo, através da aplicação da ferramenta de cinco etapas Define, Measure, Analyse, Improve, Control (DMAIC) com o intuito de resolver problemas que afetam o processo produtivo das organizações. O objetivo desta dissertação é a melhoria do processo produtivo através da implementação do LSS a um caso de estudo, a Haco Etiquetas S.A. Para tal, ocorre uma caracterização e desenvolvimento de um ciclo DMAIC com o intuito de dar reposta à problemática levantada. Inicialmente é definido o problema da organização que queremos ver resolvido. No caso em estudo, a problemática incide na produção de etiquetas com defeitos, resultando em desperdício. De seguida ocorre uma mensuração do mesmo. A fase seguinte consiste numa análise causa-efeito ao principal motivo de defeitos, estipulado na fase de análise. Posteriormente, são apresentadas propostas de melhoria, uma relacionada com a mudança da estratégia de manutenção e a outra sobre a implementação de um sistema Andon aos teares. Por último, a fase de controlo surge como o términus deste ciclo. O LSS é uma abordagem de melhoria de processos, abrangente e contínua, pois fornece ferramentas tais como o ciclo DMAIC, que capacitam a organização a resolver problemas identificados de uma forma estruturada, cimentando as etapas até se alcançar o objetivo da sua implementação.
- Lean Manufacturing vs Indústria 4.0: concorrentes ou complementares?Publication . Cruz, Cristiana Maria Amaral; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaA Indústria 4.0 é conhecida pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras e disruptivas em ambientes industriais. Estas tecnologias possibilitam um aumento de produtividade, flexibilidade e adaptabilidade dos processos e um relacionamento mais próximo com os clientes e com as demais empresas da cadeia de valor. Cada vez mais se verifica uma maior variedade de produtos, mas em contrapartida verifica-se uma diminuição dos tempos de ciclo de produção. Por forma, a responder de rapidamente a todos os pedidos, será necessária uma maior flexibilidade dos processos industriais. Esta flexibilidade não será conseguida usando a indústria tradicional, será necessário recorrer a ferramentas da indústria 4.0. A filosofia Lean, mais que uma ferramenta, pode ser considerada uma cultura que contribui para uma melhoria contínua de processos, onde as pessoas são um fator de principal relevância. O presente trabalho tem como objetivo estudar a relação existente entre o Lean Manufacturing e a Indústria 4.0, pretendendo-se aferir se existe uma complementaridade ou concorrência entre ambos. Para isso foram analisados quatro casos práticos de aplicação dos mesmos. Através da análise dos resultados obtidos nos casos práticos, verificou-se que a conjugação da robotização com os princípios da filosofia Lean permitiu eliminar os desperdícios e libertar operadores podendo-se assim ter os mesmos outputs, mas com menos recursos. Assim, conclui-se que a Indústria 4.0 e o Lean Manufacturing apresentam uma relação de complementaridade. Com a junção destes dois conceitos, as organizações poderão obter benefícios que lhes permitirão utilizar os seus recursos de forma mais eficiente, melhorar a produtividade e a qualidade dos seus processos e produtos.
- Projeto de requalificação de uma queijaria e lançamento de marcaPublication . Raposo, Ana Isabel Santos; Madeira, Maria José AguilarEste trabalho conducente ao grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, com a elaboração de um projeto futuro, consiste na requalificação de uma queijaria originária de um negócio familiar, na zona da Covilhã. O trabalho permite desenvolver um plano integrado para gerir pessoas, equipamentos e bens, procurando a otimização dos recursos e, consequentemente, aumentos de produtividade, de qualidade e de valorização de uma queijaria artesanal. Paralelamente, procede-se ao posicionamento do produto, visando a valorização e divulgação do mesmo e propõe-se a criação de uma marca própria. Assim é, também, propósito deste estudo dinamizar e rentabilizar a quinta, visando promover a sustentabilidade e a viabilidade à vertente turística que a Quinta do Tapado pode oferecer. Igualmente, no estudo visa-se incorporar na queijaria inovações ao nível do processo, mantendo o valor e o “saber fazer” artesanal de um produto tradicional, endógeno, da região turística Serra da Estrela: o queijo da serra. A quinta oferece excelentes recursos onde é exequível um projeto inovador, utilizandose o potencial existente de forma racional e equilibrada, mantendo sempre uma tendência autossustentável, visto que produz a própria matéria-prima: o leite. As instalações já existentes têm sido atualizadas e modernizadas ao longo de três gerações. A comercialização do produto transformado acrescenta sempre valor ao negócio e à empresa, pois possibilita inovação em volta da matéria-prima. Os queijos serão feitos com leite de ovelha e de vaca, apesar da ordenha ser mecanizada; o processo de fabrico continuará com um procedimento artesanal, pois o objetivo, pelo menos a curto prazo, não passa pela industrialização. Pretende-se dar a conhecer produtos feitos com qualidade, sabedoria e acima de tudo paixão… A paixão que existe há três gerações. É um projeto viável com capacidade para abrir novas portas, nomeadamente a nível turístico, quer em relação à Quinta do Tapado, quer à região.
