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| Dissertação | 3.56 MB | Adobe PDF | ||
| Anexo_1 | 617.38 KB | Adobe PDF | ||
| Anexo_2 | 17.57 KB | Adobe PDF | ||
| Anexo_2_a | 22.51 KB | Adobe PDF | ||
| Anexo_2_b | 35.8 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A vinda do Magalhães para a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico tem originado
alguma controvérsia. Entendemos que a vinda do computador para o contexto
pedagógico vem responder às necessidades exigidas pela sociedade do momento. A
escola do século XXI coloca-nos desafios múltiplos e complexos para os quais temos de
encontrar respostas eficazes quer no modo, quer no próprio tempo.
Devido à falta de hábitos familiares em leitura seja nos contos e recontos de
histórias, seja noutro tipo de leituras, foram-se criando distâncias entre a criança e os livros infantis. Este projecto visa recordar o mágico universo da infância, recuperando o gosto pelas histórias infantis, desenvolvendo, assim, a oralidade, a escrita e a compreensão, expressando as emoções e os sentimentos, a socialização e os valores morais.
A nossa dissertação procura valorizar os papel das narrativas e validar a
importância das TIC na sala de aula. Assim sendo, procuramos saber até que ponto os
alunos constroem recontos mais elaborados quando escutam uma narrativa lida pelo
professor, ou quando a lêem no “Magalhães”.
Concluiu-se, fazendo uma síntese dos dados obtidos, e reflectindo sobre a
importância do reconto, tendo por base a narrativa e o uso do “Magalhães”.
Description
Keywords
Promoção da leitura Literatura infantil
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior
