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  • Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizações
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Este estudo tem como objetivo principal apresentar as principais linhas norteadoras de um projeto de investigação centrado nas ações e estratégias das relações públicas nas empresas Embrapa/Brasil e Iniav/Portugal, à luz de diferentes doutrinas éticas. Descreve-se ainda criticamente o método e técnicas de pesquisa a utilizar - focus group, entrevista em profundidade, análise diacrônica e análise de conteúdo. Com este projeto de investigação procura-se entender como a ética das relações públicas perpassa a construção de ações de comunicação direcionadas para o público interno.
  • Comunicação dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Este artigo tem como objetivo destacar a importância das re- lações públicas para o estreitamento de laços, através do social media, entre a organização e o público-alvo. A metodologia adotada, análise de conteúdo, busca identificar as características dialógicas propostas por Kent e Taylor (1998, 2002) e Kent (2010). Conclui-se que a empresa brasileira Ponto Frio/Br adota de forma inovadora a comunicação dia- lógica como característica base de seu perfil, enquanto que a empresa Worten/Pt utiliza a rede social apenas como ferramenta comercial.
  • A ética profissional das Relações Públicas: uma análise comparativa dos códigos de conduta a partir do caso português
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Os códigos deontológicos são uma reflexão moral centrada nos deveres e direitos de uma profissão, que estabelecem as normas morais mínimas exigíveis à sua atividade. Neste artigo, debate-se a ética das Relações Públicas à luz dos códigos de conduta cunhados pelas associações profissionais de Relações Públicas. Na primeira parte do texto, analisam-se os principais códigos éticos internacionais de Relações Públicas, com o intuito de mapear os principais valores defendidos. Na segunda parte do texto, estreita-se a análise até ao caso português. Os códigos deontológicos das duas principais associações profissionais de comunicação — a APCE e a APECOM — serão alvo de análise de conteúdo comparativa, entre si e em relação aos valores previamente identificados nos códigos internacionais. Honestidade/verdade, lealdade, integridade, transparência, defesa da livre circulação de informação e enobrecimento da profissão são os valores e princípios-guia identificados nos códigos de Relações Públicas que, tanto a nível nacional como internacional, contribuem para a sua afirmação profissional.
  • Interfaces da comunicação com a Cultura. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas
    Publication . Gonçalves, Gisela; Martins, Tiago
    Centrando-se nos diferentes interfaces da comunicação com a cultura, ao longo deste livro são equacionadas temáticas próximas dos estudos de comunicação organizacional e de relações públicas, mas também, outros olhares mais transversais, que possibilitam outras reflexões sobre essas mesmas temáticas. Cultura e identidade organizacional, cultura local e internacional, storytelling, diplomacia, participação, design, produção cultural, organizações culturais, espaço público e participação, cultura do consumo e de media, são alguns dos eixos temáticos aqui discutidos, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros. Este livro constitui o 4º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
  • Quando o emissor é a mensagem: a comunicação de Marcelo Rebelo de Sousa nos incêndios de 2017
    Publication . Toniolo, Bianca; Gonçalves, Gisela
    Este artigo tem como tema a comunicação oficial de crise da Presidência da República Portuguesa (PRP) durante os incêndios florestais que aconteceram nos meses de junho e de outubro de 2017, conhecidos, respetivamente, como “tragédia de Pedrógão Grande” e “incêndios de outubro”. Os incêndios de 2017 foram os mais nefastos da história de Portugal e receberam uma grande cobertura dos média internacionais. Naquele ano, Portugal foi o país que mais sofreu com os fogos, de acordo com o relatório da União Europeia (2018), tendo sido responsável por, aproximadamente, 90% das mortes causadas por incêndios. O principal fundamento teórico do estudo é a teoria situacional de comunicação de crise (TSCC) (Coombs, 2007). Na TSCC, Coombs (2007) identificou as variáveis envolvidas numa crise e apresentou as estratégias de resposta mais adequadas a serem aplicadas a cada tipo de crise. Por meio do método da análise do discurso, descrevemos e comparamos a comunicação da Presidência da República Portuguesa na gestão dessas duas crises de origens semelhantes (incêndios florestais) separadas por apenas quatro meses (junho e outubro de 2017). A nossa intenção é contribuir para a compreensão das estratégias de resposta propostas por Coombs (2007) quando aplicadas a uma comunicação exclusivamente baseada no modelo de informação pública (Grunig & Hunt, 1984). A investigação concluiu que a PRP optou pela estratégia de gestão do significado (Coombs, 2015) com informações de ajuste e predominância das respostas reparativas primárias da categoria “reconstrução” e subcategoria “compensação”, produzindo a resposta adequada segundo a TSCC (Coombs, 2007). No entanto, observamos que a comunicação de crise da PRP para os incêndios de 2017 é um caso em que as características pessoais do emissor e as variáveis – responsabilidade pela crise, histórico da crise e reputação relacional anterior – foram mais relevantes para a comunicação de crise do que as mensagens propriamente ditas.
