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- Utilização de técnicas de imagem na seleção de pacientes candidatos a trombólisePublication . Rodrigues, Sara Beatriz Lopes; Álvarez Pérez, Francisco JoséO acidente vascular cerebral isquémico é uma causa de elevada mortalidade e morbilidade em Portugal. Caracteriza-se pela súbita perda de fluxo sanguíneo numa determinada área do cérebro resultando em défice neurológico correspondente. Pode ter várias causas, nomeadamente embólica ou trombótica. O tratamento preconizado, no caso de estarmos perante um acidente vascular cerebral isquémico, é a recanalização do vaso afetado, que pode ser obtida através da trombólise, se esta for possível, até às 4.5 horas, ou através de trombectomia até às 6 horas após início de sintomas. No entanto, muitos pacientes chegam ao hospital depois desta janela terapêutica. Se houver a possibilidade de estender a janela terapêutica, por mais tempo, a o número de pacientes aptos a usufruir de tratamento aumentaria. Evidências recentes sugerem que é possível estudar a penumbra ou a evolução da lesão isquémica através de técnicas imagiológicas, e assim, avaliar a possibilidade de se estender o tempo permitido para ingressar na trombólise. O objetivo desta monografia é reunir e analisar estudos que mostram a viabilidade da recorrência a técnicas de imagem para selecionar pacientes candidatos a trombólise mesmo ultrapassadas as 4.5 horas após última vez vistos bem. Medscape, PubMed, Direção Geral da Saúde e American Heart Association/American Stroke Association, são as plataformas que servem de base a este estudo. Ensaios clínicos que têm vindo a surgir, trazem esperanças para o tratamento trombolítico tardio. Perante pacientes que acordam com sintomas, ou cuja janela terapêutica foi ultrapassada, é possível recorrer a imagiologia para averiguar a viabilidade de trombólise.
- O lugar da mulher no comentário desportivo na televisão portuguesaPublication . Moreira, Leonor Baptista; Sá, Sónia Manuela Martins deProcurou-se neste estudo perceber se se verifica a igualdade de género no comentário desportivo da televisão portuguesa. Com efeito, analisamos, num arco temporal de cinco meses, a participação das mulheres neste género de comentário televisivo e respetivas alterações durante este período. A relevância do tema justifica-se face à escassez de estudos sobre o objeto de estudo em análise. Veremos que, em Portugal, nos cursos de Jornalismo e similares as mulheres são em maior número que os homens. Tal não impede que nas redações da área de desporto da televisão em Portugal quem domina ainda sejam os homens. Foram analisados os programas de comentário/análise desportiva dos canais televisivos SICNotícias, TVI24 e CMTV e efetuadas entrevistas semiestruturadas a profissionais da área. A atenção centrou-se, por um lado, na verificação, à luz dos estudos de género, dos programas, os seus convidados e os temas discutidos, e, por outro, na avaliação de uma hipotética discriminação das mulheres em ambiente de redação desportiva. Com base na análise dos referidos programas e das entrevistas, procurou-se dar resposta às questões de investigação. Uma das conclusões que resulta do estudo é que existe uma desigualdade de género evidente e muito significativa nos programas de comentário/análise desportiva da televisão portuguesa, ainda que as/os profissionais entendam que, na atualidade, não vislumbram discriminação por género, essencialmente, nas editorias.
- Associativismo Local: Políticas Culturais de Ação LocalPublication . Pinto, Salete dos Santos Martins; Monteiro, Alcides AlmeidaA presente dissertação aborda questões como o associativismo local, as políticas culturais de ação local e o desenvolvimento local. O seu objetivo é perceber se as políticas culturais de ação local, desenvolvidas no âmbito do associativismo cultural contribuem para o desenvolvimento e influenciam de forma positiva, neste caso em particular, o concelho da Guarda. Face à temática mencionada, serão apresentados alguns conceitos de cultura enquanto herança cultural acumulada ao longo dos anos e que cada indivíduo agrega. A pesquisa assenta também numa abordagem histórica do conceito, e dos procedimentos de políticas culturais europeias, nacionais e autárquicas enquanto modo de relação particular entre cultura, poder local e a esfera cultural das associações. Entender os processos de desenvolvimento local no âmbito da cultura, implica identificar uma diversidade de situações associadas às políticas delineadas a nível da política da autarquia e desenvolvidas no seio das associações culturais do concelho. Com base nestes objetivos, a metodologia adotada teve como suporte uma abordagem qualitativa de análise temática. Quanto à técnica de recolha de dados, para tentar perceber como são planeadas e aplicadas as políticas culturais pelo poder local, a mesma consistiu-se na realização de uma entrevista ao Senhor Vereador do Pelouro da Cultura do Município da Guarda, e do mesmo modo, se procedeu com as associações culturais locais, com mais destaque a nível cultural e artístico, em que foi solicitada uma entrevista a dirigentes ou colaboradores com mais envolvimento cultural nas coletividades. O material recolhido permite caracterizar as políticas culturais do concelho e possibilita conhecer os contributos que estas têm dado em termos de cultura e de desenvolvimento local. Indica, principalmente, que as associações culturais devem ser compreendidas como potenciais parceiros para o desenvolvimento local.
