FC - DM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer FC - DM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Naturais::Matemática"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Classificador de Artrite com Dados FuncionaisPublication . Marques, Abrão Beneditus José Irénia; Faria, José Aurélio Marques; Gama, Jorge Manuel dos ReisA análise de dados funcionais tem ganhado destaque nas últimas décadas como uma abordagem poderosa para lidar com dados que podem ser representados por funções contínuas, como o movimento ao longo do tempo. Este trabalho apresenta uma revisão das técnicas estatísticas para a análise de dados funcionais e consequente aplicação a dados do momento de força do tornozelo direito e esquerdo, obtidos durante o caminhar, em mulheres com e sem artrite reumatoide. Adicionalmente, foi desenvolvido um classificador de artrite reumatoide com um modelo de regressão logística funcional. Espera-se que os resultados contribuam para o uso de métodos estatísticos funcionais na biomecânica.
- Madogramas em campos aleatórios max-estáveis ? Teoria e AplicaçãoPublication . Rocha, Íris Almeida; Amaral, Luísa Maria Jota PereiraA Teoria de Valores Extremos desempenha um papel fundamental na modelação de acontecimentos extremos num contexto espacial. Um dos aspetos cruciais no estudo de extremos espaciais é a caracterização da dependência entre extremos em diferentes localizações, dado que estes podem não se manifestar de forma isolada. Compreender e quantificar a dependência espacial é essencial para a análise e previsão rigorosa dos acontecimentos, permitindo uma avaliação fiável dos riscos a eles associados e o desenvolvimento de estratégias eficazes para a sua mitigação. Neste contexto, os madogramas — coeficientes de dependência extremal enraizados na geoestatística, em particular no conceito de variograma — constituem ferramentas robustas para a quantificação da dependência nos campos max-estáveis, uma classe de modelos da Teoria de Valores Extremos particularmente adequada para o estudo de extremos espaciais. O objetivo desta dissertação é precisamente o estudo de madogramas em campos aleatórios max-estáveis, promovendo uma abordagem interdisciplinar entre a Geoestatística e a Teoria de Valores Extremos que potencie uma modelação sólida e coesa da ocorrência de acontecimentos extremos.