- Implementação e ensaio de um compressor centrífugo mecânico de pequenas dimensõesPublication . Monteiro, Édi Élson Pires; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA implementação de sistemas de sobrealimentação em motores de combustão interna já é estudada há várias décadas. A necessidade de aumentar potência juntamente com a de reduzir consumos tornaram esta procura bastante apelativa. No entanto, durante muitos anos, os sistemas de sobrealimentação foram projetados e construídos com base em conhecimento empírico. Dado ao aprofundamento do conhecimento em aerodinâmica e mecânica praticados hoje em dia, é possível prever o desempenho de turbomáquinas em função de parâmetros específicos e otimizar o conceito antes da fase de construção, de forma a tornar os sistemas mais seguro (e eficiente). Este projeto foi desenvolvido com o propósito de verificar se a implementação de um sistema de sobrealimentação de pequenas dimensões a um motor de combustão interna é uma opção viável. Para isso, foi construído um banco de ensaios para teste de um motor Honda GX50, um monocilíndrico a 4 tempos, ao qual foi acoplado mecanicamente um compressor centrífugo de pequenas dimensões ligado através de duas polias. Foram usadas polias de diferentes dimensões com a finalidade de comparar resultados e perceber a influência no desempenho do motor estudado. O desempenho do motor foi quantificado pelos valores de binário, potência, pressão estática e consumo específico de cada caso ensaiado. Por fim e com base nos resultados obtidos, determinou-se que o sistema de sobrealimentação aumenta ligeiramente o desempenho do motor, aumentando os seus valores de binário e potência, e diminuindo os valores de consumo específico, mas apesar do compressor centrífugo conseguir injetar mais ar para a admissão do motor, verificado pelo aumento da pressão estática do sistema, evidencia-se que o sistema não é uma solução muito viável.
- Caracterização da lesão “Swimmer’s Shoulder”Publication . Capitão, Simão Miguel Alves; Marinho, Daniel Almeida; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoObjetivo: Caracterizar as particularidades da lesão chamada Swimmer’s Shoulder e o papel da prevenção no seu aparecimento. Método: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, que contempla uma amostra de 10 artigos consultados na base de dados da PubMed e publicados entre 2010 e 2021. Resultados: Os resultados demonstram que a swimmer’s shoulder é uma lesão crónica que decorre da prática de natação de alta competição, na qual os treinos são árduos, contínuos e repetitivos, sendo o ombro a região do corpo humano mais afetada pela prática deste desporto. Os resultados revelaram ainda que os programas de prevenção são cruciais para prevenir esta e outras lesões desportivas que ocorrem e acometem os nadadores profissionais, devendo ser programas específicos, mas, que, no entanto, devem ter em conta o fortalecimento muscular e a flexibilidade. Conclusão: Conclui-se que a swimmer’s shoulder é uma lesão crónica à qual os nadadores profissionais estão mais vulneráveis, devendo existir programas específicos para a sua prevenção, nomeadamente, assentes no fortalecimento muscular e na flexibilidade.
- Fatores que influenciam a escolha da especialidade: o caso dos alunos de medicina da FCS-UBIPublication . Cruz, Miguel Maria Silva; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: O interesse em aprofundar fatores que influenciam as escolhas dos indivíduos está na base de várias investigações científicas. O momento de escolha da especialidade marca para sempre o futuro dos jovens médicos. Embora já existam alguns estudos nesta área, ainda não é claro que fatores influenciam esta importante decisão. Objetivo: Identificar os aspetos mais valorizados pelos alunos na escolha da especialidade e do curso, assim como analisar a associação do sexo, personalidade entre outros fatores com a especialidade ou tipo de especialidade escolhida. Metodologia: A partir dos dados relativos à personalidade junguiana de 577 alunos de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior foi comparada a distribuição destas com o padrão nacional. A partir de dados relativos a 173 alunos do 5º e 6º ano do mesmo curso foi analisada a associação entre diferentes fatores (sexo, personalidade, socio-económicos) com a especialidade escolhida assim como o tipo de especialidade escolhida. Utilizou-se testes descritivos e qui-quadrado com intervalo de confiança de 95% para a análise estatística dos dados. Resultados: Observou-se uma associação muito forte entre ter a função cognitiva Fe como primeira ou segunda função e estar no curso de Medicina (V de Cramer = 0,812, p = 0,000). Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Psiquiatria, Medicina Interna e Ginecologia e Obstetrícia foram as especialidades mais presentes nas 5 primeiras escolhas dos alunos. Foi verificada uma associação moderada entre o sexo masculino e Ortopedia (p = 0,020, Phi = 0,232) assim como do sexo feminino e Ginecologia e Obstetrícia (p = 0,014, Phi = 0,200). Foram verificadas várias correlações entre a personalidade e a especialidade desejada, nomeadamente entre ISFP com Cirurgia Cardíaca (p = 0,020, Phi = 0,309) ENTJ e ISTJ com Medicina Intensiva (p = 0,009, Phi = 0,284; p = 0,044, Phi = 0,231). Em relação a outros fatores, a perspetiva de rendimentos elevados mostrou associação com Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (p = 0,005, Phi = 0,227), a perspetiva de contacto com o doente está associada com Medicina Geral e Familiar (p = 0,008, Phi = 0,215) entre outros. Conclusão: Existe uma relação muito evidente entre a personalidade e a escolha do curso de medicina. No que toca à escolha da especialidade médica a pluralidade de fatores que atuam tornam a caracterização desta relação complexa, com influência do sexo, personalidade entre outras características. Serão necessários estudos adicionais para melhor caracterizar a relação entre estas variáveis.