- Perfil das Intoxicações no serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, E.P.E.Publication . Bettencourt, José Nelson; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Caldeira, Maria do Carmo Gama; Soares, Sofia Pires SeixoO presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro é referente à vertente de Investigação, o segundo à experiência profissionalizante em Farmácia Hospitalar e o último à experiência de estágio em Farmácia Comunitária. O capítulo I representa um estudo retrospetivo realizado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, tendo como objetivo traçar o perfil de intoxicações clínicas no Serviço de Urgência do referido hospital. Este estudo visa a melhoria da qualidade dos atendimentos nos episódios de urgência devido a intoxicações e adicionar informação sobre esta temática à nível nacional. Durante o ano de 2018, o Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, registou 526 episódios de possíveis intoxicações em adultos. Da amostra analisada, 66,5% da população era do sexo masculino. A idade média dos intoxicados foi de 42,42 (±15,81) anos. Os indivíduos eram maioritariamente portugueses, residentes no concelho do funchal. As admissões demostraram maior prevalência nos meses de verão, ao fim de semana e entre as 17 e as 02:59 horas. A maioria das intoxicações foram de índole alcoólica (56,7%), seguida das voluntarias (35,9%). O principal agente tóxico envolvido nestes episódios foi o álcool (58,7%) seguido dos fármacos (9,3%), nomeadamente as benzodiazepinas. O tempo médio de permanência no Serviço de Urgência foi de 09:34 horas. Em 42% dos casos ocorreu abandono do Serviço de urgência e em 41,1% dos intoxicados tiveram alta médica. No Capítulo II é descrita a minha experiência durante o estágio curricular em Farmácia Hospitalar, que decorreu entre os dias 16 de setembro e 08 de novembro de 2019, no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, sob orientação da Dra. Maria Olímpia Fonseca. Esta experiência prática permitiu contactar com a realidade hospitalar, sendo que pode acompanhar a atividade farmacêutica nos diferentes setores que constituem a Farmácia Hospitalar. No Capítulo III encontra se descrito o estágio curricular desenvolvido na Farmácia do Carmo, no Funchal, realizado entre os dias 11 de novembro e 24 de janeiro, sob orientação do Dr. Duarte Castro. Durante este período, tive a possibilidade de acompanhar o funcionamento da farmácia e acompanhei o papel ativo dos farmacêuticos no ambiente de farmácia Comunitária.
- Guia para o desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em micro e pequenas empresasPublication . Leocádio, Daniel José Plácido; Coelho, Denis Alves; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaO foco da presente dissertação é um grande grupo de empresas nacionais. É de conhecimento público que 96,1% das empresas Portuguesas são microempresas e, este valor apresentou-se constante na última década. Com o objetivo de incentivar e apoiar este grupo, o trabalho desenvolvido relata, numa primeira instância, uma reflexão comparativa entre as contribuições dos mais conceituados especialistas da Qualidade, bem como ferramentas e metodologias da Qualidade que as organizações podem adotar de modo a agilizar e facilitar o controlo e a eficiência dos seus processos. De seguida é apresentada a empresa que se disponibilizou para servir como caso prático, a Vintage Mermaid, Lda. e com nome comercial Madrugada Brewing Company. Na terceira parte são descritos os requisitos da norma internacional ISO 9001:2015. Esta parte é estruturada seguindo o layout da norma. São relatados os passos do desenvolvimento e da aplicabilidade à empresa alvo durante a apresentação dos requisitos exigidos pela International Organization for Standardization. É possível ainda consultar, durante a dissertação, os apêndices desenvolvidos – toda a informação documentada que foi desenvolvida para fazer face às necessidades do Sistema de Gestão da Qualidade da Vintage Mermaid, Lda. Em suma, todas as organizações são únicas se analisadas através da conjunção da sua atividade e o seu modo organizacional – perfil da organização. É necessário compreender que os templates do modelo do Sistema de Gestão da Qualidade desenvolvido para a Vintage Mermaid não são diretamente aplicáveis a mais nenhuma organização. E, é aqui que entra o conceito de “Guia para o desenvolvimento e implementação” definido no título da dissertação. O trabalho individual das organizações e o compromisso da gestão de topo são essenciais para tornarem os templates, aqui fornecidos, adaptáveis às suas necessidades de gestão e de controlo.
