Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barbosa Albernaz, Vinicius

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Reflexão teórica do estudo sobre a qualidade da democracia em portugal: a visão dos cidadãos
    Publication . Albernaz, V. B.
    A qualidade da democracia é, atualmente, uma das questões relevantes na Ciência Política. As perspectivas históricas e o estudo para o entendimento da qualidade da democracia em Portugal constituem o átrio da análise presente. A metodologia utilizada na presente investigação foi a revisão bibliográfica, técnica que propusemos aplicar tendo em vista a sua adequação e tradição para explicação do fenómeno abordado em questão. O material recolhido tem por base o estudo bibliográfico da obra A qualidade da democracia: a visão dos cidadãos de Pinto, Sousa e Magalhães (2013). Conclui-se que o debate sobre o papel da participação como avaliação da qualidade da democracia contemporânea não se limita ao campo teórico, mas se estende ao nível operacional subjacente ao discurso e à prática política. Esses aspectos são muito importantes na avaliação da qualidade das democracias.
  • Análise das características do discurso populista de Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras de 2018
    Publication . Albernaz, V. B.
    Este trabalho busca analisar as principais características da ascensão do populismo no Brasil, através do discurso político, nas eleições de 2018, do presidente Jair Bolsonaro e o seu impacto na sociedade brasileira. A metodologia utilizada na presente investigação se dá através da pes quisa teórica, exploratória com revisão bibliográfica e utilização do método de análise do dis curso de Vargas et al. (2018). Este trabalho divide-se em três grandes eixos, sendo apresentado: (1) o percurso crítico do populismo, (2) populismo e neopopulismo na América Latina e (3) as caraterísticas do populismo de Jair Bolsonaro no Brasil. O estudo leva-nos a concluir que o seu discurso se caracteriza fundamentalmente por um discurso político populista contemporâneo na América Latina
  • O papel do General Ramalho Eanes na consolidação da democracia portuguesa
    Publication . Albernaz, V. B.; Costa, Bruno
    O presente artigo centra-se em discutir e analisar o contributo do General Ramalho Eanes para a consolidação da democracia em Portugal, tendo presente o período pósrevolução de abril e os seus mandatos como presidente da república. A análise assenta no recurso a uma profunda revisão bibliográfica, num estudo com uma dimensão descritiva e qualitativa, facto justificado pela temática e pelos objetivos da investigação. O material recolhido tem por base a trajetória política de Ramalho Eanes, sendo que o período em estudo foi marcado por instabilidade política, económica e social, o que merece uma cuidada análise tendo em conta a influência do contexto no processo de tomada de decisão. Os resultados apresentados revelam que o general Ramalho Eanes desempenhou um papel fundamental na estabilização e consolidação do regime, sendo ator fundamental no processo negocial entre militares, partidos políticos e forças sociais que emergiram da revolução de abril.
  • Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital
    Publication . Albernaz, Flávio Barbosa De; Silva, Luiz Gustavo Martins Da; Albernaz, Vinicius Barbosa
    Os jogos eletrônicos podem ser entendidos como elementos socioculturais e digitais. Eles são capazes de proporcionar ensino, aprendizagem e experiência aos sujeitos que os apropriam nos vários espaços de socialização. Tendo como objeto o Game Minecraft, abordamos o desenvolvimento do jogo e da ludicidade como elementos socioculturais e digitais. Discutimos o modo como os jogos digitais podem ser apropriados no processo de ensino e aprendizagem. Enfatizamos, também, o potencial das metodologias ativas e problematizamos a aprendizagem significativa com games nas aulas de História. Concluímos que o uso do jogo digital em uma abordagem multiperspectivada apenas pode ser compreendido na medida em que se leva em conta a Educação Patrimonial e Digital. Esperamos contribuir para os estudos referentes às TDICs e suas aplicações, tanto na formação de docentes e historiadores quanto no ensino de História.
  • Parlamento dos Jovens
    Publication . Albernaz, Vinícius Barbosa; Costa, Bruno Daniel Ferreira da; Fernandes, Patrícia
    O presente estudo tem como finalidade abordar as experiências dos deputados jovens participantes no programa Parlamento dos Jovens de Portugal (PJP) (edição 2018/2019), bem como entender por meio de suas autoperceções o que os levaram a participar do programa. Deste modo, visa entender, quais os resultados dessa ação educativa na sua participação política, na sua formação cívica e no engajamento cívico. A metodologia envolve a aplicação de questionário contendo análises quantitativas e qualitativas, por meio de técnica de análise de conteúdo e de inferência estatística simples. Os resultados obtidos através das análises efetuadas apontam que a experiência dos deputados jovens através da participação no programa PJP desenvolveu a participação política cívica e democrática dos jovens, bem como colaborou na compreensão da vida política no parlamento, e consequentemente, desmistificou o funcionamento do parlamento ajudando-nos a compreender melhor este programa.
  • Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense
    Publication . Albernaz, V. B.; Benini, Edi Augusto; Salve, Guilherme
    Os programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento
  • Segurança, Defesa e a Paz: Educação para a Cidadania no Currículo Escolar em Portugal
    Publication . Albernaz, V. B.
    O presente estudo tem como objetivo refletir sobre quais as estratégias educativas para a educação e para a cidadania dos jovens voltadas para a segurança, defesa e a paz no ensino secundário em Portugal. Buscamos debater sobre as diferenças de adoção pedagógica entre um Estabelecimento Militar de Educação e um Estabelecimento Regular de ensino e refletir sobre a importância na adoção de uma Unidade Curricular-UC voltada para o ensino de Segurança, Defesa e Paz nos estabelecimentos regulares de ensino. Metodologicamente, a pesquisa resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental, visando delimitar os referenciais teóricos. Em seguida aborda as leis e diretrizes que legitimam a educação para a cidadania voltada para a segurança, defesa e a paz. Por último realiza a comparação dos planos curriculares das seguintes escolas: Colégio Militar em Lisboa e Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã.
  • Deus, Pátria e Família: Análise da propaganda política de António Salazar e Jair Bolsonaro
    Publication . Albernaz, V. B.
    Este trabalho procura analisar a doutrina Deus, Pátria e Família presente na propaganda política dos políticos António Salazar e Jair Bolsonaro e os seus impactos nas sociedades portuguesas e brasileiras. A metodologia utilizada na presente investigação faz-se através da pesquisa teórica, exploratória com revisão bibliográfica e utilização do método de comparativo entre a propaganda salazarista e a propaganda bolsonarista. Este trabalho divide-se em três grandes eixos sendo apresentado: 1 – propaganda política – conceitos chave, 2 – análise da propaganda política salazarista e 3 – análise da propaganda política de Jair Bolsonaro. No final do artigo, apresenta-se a ideia central acerca dos principais pontos entre a doutrina/propaganda salazarista e a doutrina/propaganda bolsonarista.
  • Parlamento dos jovens: programas, processos e experiências
    Publication . Albernaz, V. B.; Vieira, Maria Manuel
    O presente brief procura contribuir para a compreensão do funcionamento do programa Parlamento dos Jovens (PJ), o seu impacto no processo de educação/formação para a democracia e na participação política dos jovens. Com efeito, a participação neste tipo de programas poderá contribuir para a formação de cidadãos conscientes, politicamente ativos e interventivos nos processos democráticos, exercendo direitos e deveres da convivência em sociedade.