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Browsing Departamento de Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Design de Moda"
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- Alfaiataria Feminina na Atualidade: A Desconstrução do ClássicoPublication . Querido, Ana Isabel Marques da Silva; Miguel, Rui Alberto Lopes; Reis, Benilde Mendes dosAo longo dos séculos, a alfaiataria vai ganhando evidência, o que demarca a sua transformação em cada década com diferentes assinaturas. A sua produção advém do artesanal para a vertente de ser produzida em massa, o que interseta com o estudo desta dissertação, destacar a forma como a alfaiataria está a adaptar-se aos diferentes contextos de modelagem e silhuetas desconstruídas de modo a permanecer nas bases da alfaiataria tradicional. Neste sentido, em termos metodológicos, a investigação teve como propósito de efetivar o vínculo entre a dimensão teórica e reflexiva e a dimensão prática e criativa, a elaboração de uma timeline do processo de transformação da alfaiataria até aos dias de hoje; com um caso prático que consiste na desconstrução de um blazer clássico, que compreenderá os conteúdos anteriormente estudados. Entre os principais resultados do trabalho, destaca-se na alfaiataria, a personalização como um processo de transformação por meio de promover a sustentabilidade, e a desconstrução enquanto uma tendência. Porém, apesar da sua silhueta diferir, as linhas clássicas estão presentes por determinados detalhes. Numa sociedade ainda muito pautada pelo consumo, a qual cada vez mais anseia pela personalização de peças, parece-nos importante estudar a forma como podemos promover a sua consciência, a fim de distinguir as diferenças que possui na alfaiataria para continuar a sofrer mutações no futuro.
- O aliciante mundo da moda: Da teoria à prática profissionalPublication . Costa, Maria Inês Oliveira da; Grando, Rafaela Noro; Oliveira, RuiO presente relatório, subordinado ao tema “O aliciante mundo da moda - Da teoria à prática”, mais não é do que a descrição baseada na experiência profissional da discente Maria Inês Oliveira da Costa ao longo do seu estágio curricular, durante um período de seis meses, na empresa Sofia Godinho Fashion, Lda., para a obtenção do grau de Mestre em Design de Moda. Atualmente, é numa loja online que é levado à prática o comércio a retalho de bijuteria, acessórios de moda, vestuário e calçado, encontrando-se a Empresa sediada na cidade de Guimarães, distrito de Braga. No desenrolar do estágio, tal como irá surgir a oportunidade de constatar, a aluna recorre aos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico para implementar uma estruturação de fichas técnicas para a empresa de acolhimento. Posteriormente, Sofia Godinho Fashion, em parceria com a empresa Riopele, envolve a estagiária num projeto que visa proceder a implementação da digitalização de tecidos, cabendo a Maria Costa desenvolver funções de digitalização, edição e caracterização de tecidos através do programa DMIx© Cloud. Associado a este projeto, surgiu a necessidade de implementar o desenvolvimento de roupa 3D, no programa CLO. Os objetivos da estudante passam, então, por contribuir na implementação das atividades supracitadas, de modo a ajudar a combater as lacunas das empresas referidas e, dentro do possível, acrescentar-lhes valor, concedendo para isso, basicamente, uma visão pessoal a aplicar na indústria têxtil e do vestuário com enfoque num futuro próximo em que procura harmonizar comportamentos e/ou práticas com um maior sentido tecnológico, mais sustentáveis e também, de preferência, com efeitos mais positivos em termos económicos. Os resultados obtidos confirmam que o estágio curricular foi bem-sucedido, pois ambas as empresas aceitaram levar avante a implementação das atividades propostas.