- Ensaios sobre Ecossistemas Empreendedores, Inovadores e SustentáveisPublication . Brito, Sónia Rosana Alves de; Leitão, João Carlos CorreiaUm dos maiores desafios para o sucesso de qualquer iniciativa empreendedora e inovadora, reside em superar as diversas fases de desenvolvimento, o que implica seguir abordagens ecléticas e evolutivas, que prosseguem, de forma contínua, a adaptabilidade que assegure, em última instância, o objetivo de atingir o almejado sucesso. Neste sentido, na literatura de referência têm vindo a ganhar relevância diversas abordagens, que foram criadas com o propósito de melhor entender a complexidade da realidade respeitante à multiplicidade de sistemas, à sua coexistência e ao seu ainda pouco explorado co-funcionamento. Neste campo de investigação, destaca-se a abordagem recente dos Ecossistemas Empreendedores, a qual tem vindo a ganhar importância nas áreas de investigação que versam o empreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. Novas empresas surgem e crescem não apenas porque existem empreendedores que as criaram e desenvolveram, assim como novas iniciativas empreendedoras e inovadoras surgem também porque estão co-localizadas num ecossistema empreendedor formado a partir de uma base de conhecimento sólido, conciliando uma rede de processos de inovação complementares, assente em múltiplas combinações de elementos sociais, políticos, geográficos, espaciais, económicos e culturais numa região, apoiando a ação inventiva e inovadora dos empresários. É necessário ir mais além da produção de uma lista de atributos dos ecossistemas empreendedores, através da concretização de esforços adicionais de investigação que contribuam para uma melhor compreensão dos ecossistemas empreendedores. Conceber, projetar e analisar ecossistemas, são sinónimos e significa aprofundar conhecimentos e promover a intersecção eclética de vários ramos do conhecimento, nomeadamente, engenharia, gestão, economia e ciência regional. Deste modo, a presente tese prossegue a concretização dos seguintes objetivos genéricos: (i) Realizar uma revisão sistemática da literatura tendente à apresentação do estado da arte sobre os Ecossistemas Empreendedores, Inovadores e Sustentáveis (2EIS); (ii) Observar a estrutura produtiva de Portugal e verificar a relação entre industrialização e produtividade; (iii) Identificar qual e que tipo de influência a ambidestria e a inovação aberta tem nos outputs de inovação das empresas industriais da União Europeia (UE) de média-alta e alta tecnologia, e média-baixa e baixa tecnologia; (iv) Analisar os efeitos associados das práticas inbound e outbound de inovação aberta e das políticas públicas na eco-inovação das empresas de bioeconomia e não-bioeconomia para países Estados- Membros da UE, considerados inovadores moderados. Para atingir os objectivos propostos esta tese desenvolve quatro ensaios. O primeiro ensaio, consiste na realização de uma revisão sistemática de literatura, fazendo uso de uma base de dados recolhida na ISI Web of Science, com uma amostra final de 1122 artigos selecionados. Os resultados identificaram o ano em que foi registado o maior número de publicações, os jornais onde os autores mais publicam, os autores com maior número de artigos e os artigos mais citados. Inovação aberta, inovação e clusters revelam ser os veios mais importantes da literatura de referência sobre a temática de ecossistemas. Para além disso, contribui-se para a literatura, apresentando uma nova definição de ecossistemas empreendedores, os quais são apresentados como sendo um conjunto de atores interdependentes e fatores coordenados, a fim de permitir o empreendedorismo dentro de um determinado território. Esta nova definição tem implícita a inovação, considerada como reflexo de uma nova ideia e os clusters originários da concentração espacial das empresas utilizando a inovação aberta que combinam, intencionalmente, fluxos de conhecimento internos e externos, para acelerar a inovação interna e a expansão do mercado com o objetivo de utilizar inovações externas. Adicionalmente, apresentam-se vias de exploração, sob a forma de uma agenda de investigação futura, no sentido de colmatar as lacunas identificadas na literatura de referência. O segundo ensaio analisa a estrutura produtiva de Portugal e verifica a relação entre industrialização e produtividade. Fazendo uso de alguns instrumentos de análise da ciência