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- Villa Santa Teresa: Reabilitação da Quinta da CaneiraPublication . Branco, Ricardo dos Santos; Pinto, Luis Miguel de Barros MoreiraO presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta de reabilitação da Quinta da Caneira, uma quinta do século XVII, classificada como de Interesse Municipal no ano de 2002, título que lhe deu maior destaque e valor na comunidade. A quinta está localizada num espaço rural na freguesia da Murtosa, no distrito de Aveiro. As áreas rurais, como a do estudo, têm vindo a perder habitantes e a ver a sua população envelhecer cada vez mais e a um ritmo acelerado. Estas regiões não garantem oportunidades e rendimentos atrativos para a população ativa, que se vê obrigada a mudar para o meio urbano. O turismo surge como um setor com grande potencial de estímulo ao desenvolvimento destas zonas e, para sustentar as necessidades turísticas atuais, devem ser feitos investimentos, desde a reabilitação das casas e do espaço público, à preservação do património, e à criação de emprego, que consigam assegurar uma melhor qualidade de vida às populações e desenvolver os espaços, a sua economia, cultura e vida social. Pretende-se então intervir nesta quinta,- criando um conjunto de espaços que tentem dar resposta às necessidades da zona, na componente turística, através da criação de um hotel rural com um espaço para a realização de eventos.
- Mental illness stigma and attitudes toward professional help-seeking among college studentsPublication . Pombal, Nádia Pinto; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gama, Jorge Manuel dos ReisThis study analysed college students’ beliefs about mental illness and attitudes toward formal psychological help-seeking. The sample is composed of 282 students from the 1st and 3rd undergraduate years of Psychology, Sociology, Fashion Design and Sports Science courses at the University of Beira Interior. The majority of the sample (75.4%) is female, while only 24.6% are male, with a mean age of 20.04 years. The scales used were Inventory of Beliefs about Mental Illness (IBMI) and Inventory of Attitudes Toward Seeking Mental Health Services (IATSMHS), as well as a sociodemographic questionnaire. Results showed that females, 3rd year students and Psychology students have fewer stigmatizing beliefs about mental illness and more positive attitudes towards professional help-seeking. Moreover, there were statistically significant differences in beliefs and attitudes in terms of psychological support and familiarity with mental illness. We also glimpsed at the impact of the Covid-19 pandemic on students’ mental health and the change of opinions and attitudes toward mental illness among this population. Correlation analysis showed negative correlations between stigmatizing beliefs about mental illness and attitudes towards seeking mental health services. Finally, a cluster analysis identified two profiles of individuals that reflect different levels of stigma and help-seeking attitudes, associated with the sociodemographic variables. The conclusions obtained agree with the literature, as there are differences based on gender, academic year, course and familiarity with mental illness, concerning both stigma of mental illness and help-seeking attitudes. Therefore, this study can contribute to scientific research by providing some theoretical insights into the stigma of mental illness and help-seeking attitudes and their relationship with other relevant variables. Additionally, the identification of two profiles can help improve and adjust stigma reduction intervention programmes among this population.
- Funções de controlo executivo e a capacidade para o trabalho em enfermeirosPublication . Lopes, Patrícia Ferreira; Oliveira, Jorge Manuel da Costa; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaCom o objetivo de perceber a relação entre as funções de controlo executivo e a capacidade para o trabalho em profissionais de enfermagem, procurando concomitantemente controlar a possível influência de varáveis mediadoras de tal relação, como por exemplo, a idade, a influência de sintomatologia psicopatológica mais comum (ansiedade e depressão) e a realização de trabalho por turnos realizou-se este estudo. As funções de controlo executivo como a flexibilidade cognitiva ou o planeamento são fundamentais no auxílio da regulação do comportamento humano. O funcionamento eficaz destes processos cognitivos é fundamental para a realização quer das tarefas quotidianas quer da sua profissão. A capacidade para o trabalho por sua vez é importante na perceção do indivíduo no desempenho das suas funções. Então, este estudo contou com a participação de 93 profissionais de enfermagem com idades entre os 24 e 60 anos. Os instrumentos utilizados para avaliar as funções de controle executivo foram a Torre de Hanói-versão computorizada (avalia a capacidade de memória de trabalho, planeamento e resolução de problemas), e o Halsyead Category Test (flexibilidade cognitiva, raciocínio abstrato e memória de trabalho). Para avaliar a capacidade para o trabalho utilizou-se o Índice de Capacidade para o Trabalho. Por outro lado, para avaliar a presença de sintomatologia ansiógena foi o utilizado State-Trait Anxiety Inventoryversão estado e para avaliar a sintomatologia ansiógena e depressiva o Questionário Geral de Saúde (12). Com os resultados obtidos conclui-se que alterações a nível funções cognitivas executivas poderão prejudicar a capacidade para o trabalho. Por outro lado, acerca da variável idade verificou-se que com o aumento da idade há um declínio do funcionamento cognitivo executivo, no entanto, não há alterações nas correlações com a capacidade para o trabalho. Acerca da variável de sintomatologia psicopatológica mais comum (ansiedade e depressão) não se registam alterações significativas com o funcionamento cognitivo executivo e com a capacidade para o trabalho, no entanto, após análise isolada da medida de ansiedade, esta prejudica o funcionamento cognitivo executivo e na capacidade para o trabalho. Por último, no trabalho por turnos não se verificam alterações. Para concluir, este estudo pode impulsionar novas pesquisas dado os seus resultados chamando atenção para a implementação de programas que promovam a saúde ocupacional.
- Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino SecundárioPublication . Costa, Rodrigo Lopes da; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar o trabalho desenvolvido durante todo o estágio pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de escolas do Fundão. O primeiro capítulo diz respeito à Intervenção Pedagógica através da qual adquiri competências e experiência na minha formação enquanto docente e onde pude pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica. Neste capitulo é descrita a contextualização da escola e todo o processo de intervenção e reflexão junto de uma turma de 10º ano, uma do 6º ano, desporto escolar e direção de turma. O segundo capitulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário. Este estudo foi realizado junto de 58 alunos dos 3 anos de escolaridade que integram o Ensino Secundário, recorrendo às classificações oficiais lançadas em pauta dos alunos que integram a amostram, assim como a dados alcançados pelos mesmos nos testes do IMC, Vaivém e Flexões de Braços da bateria de testes do FITescola, sendo os dados utilizados referentes ao 1º e 2º períodos. Os resultados obtidos demonstram que aproximadamente 1 em cada 4 alunos se encontra classificado como obeso ou em situação de sobrepeso e que alunos que se encontrem dentro da zona saudável (ZS), em cada um dos 3 testes, apresentam mais sucesso escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física.
- Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto EscolarPublication . Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.
- Avaliação do Risco Familiar: Contributos para a validação da Entrevista Estruturada de Avaliação do Risco FamiliarPublication . Abreu, Gabriel Mendonça de; Santos, Diamantino José Figueiredo dos; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsA avaliação do risco de crianças e famílias é um processo extremamente complexo. Este tipo de avaliação ocorre em contexto forense, o que torna a qualidade da relação estabelecida entre o avaliador e o(s) entrevistado(s) particularmente sensível, determinando, por vezes, a qualidade da informação recolhida. A relevância da avaliação precoce nas situações negligência ou de maltrato por estas terem um impacto cumulativo severo na saúde mental das crianças, que pode comprometer o seu futuro. Neste sentido, o relatório da CAFCE, refere que 80,8% dos jovens que iniciaram o processo de medida tutelar educativa, tinham pendentes os Processos de Promoção e Proteção. Esta dissertação tem como objetivo contribuir para a validação da EEARF (2018) no contexto protetivo. A amostra forense foi constituída por 19 famílias assistidas pela segurança social e a amostra não forense por 10 famílias que não estejam nesta condição. A análise dos fatores de risco aponta os problemas legais, segurança social e família e parentalidade como fatores mais cotados. Quanto aos fatores de proteção, os itens mãe pós-adolescente, elevado envolvimento nas atividades, elevado nível de colaboração pais/avaliadores e mãe com o papel protetor são itens de maior frequência. As hipóteses que a amostra forense possui mais fatores de risco e que a amostra não forense possui mais fatores de proteção, foram aceites pela análise dos dados colhidos, demonstrando a adequada sensibilidade do instrumento. A matriz metodológica de análise de dados será de métodos mistos, tendo os dados tratados pela IBM SPSS Statistics versão 28 na parte qualitativa.
- Estudo do Índice de Violência/Bullying entre pares no Ensino SecundárioPublication . Fangueiro, Miguel Costa; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório e projeto de investigação são referentes ao estágio curricular, realizado na extensão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, integrante na Universidade da Beira Interior. Todo o processo abordado ao longo deste documento foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde se destacam as seguintes escolas: Escola EB 2, 3 João Franco e Escola Secundário do Fundão. Este documento está divido em dois capítulos, o primeiro é dedicado ao relatório de estágio, abordando o processo de ensino que se desenvolveu durante o ano letivo de 2021/2022. O segundo capítulo é referente ao projeto de investigação, onde é desenvolvida a temática “Estudo do Índice de Violência/Bullying entre pares no Ensino Secundário”. Para a execução deste projeto de investigação, foram usados questionários, anónimos, realizados por parte das turmas do grupo de estágio (10º CT2, 11º CT3 e 12º CTCSE). Estes questionários serviram para conduzir uma análise de estatística descritiva, sobre o índice de violência no Ensino Secundário. Resultados estes demonstrados no Capítulo 2, Investigação e Inovação Pedagógica.
- Abordagens Contemporâneas à Responsabilidade Social dos Designers: um olhar a partir da evolução da dimensão social no designPublication . Figueira, Mariana Costa Beber; Estêvão, Sara VelezEsta dissertação tem por objetivo o estudo da dimensão social dentro do design industrial. Tenciona-se compreender como o design social e os designers industriais contemporâneos podem ser agentes transformadores, atuando responsavelmente. A questão a ser respondida com esta investigação é a seguinte: “Como se pode caracterizar as dimensões da responsabilidade social dos designers à luz do pensamento contemporâneo sobre design?” O trabalho está dividido em três capítulos. Previamente em um primeiro momento temse a introdução, com o contexto, justificativa e objetivos, assim como questão da investigação, metodologia e a estrutura do trabalho. O primeiro capítulo contempla a análise diacrônica sobre o design industrial, com o objetivo de averiguar quais foram os pioneiros no que tange ao design social e os movimentos ligados ao mesmo. Em um segundo capítulo, são abordadas correntes do Design nas quais as preocupações sociais se tornam prevalentes, como Design Sustentável, Design Cidadão, Design para a Inovação Social, Design Ativista, Design Emergencial, Design Crítico e a Descolonização do Design. O terceiro capítulo é dedicado ao estudo e análise do design social e sua dimensão na prática profissional dos designers desde um passado recente até os dias atuais. O último momento consiste na conclusão, resultados e discussões e reflexões para investigações futuras.