- Analisar Tendências e Compreender a ModaPublication . Alves, Joana Gonçalves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoCom a evolução do espirito do tempo, pode ser observado que a estética do movimento Punk não se encontra tão vincada no século XXI. O movimento Punk foi uma manifestação sociocultural de insatisfação com a sociedade da época, que teve várias expressões nomeadamente na Música, Estética, Design e no Comportamento. Através das áreas Tendências, Moda e Branding pretende-se compreender este movimento e como foi impulsionado na sociedade num ponto de vista aplicado, procuramos entender a sua vertente estética na ótica da designer Vivienne Westwood – que teve um grande impacto na sua difusão e comercialização de vestuário com a estética do punk. Neste sentido é pertinente realizar uma análise à marca Vivienne Westwood com base nesse conceito. A análise foi efetuada a partir de uma triangulação de métodos (Análise de Tendências, Análise Visual e Análise de ADN) e deu origem a um projeto de produção de moda onde foi feita uma proposta de comunicação visual para amarca. Os dois objetivos que pautam esta investigação e cujos resultados estão expostos neste trabalho são: clarificar que tendências socioculturais se relacionam com a marca Vivienne Westwood e qual o contributo destas para a comunicação visual deste movimento; reafirmar o Punk na marca, através das tendências identificadas no movimento Punk e na marca Vivienne Westwood.
- A arte de salvaguardar os têxteis museológicos para o processo criativo do designer de modaPublication . Ferreira, Ester Fernanda; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e SilvaO vínculo com os têxteis é um dos mais antigos presentes na humanidade, sendo que no cenário da moda e no contexto histórico os têxteis e a indumentária tratam acerca da cultura material. Para salvaguardar esse património ainda é necessária alguma investigação sobretudo no que diz respeito à criação de um material voltado para embalagens e proteção de têxteis museológicos, devido aos riscos que estes artigos sofrem, em particular a contaminação por microrganismos que promovem a aceleração da degradação. Assim, o presente trabalho vem no sentido de contribuir para um melhor entendimento das práticas de conservação dos têxteis, e desenvolver novos materiais antimicrobianos como contributo tecnológico para a conservação de património museulógico potenciador de inspiração para o designer. Para o efeito, o trabalho desta dissertação faz inicialmente um levantamento bibliográfico acerca dos processos que causam a degradação de artigos têxteis, assim como as técnicas utilizadas na conservação preventiva e materiais. Sabendo da importância e da busca por melhorias na conservação de têxteis museológicos a par do conhecimento dos têxteis antimicrobianos mais adequados, objetiva-se formar um material à base de policaprolactona (PCL) e óleo essencial de Lavandula luisieri, como barreira de protecção antimicrobiana, na forma de um substrato não tecido, de modo a possibilitar a sua aplicação como protetores para têxteis museológicos, de forma sustentável. Assim, esta dissertação propõe-se a realizar um projeto de pesquisa que combine as áreas do design e da tecnologia, mantendo uma iniciativa que ajude a sociedade a salvaguardar e preservar os acervos têxteis por mais tempo para as gerações futuras.
- Artesanato como estimulador das práticas sustentáveis no design de moda: Bordados típicos portuguesesPublication . Santos, Juliana Cruz dos; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido pela aluna Juliana Santos durante o estágio na marca Béhen, de forma a obter o grau de mestre em Design de Moda. Este estágio de âmbito curricular vem consolidar os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior. O relatório tem como principal objetivo investigar a relação entre artesanato, práticas sustentáveis e design de moda, complementando com o registo do trabalho executado na Béhen. Para esse efeito, a pesquisa focou-se nos bordados típicos portugueses, que são elementos importantes para a marca. A Béhen é sediada em Lisboa e dedica-se à produção de peças de vestuário para mulher, homem e criança. O principal objetivo da marca é preservar as técnicas artesanais portuguesas, focando nos bordados tradicionais, assim como promover uma produção justa e sustentável. Neste relatório é apresentado detalhadamente o processo de criação da coleção “O Deus das Pequenas Coisas” para a estação Outono/Inverno 2023. Além do projeto principal, são apresentados outros desenvolvidos em paralelo durante o período de estágio. A vertente prática deste trabalho é fundamentada através da pesquisa e análise de conceitos integrados na temática “Artesanato como estimulador das práticas sustentáveis no design de moda: Bordados típicos portugueses”, recorrendo a estudos académicos científicos. Desta forma, o presente relatório de estágio visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento técnico-prático sobre a preservação e aplicação dos bordados artesanais no design de moda, contribuindo para a sustentabilidade da indústria.