regional, nomeadamente, indicadores de localização e especialização. Para além disso, é estimado um modelo threshold que testa o efeito da industrialização na produtividade. Os resultados mostram que as regiões: Alentejo; Algarve; Madeira; e Açores; denotam um grau de especialização superior no setor primário; ao passo que a região da Área Metropolitana de Lisboa apresenta um valor superior no setor terciário; e nas regiões: Centro e Norte; o grau mais elevado é o do setor secundário. Os resultados ditam uma relação estatisticamente significativa e positiva entre industrialização e produtividade. De igual modo, a diversificação, o termo de interação entre exportações e diversificação e as instituições de ensino superior mostram um efeito catalisador na produtividade. No terceiro ensaio, é considerada a influência da ambidestria organizacional e a inovação aberta nos outputs de inovação fazendo uso de dados secundários recolhidos a partir do Community Innovation Survey- CIS 2010, para uma amostra de 10.890 empresas industriais da União Europeia (EU) de média-alta e alta tecnologia, e 34.839 empresas industriais da União Europeia (EU) de média-baixa e baixa tecnologia. O modelo conceptual proposto foi testado fazendo uso do método de regressão extreme value/gompit e, os resultados mostram que quer a ambidestria organizacional quer a inovação aberta influenciam de forma positiva e significativa os outputs de inovação, ou seja, a inovação de produto, a inovação de processo, a eco-inovação, a inovação organizacional e a inovação de marketing. O quarto ensaio aborda os efeitos das práticas inbound e outbound da inovação aberta, bem como das políticas públicas sobre o desempenho eco-inovador de empresas de bioeconomia e não bioeconomia, usando dados secundários do Community Innovation Survey-CIS 2010, para uma amostra de países inovadores moderados. O modelo conceptual foi testado fazendo uso do método de regressão tobit multivariado sendo que as evidências empíricas permitem concluir que as práticas inbound, outbound e as políticas públicas influenciam de forma positiva e significativa a performance ecoinovadora das empresas em estudo. Finalmente, a partir dos resultados encontrados para os ensaios discutiram-se as implicações para as políticas públicas e para os empresários/gestores.
- Desempenho e avaliação dos árbitros e observadores dos árbitros de futebolPublication . Carvalho, Vítor Manuel Pereira de; Travassos, Bruno Filipe Rama; Esteves, Pedro Tiago MatosA presente tese teve como objetivos: (i) compreender o nível de concordância entre diferentes métodos de observação e avaliação do desempenho dos árbitros de futebol realizada pelos Observadores dos Árbitros; (ii) avaliar a relação entre os indicadores de desempenho dos árbitros de futebol e a sua avaliação num jogo de futebol; (iii) avaliar a influência de variáveis contextuais e situacionais na classificação dos árbitros de futebol de elite no decorrer de uma época desportiva em Portugal. Os resultados revelam relativamente ao primeiro objetivo: a) a existência de diferentes níveis de concordância no julgamento e avaliação do desempenho do árbitro face aos diferentes métodos observados; b) evidências que o método de avaliação ao vivo seguido de observação em vídeo parece ser o método mais ajustado para a melhoria da fiabilidade da observação realizada. Relativamente ao segundo objetivo: c) as variáveis, aplicação negativa das leis do jogo e trabalho em equipa, explicam cerca de 60% da avaliação do desempenho do árbitro de futebol. Na concretização do terceiro objetivo os resultados demonstram que: d) as variáveis contextuais revelam um efeito significativo sobre a classificação final, não se verificando efeitos significativos das variáveis situacionais, sobre a classificação dos árbitros, no final da época desportiva. Os resultados obtidos permitem uma melhor compreensão sobre o processo de avaliação do árbitro de futebol e das implicações das diferentes metodologias adotadas para a sua classificação. Mais pesquisas devem ser desenvolvidas, para compreender o impacto dos métodos aplicados, assim como identificar com maior precisão qual a influência das variáveis contextuais na avaliação/classificação no final do jogo, bem como no final de uma época desportiva, de um árbitro de futebol, com a finalidade de promover uma melhoria de desempenho e desenvolvimento da carreira do árbitro.