Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Peixes e Deuses: A condição humana em "Lifeboat", de Hitchcock
    Publication . Santos, Ana Leonor Morais
    Com a Segunda Guerra Mundial a decorrer, Alfred Hitchcock realiza um filme com uma notória mensagem política, de leitura aparentemente simples e imediata, ainda que não incontroversa. Diríamos que a densidade de Lifeboat não está aí. Juntando num salva-vidas oito náufragos, vítimas de um ataque de um submarino alemão, e um nono náufrago, capitão deste mesmo submarino, também afundado, o filme mostra-nos o confronto das personagens com questões éticas e de sobrevivência, e interpela os espectadores numa dimensão existencial. Partindo da exposição da vertente política, nomeadamente da forma como a Alemanha nazi e as Forças Aliadas surgem representadas, buscamos sobretudo os sentidos éticos descortináveis em personalidades tão diferentes quanto a de uma repórter interessada em fotografar a tragédia, um marinheiro “praticamente comunista” e um empresário “mais ou menos fascista”, e o sentido antropológico presente como elemento comum, porque afinal todos partilham a condição humana, que parece à deriva, que oscila entre a suspeita e a solidariedade, a esperança e a resignação, a fé e o cepticismo quanto à possibilidade de salvar o ser humano de si mesmo.
  • Uma nova ética para um novo jornalismo? Revisitando o imperativo da responsabilidade
    Publication . Santos, Ana Leonor Morais
    Se, por um lado, a realidade de uma nova forma de fazer jornalismo parece evidente e inquestionável, por outro lado, a necessidade de uma nova ética como correlato dessa nova realidade não se afigura com o mesmo grau de evidência e indiscutibilidade. Sendo verdade que há novas variáveis, como a predominância dos grandes grupos de comunicação social, e novas categorias, como a de webjornalismo, cujas implicações éticas importa avaliar, na realidade, os profissionais parecem considerar que as normas deontológicas existentes enquadram cabalmente as práticas jornalísticas. De facto, estas refletem princípios éticos fundamentais, transversais e intemporais, que poderiam ser coligidos sob o princípio da responsabilidade e que se direcionam para um imperativo da mesma ordem.
  • A Natureza da Acção. Elementos para uma neurofilosofia do agir
    Publication . Santos, Ana Leonor Morais
    Tentar compreender o ser humano é uma tarefa comum à filosofia e à ciência, ainda que ao intento comum raramente corresponda uma comunhão de respostas. Contrariando um paralelismo sem intersecções, esta obra procura afirmar a pertinência de uma abordagem dialógica que possibilite uma teoria completa da acção. Num enquadramento assumidamente naturalista, pretende-se que a natureza em nós não nos desprestigia ou diminui na nossa complexidade existencial. Ao contrário, ilumina alguma dessa complexidade ao mesmo tempo que instiga ao questionamento. Por isso, acompanhando o interesse da neurobiologia sobre questões tradicionalmente filosóficas, é feita uma incursão pela dimensão natural da acção num tríptico considerado essencial no que ao agir diz respeito: o querer, o sentir e o ser. Nessa incursão desvela-se um desenvolvimento simbiótico de estrutras neuronais e culturais, descobrem-se convergências científico-filosóficas aprioristicamente difíceis de supor, e criam-se as bases do que poderá ser uma neurofilosofia da acção.
  • Não basta abrir a janela: o trágico em "A janela de minha mãe"
    Publication . Santos, Ana Leonor Morais
    Objecto secular de reiteradas e constantes apropriações artísticas, a janela surge em "A janela da minha mãe", de Tiago Soares, representada na sua vasta simbologia e segundo distintas possibilidades metafóricas. Convocando-a para o título, dá-se-lhe, desde logo, um protagonismo consentâneo com o valor que detém no enredo, ao mesmo tempo que se incita o espectador a adentrar no filme por essa via. Por sua vez, ao acrescentar o complemento circunstancial de posse “da minha mãe”, Tiago Soares introduz um elemento disruptivo face à narrativa, cuja natureza enigmática não chega a desvanecer.
  • Ética na Comunicação em Saúde: O papel da assessoria de imprensa durante um surto de "Legionnela"
    Publication . Santos, Ana Leonor Morais; Giacomelli, Tâmela Medeiros Grafolin
    Em novembro de 2014 o concelho de Vila Franca de Xira foi o centro do maior surto de infecção por Legionella já visto em Portugal. O surto levou os principais veículos de comunicação social à porta do Hospital de Vila Franca de Xira, instituição de referência para o primeiro atendimento aos doentes. Nesse contexto, procuramos evidenciar, através da presente pesquisa, o papel da assessoria de imprensa em instituições de saúde e as reflexões éticas que o setor precisa enfrentar em uma situação de surto de doença. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos conceitos de ética na comunicação em saúde, assim como os conceitos de Bardin (1977) e Herscovitz (2007) para a análise de conteúdo que realizamos em um universo formado por 44 notícias, publicadas nos sites das três emissoras de televisão portuguesas (RTP1, SIC e TVI), nos meses de novembro e dezembro de 2014.