Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Ciências da Comunicação"
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- Comunicação, Política e Grupos de Cidadãos EleitoresPublication . Coimbra, Diogo Filipe Alexandre; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA análise do sistema político e partidário Português não pode ser efetuada sem aprofundar o impacto da comunicação política nos processos eleitorais. De facto, a política socorre-se, cada vez mais, da comunicação para a transmissão da mensagem junto da opinião pública. A presente dissertação visa analisar a abertura do sistema partidário a movimentos e forças independentes do crivo partidário, refletindo a procura de uma maior abertura do sistema à participação dos cidadãos. O nosso objetivo passa por analisar a forma como os movimentos independentes se apresentaram a eleições, nomeadamente a forma como recorreram à utilização de cartazes eleitorais (outdoors) durante o período de campanha eleitoral nas eleições autárquicas de 2017. Os movimentos independentes têm ganho relevo em termos mediáticos e em termos de resultados eleitorais, pelo que importa verificar se o modelo de comunicação é similar aos partidos tradicionais ou se os movimentos independentes trouxeram algum aspeto inovador ao processo eleitoral. Recorremos à análise de conteúdo para apresentar este processo, demonstrando que a afirmação dos movimentos independentes é progressiva (atualmente a quarta força política nas eleições autárquicas) e com um perfil de continuidade face ao papel dos partidos políticos no sistema político.
- Planos da cidade: Geografias do cinema de PalmasPublication . Silva, Sérgio Ricardo Soares Farias; Penafria, Manuela Maria FernandesDesde o início da sua história, o cinema mantém uma relação intricada com as cidades. Territorialidades, paisagens e percursos urbanos coexistem tanto nos lugares “reais” como nas telas, o que nos conduz à perspectiva das Geografias de Cinema, campo no qual este trabalho se inscreve. Já não se trata apenas de questionar sobre as representações que a urbe recebe nos filmes, mas de investigar como os lugares imaginados por cineastas repercutem na identidade cultural dos lugares, ou seja, qual a capacidade do cinema em gerar experiência territorial. Para esta reflexão, o foco recai sobre as especificidades de Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, e do audiovisual que lá se tem produzido. Por um lado, temos uma cidade nova, construída ex nihilo como índice de modernidade, marcada pelo personalismo político e com uma narrativa impregnada de oficialismo e muito arraigada midiaticamente. Por outro, encontramos um pequeno cinema, em condição periférica, com poucos recursos para produção e circulação. No confronto entre estas realidades, busca-se entender se os realizadores locais preservam suficiente independência para sonhar uma Palmas e debater uma história e uma identidade distintas daquelas predominantes, por exemplo, na imprensa hegemônica. Ainda que precise recorrer ao contexto urbanístico, político e cultural da cidade, a argumentação promovida parte fundamentalmente dos filmes. Para tanto, realiza-se a análise fílmica de onze obras diversas, tanto em termos de formato e gênero quanto em condições e época de produção. Recorre-se também a entrevistas com alguns dos cineastas estudados, o que resulta em material de fonte primária a auxiliar nas análises. Estas ações visam contribuir para uma historiografia ainda muito escassa do audiovisual local, de forma a lhe dar visibilidade e, portanto, existência na cartografia cinematográfica brasileira.
- Processos Criativos no Som do Cinema Português ContemporâneoPublication . Gonçalves, Helder Filipe Marques Pereira; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespoO som, como é sabido, não é alvo de investigação frequente nos estudos fílmicos, em detrimento de outras áreas como a imagem ou a narrativa. Esta tese tenta aprofundar diferentes facetas da realidade sonora de filmes portugueses, assim como o modo como elas são criadas por diferentes intervenientes. Estas facetas produzem um certo efeito no espectador e contribuem para um sentido estético alargado do filme. Com bastante relevo é aprofundada na tese a importância do som acusmático e de como é importante em alguns filmes. O som engloba diferentes categorias e diversos modos de serem trabalhados e articulados com a imagem em movimento e a narrativa. Desde os diálogos ao som ambiente, passando pelos sons de ação e pela eventual existência de música, várias opções criativas vão sendo tomadas. A existência ou não de sons fora-de-campo, o controlo dos volumes, a inclusão de determinados efeitos ou texturas são alguns dos mecanismos a que os profissionais do som podem recorrer. Vários destes profissionais articulam-se de variadas maneiras por forma a levar o trabalho a bom porto. O contexto nacional é relevante para o modo como os produtores solicitam o trabalho dos profissionais do som. Embora enriquecido nas últimas décadas com o surgimento de profissionais especializados, o nosso país apresenta carências nalgumas áreas criativas, que o pequeno mercado não permite estimular. Uma certa tradição “artesanal” no trabalho de som permanece ligada a algumas das personalidades ainda no ativo. Diferentes gerações trabalham com o digital e com a espacialização sonora segundo variadas estratégias criativas. Entre elas temos o uso de um alargado número de pistas, a atenção à imagem e à escuta e a utilização do surround com vincados propósitos narrativos.
- A Retórica dos Afetos: O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de SousaPublication . Amorim, Francisca Gonçalves; Serra, Joaquim Mateus Paulo; Borralho, Maria Luísa Malato da RosaO paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do funcionamento e da eficácia retórica da emoção. No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de Marcelo Rebelo de Sousa. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura complexidade e não-inocência.
- Taxonomia para classificação de aplicativos noticiosos para smartphonesPublication . Empinotti, Marina Lisboa; Canavilhas, João Manuel MessiasEsta tese tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema taxonômico de classificação e avaliação de aplicativos noticiosos para smartphones, baseado nas funcionalidades e affordances por eles incorporadas. Após retomada histórica do Jornalismo Móvel e uma reflexão acerca do universo da comunicação móvel, suas características e consequências na contemporaneidade, a etapa de pesquisa aplicada acompanha 12 aplicativos jornalísticos de modo a reconhecer de que forma as funcionalidades do campo — tactilidade, nivelabilidade, opticabilidade, localibilidade e plasticidade — são apropriadas e as affordances que se manifestam em cada uma dessas características. É utilizado o aporte teórico da Teoria Ator- Rede (TAR) nas etapas observatórias, de modo a se obter embasamento para proposição de um sistema consonante com a realidade apresentada aos consumidores de informação nas mídias móveis. Apresenta-se, ao final, um sistema taxonômico único, em forma de tabela interativa, que pode ser aplicado aos estudos da área de forma integral ou fragmentada, de acordo com os interesses do pesquisador. Espera-se oferecer uma ferramenta que contribua para a consolidação do Jornalismo Móvel como subárea emergente do campo dos “estudos de jornalismo”, como sugere Satuf (2016), através da sistematização de suas investigações. Reconhece-se a dificuldade de toda e qualquer tipologia em abarcar adequadamente um determinado fenômeno, como o fazem Palacios e Cunha (2012), principalmente quando se refere àqueles rapidamente mutáveis, como os relacionados às tecnologias digitais, mas também como Pellanda et al. (2018), compreendemos que a dinâmica da mobilidade exige recombinações constantes de estratégias de investigação, desvinculando-se às formas de monitoramento da Internet desktop, já herdadas das mídias analógicas.