  • What ethics for governmental communication? Ethical issues on government public relations
    Publication . Gonçalves, Gisela; Santos, José Manuel Boavida dos
    As government is both a public and a political organization the goal of communication can thus be complex. Government communication balances between political marketing and the noble aim of government public relations – inform citizens and promote bidirectional communication. The aim of this article is to discuss the evaluation criteria of government communication, both theoretically and applied, based on the ethics of virtues. Instead of focusing the ethical analysis on the consequences of action (utilitarianism), or on a list of duties (deontological ethics), it is argued that the true foundation of moral life and ethical-political coherence lies in the character of the agent, be it the politician or the public relations professional. This argument is illustrated by a recent example of the communication from the Government of Portugal.
  • Introdução: a liderança, inovação e empreendedorismo do setor das relações públicas e da comunicação organizacional em Portugal e no Brasil
    Publication . Gonçalves, Gisela; Athaydes, Andreia Silveira
    Independentemente da sua área ou função, os profissionais estão cada vez mais sensibilizados parapensar e agir de forma empreendedora e inovadora, uma condição sine qua non para o sucesso das organizações. O empreendedorismo e a inovação requerem ainda outra competência, a liderança, concebida como a capacidade de sensibilizar e envolver pessoas para determinados objetivos ou metas. Centrando-se no trinómio inovação, empreendedorismo e liderança, e na sua relação estreita com a identidade e cultura organizacional, por um lado, e com as novas tecnologias digitais, por outro, tanto ao nível interno organizacional, como no relacionamento com os públicos de interesse, esta obra desafia-nos a refletir sobre a legitimação da profissão de relações públicas e do campo da comunicação organizacional. Este livro constitui o 5º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.
  • Novos Media e Novos Públicos: apresentação
    Publication . Gonçalves, Gisela; Lisboa Filho, Flavi
    A importância da construção de relações entre as organizações e os públicos em ambiente Web, está bem patente no conjunto de textos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros. Temas centrais no estudo das relações públicas e comunicação organizacional - visibilidade institucional, monitoramento digital, identidade e imagem organizacional, comunicação interna, auditoria de imagem, gestão de marcas, redes e interação – são re-visitados e equacionados face a um universo mediático cada vez mais fluido, dinâmico e multidirecional. Este livro constitui o 3º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
  • Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade
    Publication . Gonçalves, Gisela; Felippe, Angela
    Os textos que compõem este livro têm em comum a reflexão sobre a temática do desenvolvimento e da sustentabilidade. Tratam-se de temas incontornáveis no estudo das relações que hoje se estabelecem, continuamente, entre organizações e públicos, numa sociedade em rede e fortemente mediatizada. Inclusão social e digital, cidadania e participação, responsabilidade social e ambiental, são os principais conceitos que se cruzam e interpelam ao longo dos onze capítulos aqui reunidos, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros. Este livro constitui o 2º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
  • Os hospitais são nossos amigos? Um estudo sobre o papel do Facebook na comunicação dialógica das organizações hospitalares
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Alicerçado no paradigma dialógico das relações públicas, o objetivo deste capítulo é analisar a forma como as organizações hospitalares utilizam o Facebook para comunicar e construir relações com os seus pacientes e seguidores. Através de uma análise de conteúdo a perfis de Facebook, reflete-se sobre como os princípios dialógicos de Kent e Taylor são aplicados na gestão desta rede social pelos hospitais de Portugal. Especial atenção é dada à comunicação sobre o vírus Zika, de interesse público no momento da análise empírica. O estudo evidencia que os hospitais portugueses têm presença no Facebook, mas que não utilizam a rede social de forma dialógica nem para comunicar sobre temas atuais de interesse público. A originalidade deste estudo decorre da reduzida aplicação dos princípios dialógicos em redes sociais em estudos prévios, em geral, e no campo das organizações hospitalares, em particular.