FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Beites, Patrícia Damas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem através da perspectiva filosófica dos afetos e dos erros: Um caminhar alagmático entre a matemática e a língua portuguesaPublication . Peel, Misleine Andrade Ferreira; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Beites, Patrícia DamasNossa tese consiste em alargar o conceito de aprendizagem por afetos e por erros, em matemática e em língua portuguesa; contribuindo, assim, para o campo teórico interdisciplinar entre a educação matemática e a educação linguística, e promovendo, ainda, uma experimentação profícua do conhecimento, especialmente através da filosofia deleuziana. A aprendizagem é um processo complexo e múltiplo; muitos dos que passam pelo processo de escolarização não conseguem se manifestar de forma crítica, autônoma e livre nas experimentações cotidianas dos aspectos sociais, políticos e econômicos de suas vidas; percebemos que, em muitas ocasiões, esses problemas advêm da ausência de afetos positivos no ambiente educacional, e, a partir disso, desenvolvemos as seguintes questões de investigação: Como o erro afeta os sujeitos em processo de aprendizagem no ambiente escolar e em suas futuras escolhas profissionais? Como a relação afetiva com a matemática e com a língua portuguesa pode reterritorializar a aprendizagem, transformando-a em uma potência positiva? No processo de aprendizagem, existe diferença entre os gêneros masculino e feminino nas relações afetivas com a matemática e com a língua portuguesa? Para subsidiar nossas respostas, promovemos um agenciamento entre autores como Deleuze, Guattari, Spinoza, Freire, Cury e Sen; dentre outros que constituíram nossos agenciamentos teóricos rizomáticos sobre a aprendizagem. Para endossar esta pesquisa, fizemos estudos de casos múltiplos, utilizando, como instrumentos para a triangulação dos dados, entrevistas semiestruturadas, questionário e análise documental. Foram entrevistados oito estudantes que cursam o ensino médio. Dentre eles, quatro estudantes com sucesso escolar nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, e quatro com baixo rendimento acadêmico nessas disciplinas, todos de escolas públicas. Um total de 94 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, de onze escolas, responderam ao questionário online, no ano letivo de 2021. E, por fim, fizemos uma análise dos documentos a partir do estudo e da reflexão sobre os dados do resultado de uma avaliação externa, PISA, de 2018; para verificar alguns aspectos que a teoria contempla e para possibilitar respostas aos nossos questionamentos investigativos. A maior parte dos estudantes que participaram deste estudo consideram que os erros trazem afetos negativos, afirmando, contudo, que continuam tentando resolver os problemas, não desistindo do processo; maioritariamente concordam, ainda, que o modo como se saem na escola influencia nas suas escolhas profissionais. Encontramos, ainda, uma grande importância dada ao professor no processo educacional. Concluímos, a partir dessa investigação, que é necessária uma metamorfose afetiva no processo de ensino e de aprendizagem, entendendo e valorizando o poder dos afetos, dos encontros e dos devires. Precisamos, dessa forma, de uma visão íntegra sobre os sujeitos, sobre o processo de ensino, sobre as experimentações da aprendizagem e sobre as variáveis que incidem nesse processo.
- Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a metodologia investigação-açãoPublication . Azevedo, José Manuel Monteiro Lopes de; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Beites, Patrícia DamasA implementação do Processo de Bolonha tem vindo a colocar vários desafios às instituições de Ensino Superior europeias, impondo uma mudança de paradigma. Esta mudança implica a alteração da forma de avaliar os alunos, com um foco nas avaliações contínua e formativa, catalisadas pelo e-assessment. Esta tese apresenta o processo de implementação de uma estratégia de e-assessment utilizando testes com questões de escolha múltipla (QEM), implementados no Moodle. Esta estratégia foi executada de modo a permitir a utilização de avaliação contínua sumativa em unidades curriculares (UC) de Matemática numa instituição de Ensino Superior, em turmas com um número elevado de alunos, sendo por isso difícil de implementar. Foram objetivos deste trabalho: perceber como o e–assessment pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem; definir boas práticas para o desenvolvimento de QEM na área da Matemática; e descobrir formas adequadas de análise das QEM de modo a fomentar uma avaliação tão justa quanto possível. O estudo foi conduzido entre 2008 e 2014, utilizando como metodologia a Investigação–Ação (IA), a qual incluiu três ciclos. O 1.º ciclo consistiu, principalmente, no desenvolvimento de um banco de QEM utilizando o Moodle, com a implementação de testes para avaliação formativa por meio de trabalhos de casa. O 2.º ciclo de IA consistiu na implementação de testes com QEM para avaliação contínua sumativa, fora do ambiente de sala de aula. O 3.º ciclo consistiu na extensão da implementação dos testes com QEM para avaliação contínua sumativa em ambiente de sala de aula. As mudanças nas práticas educativas foram identificadas utilizando entrevistas aos docentes e um questionário aos alunos. A qualidade das questões foi aferida com recurso a técnicas específicas. Verificouse, em termos gerais, uma melhoria nas classificações académicas dos estudantes nas UC em estudo ao longo da investigação, assim como um aumento na sua assiduidade às aulas e na valorização dada a um estudo regular. Quanto aos docentes, além da promoção do trabalho em equipa, foi referida a melhoria na forma como elaboram QEM e maior atenção sobre a forma como lecionam. Assim, a implementação desta estratégia de e-assessment pode ser considerada um sucesso, nomeadamente por ter permitido dar uma resposta adequada às necessidades inicialmente identificadas, de implementar avaliação contínua sumativa de forma adequada com um número elevado de estudantes.
- Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativoPublication . Romão, Freud; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Beites, Patrícia DamasA investigação aqui relatadaé um estudo teórico-analítico, de caráter crítico-dialético, motivada pelasentida falta de um fundamento teórico-conceitual específico para embasar a formação de professores no espaço produzido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.Estevazioresulta em dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente, reduzindo-os ao aspeto prático-instrumental. A investigação surgiu da nossa vivência como Coordenador de três espaços PIBID, nos quais identificamos potencialidades na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e colaboradores para fundamentar o trabalho nesses espaços. Contudo,em função da complexidade e abrangência da THCe das especificidades do espaço PIBID, foi necessária uma investigaçãodirecionada, primeiro, aanalisar, identificar e explicitar a essência do espaço PIBID; segundo,a analisar e explicitar no conjunto da THC os conceitos e definições relacionados com asparticularidades deste espaço. O métodoadotado foi o histórico-dialético, tendo como técnica de investigação a pesquisa bibliográfica. As fontes foram os registos do período de vivência, os resultados de investigações acerca do espaço PIBID e as obras dos autores da THC. O fundamento teórico-epistemológico está assente no materialismo histórico dialético. Sustentamos a tese da potencialidade da THC para fundamentar a formação de professores nos espaços PIBID. O principal argumento é o facto de a THC ser formada por um conjunto concatenado, coerente e coeso de conceitos e definições possíveis de serem relacionados com as especificidades da formação e do trabalho docente realizado no espaço PIBID.Como resultadosapresentamos os conceitos de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD) edeTrabalho Docente Formativo,como superação dialética das dicotomias, propondo, assim, um quadro teórico-conceitual para fundamentar a formação docente no contexto do EEFD.
- A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador MatemáticoPublication . Brito, Claudenice Cardoso; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Beites, Patrícia DamasEste estudo teórico, de caráter crítico-dialético, foi motivado pela falta de um fundamento teórico-concetual específico para embasar a formação do Alfabetizador Matemático, devido à ausência de uma formação inicial prevista nos currículos dos cursos de Pedagogia no Brasil. A investigação surgiu da nossa atividade como professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Identificámos que a falta de um aporte teórico dificultava a formação inicial do Alfabetizador Matemático, por isso buscamos identificar as potencialidades da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vygotski e colaboradores. Devido à abrangência da THC e ao caráter singular do trabalho docente do Alfabetizador Matemático no contexto da alfabetização, primeiro foi necessário um estudo direcionado a analisar, identificar e explicitar, a partir de estudos sobre as dificuldades do pedagogo na sua formação inicial em Matemática, a essência dos obstáculos relacionados ao Alfabetizador Matemático, o conceito deste e a especificidade da sua atividade de ensino. Posteriormente, foi necessário analisar e explicitar, no conjunto da THC, os princípios relacionados à singularidade do seu trabalho docente no contexto da alfabetização. O método adotado foi o histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica foi a técnica de investigação. As fontes são constituídas por estudos que tratam das dificuldades matemáticas do pedagogo na graduação e as obras dos autores da THC. Defendemos que os princípios da THC e teorias relacionadas têm potencialidades para subsidiar a formação inicial do Alfabetizador Matemático. Com efeito, a THC é formada por um conjunto de princípios e definições, que se relacionam com as especificidades da formação e do trabalho docente realizado pelo Alfabetizador Matemático. Como resultados: apresentamos o conceito de Alfabetizador Matemático; explicitamos a sua atividade singular no contexto da alfabetização; indicamos que a sua formação requer não só o conhecimento da dimensão de conteúdos específicos, mas também de outras dimensões, que constituem o trabalho docente e, principalmente, o conhecimento de como alfabetizar. Como superação, indicamos um quadro teórico-concetual, no qual estão inscritas as dimensões do trabalho docente.