FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito
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Browsing FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito by Author "Mancelos, João de"
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- Blinded by the Light (2019), de Gurinder ChadhaPublication . Mancelos, João deEste texto constitui uma recensão à comédia musical Blinded by the Light/O poder da música (2019), da realizadora de origem indiana Gurinder Chadha. O enredo foi inspirado na autobiografia Greetings from Bury Park: Race, Religion, Rock’n’Roll (2010), do jornalista Sarfraz Manzoor. O filme ilustra o desenvolvimento identitário de Javed Khan, um adolescente de origem paquistanesa, a viver na cidade inglesa de Luton, na década de oitenta. Aspirante a escritor, Khan encontrou na obra musical de Bruce Springsteen uma inspiração e um sentido de vida. Foco aspetos como a crise socioeconómica durante o Thatcherismo, a discriminação étnica na sociedade britânica e as dificuldades na comunicação intercultural.
- Charles Foster Kane: Um narcisista com o Mundo a seus pésPublication . Mancelos, João deO protagonista do filme Citizen Kane/O mundo a seus pés (1941), de Orson Welles, é uma das figuras que melhor encarnam o narcisista. Charles Foster Kane constitui o epítome do homem que sonhou demasiado alto, ascendeu ao estrelato e, no término da vida, sofreu a queda. O seu comportamento exibe caraterísticas típicas da perturbação de personalidade narcísica: acalenta sonhos de grandeza; detém uma imagem auto-idealizada; demonstra falta de empatia; mantém um desejo constante de admiração, etc. Nesta comunicação, o meu objetivo reside em analisar o clássico de Welles na perspetiva do narcisismo. Para tanto, recorro a estudos sobre este transtorno de personalidade, ao filme e à opinião de diversos ensaístas.
- Em chamas: Um conto de Haruki Murakami, um filme de Lee Chang-DongPublication . Mancelos, João deO filme Burning (2018), do realizador sul-coreano Lee Chang-Dong, adapta o conto «Barn Burning», publicado na antologia The Elephant Vanishes (1993), de Haruki Murakami. Neste artigo, examino as estratégias de adaptação seguidas por Chang-Dong, relativamente a quatro categorias narrativas: personagens, enredo, espaço e tempo. Deste modo, desejo contribuir para uma reflexão acerca da dialética entre a linguagem literária e a audiovisual, a proximidade e o contraste entre ambas, os desafios da adaptação e o poder da criatividade.
- Fui quase todas as mulheres de Modigliani, de Graça PiresPublication . Mancelos, João deRecensão à obra Fui quase todas as mulheres de Modigliani, de Graça Pires, na perspetiva da intertextualidade exoliterária (a poesia e a obra do célebre pintor).
- Job e a comédia do sofrimento em A Serious Man (2009), dos irmãos CoenPublication . Mancelos, João deO filme A Serious Man (Um homem sério) (2009), de Joel e Ethan Coen, pode ser interpretado como uma paródia engenhosa e irreverente ao Livro de Job. No espírito da intertextualidade exoliterária e dos estudos comparatistas, o meu objetivo é estabelecer semelhanças, diferenças e relações entre a parábola bíblica e esta película. Analisarei as categorias narrativas do tempo e do espaço, a figura do protagonista, os principais eventos e a mensagem. Para tanto, recorro a entrevistas concedidas pelos irmãos Coen, a ensaios de cinéfilos e de teólogos e à teoria da intertextualidade.
- O mar do Sertão tem ondas de eternidadePublication . Mancelos, João deApresentação do guião do filme "A história da eternidade", do roteirista e realizador brasileiro Camilo Cavalcante, enfatizando o espaço e a população de uma localidade rural.
- Medos profundos: A criação de terror em ‘The Man in the Black Suit’, de Stephen KingPublication . Mancelos, João deStephen King é um dos escritores norte-americanos mais populares, nos géneros do terror, sobrenatural e fantasia. Neste artigo, pretende-se enumerar, exemplificar e analisar os mecanismos empregues por King para apavorar o leitor, no conto “The Man in the Black Suit”. Focar-se-ão aspetos como o narrador autodiegético, o lugar isolado, as personagens antagónicas da criança e do arquetípico demónio, e a estrutura do enredo. Metodologicamente, recorre-se a diversos especialistas na obra de King e, naturalmente, à opinião crítica do autor do artigo. Os resultados provam que, no texto analisado, King combinou, com êxito, diferentes técnicas de escrita criativa, relacionadas com o uso do espaço, o significado simbólico das personagens e o suspense crescente, para proporcionar ao leitor uma experiência realista e assustadora. Em conclusão, trata-se de uma pequena obra-prima no género de terror, suscetível de continuar a magnetizar o interesse da comunidade crítica e literária no futuro.
- Um muro no meio do caminho, de Julieta MonginhoPublication . Mancelos, João deRecensão ao romance Um muro no meio do caminho, de Julieta Monginho, baseado na experiência da autora como voluntária num campo de refugiados em Chio, na Grécia, em 2016, mas nimbado pela ficção. Neste breve texto, foco, sobretudo, as estratégias narrativas utilizadas por Monginho: a) um introito motivador em cada capítulo; b) a associação de cada personagem a um objeto pessoal significativo; c) as pequenas entrevistas, onde os refugiados ou os voluntários confidenciam à voluntária portuguesa os receios e expetativas; d) a estrutura de “composite novel”, constituída por numerosas crónicas de amor, luto e sobrevivência. O resultado é um romance humanista, verosímil e interventivo.
- My Dark Vanessa, de Kate Elizabeth RussellPublication . Mancelos, João deNesta recensão, analiso o romance My Dark Vanessa, da escritora norte-americana Kate Elizabeth Russell, focando estratégicas narrativas como o uso do suspense, o recurso à narradora não fiável, a alternância cronológica entre passado e presente. Para escorar o meu estudo, cito exemplos dos principais passos do enredo e comento-os.
- Ninguém escapa aos seus demóniosPublication . Mancelos, João deNeste ensaio, abordo as principais estratégias narrativas usadas para gerar suspense na longa-metragem noir Cape Fear/O Cabo do Medo (1991), de Martin Scorcese. Para tanto, destaco: a) o recurso a um inimigo formidável; b) os diálogos tensos; c) o afunilamento do espaço; d) o crescendo de suspense; e) o clímax de ação e emocional. O meu objetivo é, analisando passos exemplificativos do filme, mostrar como estas técnicas ajudam a criar um remake de qualidade. Para tanto, recorro ao filme, à minha opinião e a diversos estudos acerca do suspense numa narrativa cinematográfica.
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