- Artisan Fabrics For Slow FashionPublication . Moyano, Doménica Del Carmen San Martin; Miguel, Rui Alberto LopesFrom the production and sales cycle of various fashion products, the last few years have seen the emergence of fast fashion, a form of cheap shopping and garments that follow fleeting trends, but at the same time are manufactured on the premise of being short-lived. The project is developed in this environment, where it is believed that more environmentally friendly garments can be made. In addition, it is intended to be developed in more artisanal terms, starting from the weaving, with the aim also of testing or adding new techniques at the time of production. For this reason, the artisan loom has been chosen as a tool to produce the fabrics and, therefore, also the garment. As an introduction, the slow fashion and fast fashion markets will be analyzed to understand the contrast between the two. It will be conducted a review some of the history of looms and fashion brands that deal with sustainability and work with handmade fabrics. This will give us the knowledge to obtain a classic jacket that can be durable and that its processes respect the environment, and thus end up determining whether this form is successful for a purchase and sale different from what it is used today.
- Atelier Verónica Miranda - Moda e Comunicação: O uso de estratégias emocionais para atrair o consumidorPublication . Vidal, Daniela Santos; Reis, Benilde Mendes dos; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e SilvaO presente relatório, tem como objetivo principal divulgar a experiência profissional da aluna Daniela Vidal durante o estágio realizado no Atelier Verónica Miranda, especializado em vestidos de noiva, localizado em Barcelona, o estágio decorreu no período de janeiro de 2023 a julho de 2023. Este relatório visa também apresentar os principais objetivos estabelecidos inicialmente, e como a estagiária conseguiu alcançá-los com êxito. Esses objetivos foram definidos pela aluna, pela sua orientadora académica e pela sua tutora na instituição de acolhimento. Além disso, serão descritos os métodos e técnicas utilizados pela aluna ao realizar os projetos atribuídos, assim como as conclusões obtidas a partir deles. Pretende-se evidenciar a importância da componente prática para a formação profissional e, consequentemente, para a obtenção do grau de mestrado em Design de Moda. Teve-se como objetivo explorar e relacionar a temática "Moda e Comunicação: o uso de estratégias emocionais para atrair o consumidor" ao longo deste relatório. Considerando que as emoções são o ponto de partida para nossas ações, surge a necessidade de investigar os processos cerebrais envolvidos e compreender como o marketing, no contexto da moda, influencia a tomada de decisão dos clientes relativamente à compra. Para isso, procedeu-se a uma análise de artigos, livros e informações disponíveis, relacionadas com a temática, a fim de examinar conclusões existentes, controvérsias e contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. Procura-se ainda abordar a relação entre o icónico vestido de noiva e o casamento tradicional, explorando a história social e ideológica que o envolve ao longo dos séculos e a sua evolução consequente.
- Barreiras na Implementação da modelagem 3D na ITV: Caso de Estudo na DavionPublication . Cruz, Inês Lopes Mendes; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaA ITV – Indústria Têxtil e do Vestuário atravessa, atualmente, transformações complexas, exigindo por parte dos profissionais a adoção de métodos inovadores no processo produtivo das empresas, com o intuito de agregar valor aos seus produtos, aumentando a eficácia, eficiência e, simultaneamente, diminuírem o desperdício. O setor da modelagem segue a mesma tendência, dado o surgimento dos softwares de modelagem 3D, que auxiliam os modelistas e todos os envolventes do processo. A presente investigação pretende apresentar o tema em torno de uma análise relacionada com as barreiras que a indústria têxtil enfrenta na implementação de inovações tecnológicas no processo produtivo de uma empresa. O seu principal objetivo passa por identificar as barreiras mais comuns na implementação de softwares de modelagem 3D e, posteriormente, enumerar medidas para a minimização das mesmas, uma vez que o reconhecimento das barreiras que as organizações enfrentam na implementação de inovações tecnológicas, capacita-as a solucionar os problemas identificados no seu processo produtivo e permite instaurar no seio da mesma uma cultura de melhoria continua. Neste sentido, desenvolveu-se uma tipologia de entrevista semiestruturada aplicada num caso de estudo prático na empresa Davion- empresa de produção têxtil sediada em Oliveira do Hospital, com o intuito de questionar e analisar as barreiras que uma empresa com vastos anos de experiência no setor, enfrenta na adoção de novas inovações tecnológicas.