- A indústria 4.0 e o desafio sociodemográficoPublication . Alves, Joel Marques; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaA era da digitalização impulsionada pela estratégia alemã, a Indústria 4.0, trouxe consigo a mudança de vários paradigmas, desde os problemas associados à sua implementação, aos novos modelos produtivos e à adaptação da força de trabalho a estas mudanças e alterações. Por outro lado, os problemas sociodemográficos estão cada vez mais presentes na atualidade, nomeadamente o envelhecimento da população e, consequentemente o prolongamento da vida ativa, tornando a força de trabalho existente nas empresas e indústrias mais envelhecida. Posto isto, uma vez que os sistemas produtivos são mais exigentes e a força de trabalho presente nas indústrias está cada vez mais envelhecida, neste trabalho são propostas medidas para colocar o fator humano no centro da produção, acompanhando, também, o desenvolvimento da Indústria 4.0. Mais especificamente, a adaptação e envolvimento dos operadores mais velhos nos novos sistemas produtivos digitais. Para isso, é descrito o ambiente das futuras indústrias, as smart factorires, e também é apresentada a comparação dos trabalhadores mais velhos com o conceito do Operador 4.0, de forma a que seja possível coexistir uma produtividade elevada com a força de trabalho existente nas unidades fabris.
- Análise da aplicação dos princípios e ferramentas Lean no contexto das PMEsPublication . Quadrado, Andreia Almeida; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaNa literatura encontra-se uma grande variedade de estudos relacionados com a filosofia Lean. Contudo, a maioria desses estudos tem como unicidade de análise grandes empresas, principalmente organizações do setor automobilístico. Por sua vez, os estudos efetuados em pequenas e médias empresas (PMEs) são escassos. Este trabalho pretende colmatar esta lacuna, revendo a literatura associada à implementação Lean e às PMEs, com a perspetiva de identificar e analisar os principais drivers e barreiras enfrentadas. De seguida, foi realizado um estudo qualitativo através de 6 entrevistas a pequenas e médias empresas, de forma a investigar quais as barreiras e tendências, em relação à implementação Lean. Procura-se assim dar resposta à questão de pesquisa, de como é que as PMEs implementam os princípios e práticas Lean. A informação resultante deste estudo mostrou que, apesar da implementação da filosofia não se limitar a um tipo, setor ou tamanho de empresa, ainda apresenta bastantes dificuldades de implementação nas PMEs. As que mais se destacaram, por surgirem em mais que uma empresa, foi a falta de conhecimento, a resistência à mudança e a falta de compromisso por parte dos gestores de topo. Já a sua cultura organizacional, a sua flexibilidade, o foco no cliente e o fato de possuírem colaboradores com conhecimentos, em relação aos conceitos e práticas da filosofia, representam ótimos impulsionadores da implementação Lean nas PMEs. Estas têm um longo caminho a percorrer, que não é assim tão difícil, desde que, haja um comprometimento de todos, em introduzir, manter e melhorar, este versátil método de gestão. É importante conhecer o conceito, mas mais importante, percebê-lo. Além disso, antes de colher os frutos é necessário semeá-los, ser paciente, persistente e ter uma visão global da implementação Lean.
- Saúde mental, suporte percebido, utilização de serviços e satisfaçãoPublication . Lobo, Lídia Mourão Pimentel; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Costa, Vítor Manuel Valente daOBJETIVOS: Nos últimos anos, tem-se evidenciado a importância de compreender as questões relacionadas com a saúde mental em contexto prisional. O presente trabalho tem como objetivo analisar a perceção de reclusos sobre a sua saúde mental, bem como sobre a utilização de serviços de saúde mental, suporte e satisfação com a prisão. MÉTODO: A amostra é constituída por 136 participantes do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 68 anos (M= 38.27, DP= 11.408). A recolha de dados foi realizada com recurso a um instrumento desenvolvido no âmbito de um projeto Europeu (AWARE, 2018- 2021). RESULTADOS: Verificou-se que, relativamente à perceção de saúde mental, a preocupação diária assinalada mais frequentemente refere-se a “Sinto-me um falhado e que deixei a minha família mal” (52.6%), sendo que os reclusos consideram que estas preocupações têm um impacto atual (22.83%) e futuro (22.11%). Ao nível da perceção de saúde mental, esta parece ser pior nos reclusos que não têm escolaridade obrigatória, assim como nos participantes que pediram ajuda profissional e indicam que a mesma não foi atendida. Relativamente ao suporte percebido, os resultados demonstram que a fonte de suporte à qual os participantes recorrem com maior frequência é a família/parceiro(a), bem como, que um maior suporte do colega de cela se associa a uma perceção de melhor saúde mental. Quanto à utilização de serviços, verificou-se que a maioria já recebeu algum tipo de apoio profissional, contudo, atualmente, a grande maioria dos participantes não se encontra em terapia, sendo os mais velhos aqueles que mais recorrem a este apoio. Verifica-se ainda que, quanto maior a perceção de barreiras à utilização de serviços, pior a perceção de saúde mental. No que diz respeito à satisfação com a prisão, um menor número de preocupações diárias, uma menor perceção de barreiras à utilização de serviços de saúde mental e um maior número de fontes de suporte percebido apresentam-se como preditores de uma maior probabilidade de estar satisfeito com a instituição. CONCLUSÕES: Um dos contributos deste estudo insere-se no facto de este ser inovador no estudo da perceção de barreiras à utilização de serviços de saúde mental e satisfação dos reclusos, no contexto português. No final, são ainda discutidas as implicações para a teoria e prática dos resultados do presente estudo, sugerindo propostas para estudos futuros.
