FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Design Industrial Tecnológico"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Coleção Amália: Descrição de um processoPublication . Salgueiro, Ana Margarida Loureiro dos Reis; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoFruto da consciencialização do tempo como algo efémero e de uma sociedade que se sente cada vez mais apressada, é clara a tendência do design de produtos que procura privilegiar um lado mais humanizado dos objetos. Por um lado, a indústria oferece uma maior capacidade técnica, ao materializar produtos acessíveis e prontos a dar resposta. Por outro, observamos uma crescente tendência da recuperação de um lado mais emocional que pretende reaver tempos passados numa tentativa, talvez inocente, de reviver memórias que reflitam a nostalgia de uma sociedade cada vez mais industrial e, simultaneamente, mais esquecida. Este documento, assumidamente autoral, procura descrever todas as etapas no desenvolvimento de uma coleção de loiça de café para um cenário familiar. Mas mais que um conjunto de peças, representa um conjunto de experiências que enfatiza a valorização do tempo como momento de partilha e apreciação, através de um ritual que se perpetua desde a antiguidade até aos dias de hoje pelo seu forte cariz social e cultural, carregado de simbolismo. Sobre relações, refletindo a diversidade de pessoas e histórias em volta da mesa, este trabalho descreve projeto e discute projeto através da utilização de uma base bibliográfica que promove a reflexão crítica ao expor diferentes conceitos que, numa perspetiva evolutiva, resultam inevitavelmente em escolhas necessárias para a conclusão do produto, detalhando o processo criativo do mesmo e a forma como foi influenciado de fase para fase. O produto resultante, matriz de todo o conhecimento exposto ao longo do documento, procura transmitir uma ideia de partilha num contexto convidativo e emocional, trazendo consigo alguma “alma” para os produtos e refletindo um espaço comum e o principal interveniente da cultura portuguesa – a mesa.
- Design de produto e investigação sobre plásticoPublication . Pereira, Tiago Filipe Dias; Correia, Hélder Joaquim Dinis; Simões, Ana Teresa FilipeO presente relatório descreve a investigação sobre injeção de plástico juntamente com desenvolvimento de produto para a empresa Moldit – Indústria de Moldes S.A, sedeada em Oliveira de Azeméis. A empresa facultou ao autor deste relatório a realização de um estágio curricular, para que o mesmo conclua o seu mestrado em Design Industrial. No presente relatório pretende-se dar a conhecer a interação entre o design e a engenharia e todo o processo de um designer na indústria de moldes e de injeção de plásticos, desde a investigação das tecnologias da empresa e recomendações a designers, até ao desenvolvimento de produto e todo o processo de produção. O desenvolvimento de produto inicia com o “Cesto de Compras” como projeto inicial e “Banco Alto” como projeto principal. Durante a leitura deste documento será possível compreender o desenvolvimento de produto na sua forma pensada e estruturada pelo ponto de vista de um designer industrial. Será observada a indústria, as dificuldades comunicacionais e criativas entre design e engenharia, os processos de fabrico, as preocupações com o material e a produção. A forma de abordagem deste relatório é a consequência entre a parte produtiva e criativa da investigação feita sobre a tecnologia da empresa e os cuidados que os designers têm de ter quando desenvolvem produtos com peças de plástico. Porém, grande parte do processo de escolha provém da preocupação pela memória do utilizador, adaptando os produtos às necessidades da sociedade contemporânea e criando ligações emocionais e familiares.
- Metodologia de Design Social: Projeto de Mobiliário Sustentável - parceria com o projeto By.VouzelaPublication . Costa, Mariana Frances Silva; Filgueiras, Ernesto Vilar; Ferreira, Ana Margarida Ribeiro Dias Fernandes GomesO objeto de estudo desta dissertação é a sustentabilidade aplicada ao mobiliário. O seu propósito é gerar uma metodologia para orientar projetos de reaproveitamento de resíduos industriais através do design, juntamente com a criação de um projeto de mobiliário mais sustentável, pondo em prática a metodologia desenvolvida, e potencialmente influenciando mais designers, engenheiros e empresários a utilizar a mesma técnica, mostrando as vantagens da mesma comparativamente ao modelo atual de fabrico e comércio. Além disso, aprofundar-se-ão conhecimentos sobre os problemas ambientais e as várias possíveis soluções para os mesmos, e esclarecer-seão os conceitos de Design Sustentável e Design Social, a fim de perceber como ambos podem cooperar contribuindo para uma evolução social. Embora a indústria mobiliária não esteja entre as três indústrias mais poluentes do mundo, não deve ser ignorado o facto de que, mesmo quando o mobiliário é composto por materiais orgânicos, a sua extração em demasia prejudica o meio ambiente de várias formas diferentes. E visto que estamos numa sociedade que renova frequentemente os seus equipamentos e objetos quotidianos, o seu descarte regular (muitas vezes indevido ou sem reciclabilidade), também afeta o ambiente de forma negativa, daí a metodologia desenvolvida se focar no reaproveitamento de materiais residuais para lhes dar uma segunda vida, evitando a utilização de matéria extraída da natureza ou fabricada artificialmente para tal. O presente documento finaliza com o desenvolvimento de um projeto de revalorização de resíduos em prol de testar e demonstrar a viabilidade da metodologia desenvolvida ao longo do mesmo. Os resultados revelam-se num projeto modular, utilizando maioritariamente madeira de paletes, onde o utilizador monta as suas próprias peças de mobiliário de acordo com os seus gostos e necessidades (com vários módulos, todos de igual forma, que podem originar peças de mobiliário diferentes), podendo alterá-lo sempre que quiser, e ao adquirir mais módulos ter-se-á mais variedade de disposições e de peças de mobiliário possíveis. Ou seja, mobiliário dinâmico que pode acompanhar a vida de uma pessoa e adaptar-se a diferentes lares e contextos, e personalizável, não só pelas disposições diferentes que se podem criar, mas também devido à caracterização que os módulos podem possuir com o auxílio dos vários resíduos industriais (para além da madeira de palete).