- O Belo na Filosofia: sua importância na construção da Arte e da ModaPublication . Alcantara, Ana Claudia; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosA presente investigação propõe uma análise teórica que percorre o campo da Filosofia para retratar o Belo na Arte e na Moda. Partindo do ponto que a Filosofia é uma disciplina que não busca respostas simples, mas sim uma compreensão mais profunda e crítica das questões fundamentais, segue-se essa vertente para aprofundar a investigação. A pesquisa inicia desde as primeiras menções acerca do Belo para compreender suas percepções até à contemporaneidade. Pois, a Filosofia estética que explora questões relacionadas à Beleza, Arte, apreciação do Belo e o julgamento estético, pode desempenhar um papel significativo na promoção de uma atitude crítica e reflexiva no campo da Moda. Sendo que o Belo pode incentivar a reavaliação dos padrões tradicionais de beleza que muitas vezes são perpetuados pela indústria da moda. Isso pode envolver questionar a aparência e a cultura que definem o que é considerado bonito e ampliar a visão de beleza para incluir a diversidade e a individualidade. A compreensão do Belo pela Filosofia tende a promover uma estética que valoriza o uso consciente e sustentável dos recursos, incentivando a criação duráveis, atemporais e de alta qualidade. Desse modo, a investigação direciona a atenção para a ética e a responsabilidade na indústria da Moda, incluindo a consideração dos impactos sociais e ambientais. A presente análise crítica irá se dedicar à importância existente entre a Moda e a Arte para essa construção do Belo no século XX. Esta temporalidade remete a observação e questionamento do que é beleza e como a modernidade trabalhou a desconstrução das estruturas a tanto tempo ditadas pela conceptualização do Belo. Para maior aprofundamento da investigação, foi realizado um estudo de caso geracional e multicultural, que consiste na coleta de informações por meio de entrevista entre mãe, filha e avó da mesma família. Os estudos foram utilizados para uma melhor análise acerca do Belo na Moda e Arte.
- A Biotecnologia e o Design de Moda Sustentável: Experimentações através de desperdícios alimentares e de óleos essenciaisPublication . Pires, Viviana Raquel Baptista; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Mouro, Cláudia Filipa DuarteA indústria têxtil é uma das mais poluentes no mundo da indústria, assumindo o papel de produzir 10% das emissões mundiais de carbono e 20% das águas residuais da Terra, mas com as novas gerações e a consciencialização das outras, a sustentabilidade está a tornar a moda ecologicamente correta, combatendo os perigos e as consequências ambientais. O designer de moda tem a responsabilidade significativa de demonstrar à sociedade a utilização adequada de novas alternativas. O presente estudo pretende demonstrar a importância da incorporação de alternativas amigas do ambiente como um fator distintivo único na indústria da moda, enquanto defende a conservação dos recursos naturais e promove os ideais de sustentabilidade. Um dos principais objetivos da indústria têxtil diz respeito à obtenção de uma produção sustentável baseada numa economia circular. Assim, nesta dissertação estudou-se o potencial de produção de pigmentos naturais, através de desperdícios alimentares, com recurso a técnicas ecológicas de extração, tendo em conta os seus benefícios como alternativa ecológica e medicinal. Com o intuito de desenvolver uma coleção simultaneamente ecológica e com efeito de aromaterapia, foram introduzidos óleos essenciais extraídos da lavanda, com fim terapêutico e aromático. Em conclusão, a investigação vertida nesta dissertação baseia-se em novas abordagens biotecnológicas para a sustentabilidade no design de moda, contribuindo para a inovação com novas estratégias ecológicas, respondendo aos requisitos e às normas ambientais exigidas, para uma indústria da moda, mais sustentável.