- Ferramentas de Comunicação Relacional e o CRM na Promoção da Satisfação e Fidelização de ClientesPublication . Fonseca, Dulce Helena Santos; Pereira, Carla Alexandra BarbosaConhecer e identificar as necessidades dos clientes, torna-se, nos dias de hoje, um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. O marketing relacional, em conjunto com as ferramentas de comunicação, torna possível a criação de um relacionamento, mais fácil e conveniente, para as partes envolvidas – clientes e empresa. Com o presente relatório pretende-se analisar o potencial das ferramentas de comunicação, na promoção de relacionamentos contínuos e duradouros e o grau de satisfação e de fidelização dos clientes, relativamente à utilização dada pela empresa, no caso concessionário automóvel, Finiclasse. O constante desenvolvimento das tecnologias de informação, criou uma nova necessidade às empresas de desenvolverem novos métodos de gestão de relacionamentos com os clientes – CRM – possibilitando uma maior agilidade no acesso às informações necessárias e permitindo interações mais eficazes e um diferencial competitivo. O cruzamento da fundamentação teórica com as tarefas realizadas durante o estágio e os dados recolhidos pelo questionário do após-venda, utlizado por uma das marcas que o concessionário representa, permitiu verificar que, para a Finiclasse, as ferramentas de comunicação parecem mostrar-se importantes para a manutenção de relacionamentos com os clientes. Para além disso, sendo a avaliação da satisfação dos clientes uma análise geral e o ponto de partida para a sua fidelização, os resultados parecem dar a entender que, o nível de satisfação dos clientes da Finiclasse, pode dever-se ao reconhecimento do bom uso das ferramentas de comunicação pela empresa que, por sua vez, auxilia a conversão dos clientes em promotores da empresa, que recomendam os seus serviços.
- As bandas filarmónicas enquanto veículo de transmissão de valores e culturaPublication . Pinto, Ana Cristina Brito; Monteiro, Alcides Almeida; Luís, Alexandre António da CostaAs bandas filarmónicas são dos agrupamentos musicais de índole popular mais disseminados em Portugal. Com uma forte tradição na manutenção e difusão de valores culturais e sociais nas mais diversas comunidades onde estão implantadas, têm tido, desde que surgiram, um papel preponderante na formação de miúdos e graúdos e, inclusivamente, na sua integração social. Há quem as apelide de “conservatórios do povo” por serem verdadeiras escolas de cidadania e de música dita não erudita, mas de onde saem alguns dos maiores nomes da música nacional. Criadas em Portugal há cerca de dois séculos, proliferam por todo o país, em aldeias, vilas e cidades e podem ser assumidas como verdadeiros veículos de transmissão cultural e de valores aos mais diversos níveis. A Banda Filarmónica de Pinhel constitui uma herança cultural da cidade de Pinhel, na qual a tradição da prática musical filarmónica conta com mais de um século de existência, materializada em distintos agrupamentos ao longo das décadas. O papel das bandas filarmónicas enquanto veículos transmissores de valores e cultura foi o mote para a concretização deste trabalho de investigação, materializado num estudo de caso específico que se direciona à Banda Filarmónica de Pinhel. Para a consecução deste desígnio, inquiriram-se os pinhelenses acerca da presença e do papel desta coletividade na e para a sua comunidade, que se constitui um importante elemento cultural local. Adicionalmente, pretendeu-se recuperar, sistematizar e divulgar o percurso histórico das Filarmónicas de Pinhel.