Departamento de Artes
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Browsing Departamento de Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Design de Moda"
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- Acessórios transformáveis e sustentáveis: LudoriosPublication . Vale, Filipa Eliseu do; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosAo longo dos últimos anos os telemóveis/tablets, têm vindo a tornar-se a principal companhia das crianças, afastando-as essencialmente dos seus pais, fazendo com que vivam no mundo cada vez mais isolado e correr o risco de viver em função delas próprias. Esta dissertação pretende demonstrar como os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento, crescimento e educação dos mais pequenos, como os prepara para o seu futuro, pois através de muitas brincadeiras desenvolvem as suas capacidades de comunicação e raciocínio. Aprendem assim a conviver com os outros, desenvolvendo importantes competências a nível sociológico. O objetivo da presente investigação consiste em desenvolver uma coleção de acessórios transformáveis e sustentáveis, podendo ver a sua função básica alargada ao papel de brinquedos, o que permite aos pais interagirem com os filhos, estabelecendo uma ligação mais próxima com eles e como solução de minimização dos volumes que os pais habitualmente transportam quando se deslocam com os filhos para passear, almoçar, ir ao parque, entre outras atividades. O processo produtivo dos acessórios é feito da forma sustentável, menos poluente, e com materiais de menor impacto para o ambiente. Para a concretização do projeto, estudou-se como os jogos influenciam a educação, e como são importantes para o seu desenvolvimento enquanto ser humano, sendo fundamental uma primeira análise, em torno da história dos acessórios e também dos brinquedos. Os acessórios serão compostos por peças modulares, agilizando a substituição das suas componentes e é fundamental o recurso a materiais resistentes, impermeabilizados e sustentáveis. De modo a poupar no desgaste do material, as embalagens serão criadas de forma a fazerem parte do acessório. Os futuros utilizadores serão envolvidos numa perspetiva participativa de co-design, sob a forma de uma pequena amostra, testando os acessórios e contribuindo para possíveis reformulações dos protótipos intercalares.
- A Biotecnologia na transição para a moda sustentável: O potencial da celulose bacterianaPublication . Mota, Liliana Filipa Tavares; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Mouro, Cláudia Filipa DuarteVivemos num mundo que se desenvolve freneticamente e tem como consequência a aceleração industrial com impacto na evolução da sociedade, intensificando-se numa sociedade fortemente consumista baseada em produtos de fontes não renováveis. O facto de a indústria têxtil ser um dos setores determinantes para a poluição a nível mundial, tem sido alvo de grande debate nacional e internacional, refletindo-se na crescente preocupação do público consumista que atenta cada vez mais nos produtos que adquirem e que se preocupam com as alterações climáticas. Em consonância, as empresas têm investido cada vez mais em soluções que se aproximem mais das necessidades que o consumidor procura. Deste modo, a presente dissertação visa testar soluções mais ecológicas, transpondo-as para o nosso quotidiano, através de biopolímeros e biopigmentos biodegradáveis, obtidos de forma sustentável e que se têm revelado uma aposta determinante. É o caso da celulose bacteriana que tem sido utilizada em diversos projetos de design de moda, e a utilização de pigmentos naturais, a partir do cultivo de bactérias produtoras de pigmentos. Desta forma, o trabalho desta dissertação investigou a produção e utilização de celulose bacteriana e de pigmentos bacterianos, para a coleção Celubac Collection como uma alternativa para uma moda mais sustentável. Os resultados revelaram-se promissores no que respeita à obtenção de materiais e cores. Existem ainda muitas barreiras a ultrapassar, e alguns inconvenientes no que respeita a estas alternativas, mas a prova de conceito é conseguida. Não restam dúvidas de que, a par de tantas outras transformações quotidianas, a indústria da moda precisa de se modificar através de tecnologias inovadoras que possibilitam uma oferta aos consumidores com qualidade, e uma sensibilização para as preocupações ambientais.