- Mobiliário Multifuncional: Desenvolvimento projetual e relatório de estágioPublication . Silva, Filipa Alexandra Gouveia da; Carvalho, Carla Paoliello de Lucena; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas PaivaO presente relatório tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido no Dovain Studio, que teve a duração de 4 meses e, o desenvolvimento de um projeto de mobiliário multifuncional, a fim de se obter o grau de Mestre em Design Industrial. Na prática, desenvolveram-se e reforçaram-se os conhecimentos adquiridos no percurso académico, bem como a sua experimentação num contexto empresarial, apesar de não terem sido cumpridos os objetivos pretendidos ao longo do estágio pelo “indivíduo tutor” da empresa. Neste relatório, é dado a conhecer a empresa na qual foi realizado o estágio curricular e, paralelamente, apresenta-se o desenvolvimento do projeto do Mobiliário Multifuncional, que acrescenta a preocupação da autora por um planeta melhor e um design sustentável. O projeto desenvolvido teve como princípios minimizar o impacto ambiental do produto promovendo a economia circular. Todo o conteúdo foi fundamentado pelos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a frequência do primeiro e segundo ciclos em Design Industrial na Universidade da Beira Interior.
- NERA: Lanterna OutdoorPublication . Agapito, Dário Gomes; Vicente, José Manuel Andrade NunesO projeto apresentado neste documento pertence à área de campismo e atividades outdoor. Tendo em consideração que, nestes contextos, não há eletricidade sempre que necessitamos, mas que é útil ter um produto autossuficiente em termos energéticos, e que, para além disto, possa ter outras funções, como, por exemplo, servir de powerbank, desenvolveu-se uma lanterna de outdoor inovadora, que pretende colmatar algumas falhas existentes atualmente no mercado, trazendo o conforto para o meio da natureza, permitindo ao utilizador carregar o seu telemóvel e ter luz sempre que precisar. Desempenho dado a este projeto é referente ao biomimetismo e sustentabilidade. Na qual, o biomimetismo é uma nova ciência que estuda modelos da natureza, inspirandose e aplicando em projetos e processos que resolvam problemas humanos. A biomimética é uma nova forma de valorizar a natureza e conseguir extrai o que podemos aprender com ela. Fazendo dela um passo para a sustentabilidade, de forma a interagir com o mundo, mas ao mesmo tempo preservando o seu meio ambiente. Que por sua vez, permite arranjar condições para um determinado processo e que seja de longo prazo, para não comprometer os recursos naturais para gerações futuras. Obteve-se uma abordagem de inovação, comunicação, invenção e mecânica do produto, em que se usou um painel solar. Mas devido às adversidades do terreno surgiu a possibilidade de se usar uma célula peltier que é aquecida por uma saqueta, de forma a gerar energia elétrica e assim tornar a lanterna outdoor autossuficiente. Não foi totalmente eficaz o procedimento da saqueta, para tal é preciso uma saqueta que aqueça mais ou um componente elétrico que auxilie o painel solar em dias de condições climatéricas adversas.
- Sopé: Conjunto de cerâmicaPublication . Loureiro, Eduardo Manuel Pereira; Correia, Helder Joaquim Dinis; Pereira, Fábio Emanuel da SilvaO projeto escolhido foi “Sopé”, direcionado para a área da cerâmica, que nasce com o objetivo de estimular uma relação emocional entre o produto e o utilizador, quebrando o consumismo e tendo como suporte, a sustentabilidade. Foram projetadas oito peças do conjunto de cerâmica: prato de sopa, prato de jantar, prato de sobremesa, taça de cereal, taça pequena, caneca, chávena de café e pires. A abordagem deste projeto fundamenta-se numa base de pesquisa e desenvolvimento que se inspira no biomimetismo, procurando soluções inovadoras inspiradas em padrões e processos encontrados na natureza. Partiu-se de uma revisão de literatura através da pesquisa de livros, artigos, revistas, entrevistas, que serviram de contextualização e fundamento. Seguidamente, com base na metodologia de trabalho de Naoto Fukasawa que após uma extensa pesquisa, começa por criar esboços rápidos para capturar as ideias iniciais, indo refinando os desenhos até chegar a etapas mais elaboradas em constante aprimoramento até ao conceito final. Posteriormente, definiu-se dimensionalmente o conjunto, procedeu-se à modelação e criação de detalhe, que originou o relevo das peças. Finalmente optou-se por realizar uma renderização de todo o conjunto, para lhe dar uma aparência mais próxima da realidade, antes de se fazer uma prototipagem. Este projeto procura criar uma coleção de produtos para o uso diário, congregando a família, os amigos e os conhecidos em torno de uma das partes mais significativas do dia: a refeição - sinónimo de união, partilha e sentimento.