- Moda, Contradição e EstereótipoPublication . Branco, Ana Margarida Rebelo; Moura, Catarina Isabel Grácio deA moda, sendo um reflexo do tempo, tem acompanhado o vestuário e a sua evolução ao longo dos anos. Nesta dissertação observam-se e analisam-se as principais mudanças que foram acontecendo na história da humanidade e o impacto que tiveram na sociedade, tanto a nível social como cultural e económico. Numa época particularmente caracterizada pela necessidade de mudança, chamar a atenção das grandes indústrias para as repercussões negativas do seu impacto torna-se particularmente premente. As constantes restrições à liberdade individual de que o nosso tempo ainda é testemunha, bem como a limitada representatividade e inclusividade que a indústria da moda denota, sublinham a urgência de uma melhor compreensão e reflexão sobre os estereótipos e contradições existentes e alimentados até aos nossos dias. É esse o principal propósito desta dissertação.
- Projeto “MIDU”: A Intervenção do artesanato numa coleção de modaPublication . Pinheiro, Micaela Alexandra Pinto; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaA moda sempre foi um ponto de partida para demonstrar sentimentos devido ao que é expresso nela. Peças artesanais são únicas, e estão cada vez mais em destaque no mercado. Todos os detalhes da produção são analisados metodicamente por serem feitos a mão. O fato de não serem industrializados, reforça a originalidade da peça, e ajuda ao meio ambiente. A proposta divulgada neste projeto aproxima o design, o artesanato e a sustentabilidade. Assenta na criação de uma coleção cápsula têxtil, que visa o desenvolvimento de 6 coordenados elaborados com técnicas sustentáveis, o upcycling e o zero waste, usando diferentes técnicas criativas e manipulações tridimensionais. O projeto que a seguir se apresenta tem como inspiração primordial a primavera, pretende-se demonstrar alegria, amor e muita cor. A coleção cápsula, intitulada de MIDU é composta por seis coordenados e subdividida em duas partes, a primeira que transcreve a primavera e a segunda que demonstra o amor. O enquadramento teórico deste projeto nestes domínios é justificado pela revisão bibliográfica, o que serve de suporte para a fase prática de forma a expor conceitos como o artesanato, criatividade, comunicação têxtil entre outos. O projeto foca ainda na preservação e sustentabilidade dos materiais e o uso de técnicas tradicionais e artesanais.
- Visagismo e a Moda: A moda vs a individualidade da pessoaPublication . Faria, Daniela Ramos; Miguel, Rui Alberto LopesAs pessoas procuram uma forma de prazer no vestuário sendo muitas vezes influenciadas por outros, o que faz com que não alcancem algo com que se identifiquem. Para isto ser percetível todo o contexto histórico relacionado com a moda precisa de ser analisado e posteriormente relacionar a moda com o conceito retratado, o visagismo. Pois é neste contexto histórico que analisamos influencias e estatutos muito marcantes das épocas, uma forma de afirmação perante a sociedade que resulta muitas das vezes em aspetos positivos e negativos. O vestuário assume uma função, é a partir dele que alguém se mostra como realmente quer, ou não, muitas vezes a mensagem que passamos nem sempre é a mensagem recebida. A imagem que temos influência aquilo que as outras pessoas pensam de nós, de modo que, para transmitirmos a imagem que desejamos utilizamos o vestuário como um instrumento e a moda como movimento que reflete signos. As roupas tornam-se assim uma forma de comunicação que não é verbal, porque o individuo passa-se a vestir para os outros e não para si. As pessoas passam por vários momentos de fragilidade que muitas vezes afetam a sua auto estima. A moda dita padrões que nem sempre são a melhor opção para resolver a falta de auto estima. É na identidade que as pessoas associam a personalidade, uma auto imagem que pode ser real ou a ideal, e são muitos os casos em que a pessoa seleciona diferentes produtos, a nível do vestuário, para diferentes ocasiões na tentativa de alcançar o caminho para a atitude e para o comportamento pretendido com a finalidade de atingir a posição social pretendida. Pretende-se com este trabalho evidenciar a relação do visagismo com a moda, com base no livro Phillip Hallawell – Visagismo integrado, identidade, estilo e beleza e em toda a pesquisa realizada. O modo como esta ferramenta vai influenciar a nossa perceção da moda e do vestuário, ajuda as pessoas a afirmarem o seu eu interior e exterior, e qual o impacto que tem no sistema tradicional da moda, são as questões a explorar ao longo desta investigação.