Departamento de Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Cinema"
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- Animação híbrida na curta-metragem Fitting PiecesPublication . Fonseca, Francisco João Madaleno; Nogueira, Luis Carlos da CostaDesde 1900, com a curta-metragem realizada por J. Stuart Blackton, The Enchanted Drawing, até aos filmes mais recentes de estúdios como a Dreamworks, Disney ou Pixar, bem como outras produções independentes, a animação híbrida tem sido uma presença constante na história da animação, recorrendo a vários estilos e técnicas para concretizar uma determinada narrativa ou ideia. Fitting Pieces é uma curta-metragem de animação híbrida com cerca de 12 minutos de duração, misturando elementos de desenho 2D e técnicas de iluminação provenientes das ferramentas 3D. Este relatório aborda a sua criação, bem como os vários recursos utilizados para a conceção e produção da mesma, da sinopse à pós-produção. É também feita uma contextualização histórica da animação híbrida, juntamente com a exploração deste meio de animação na prática.
- Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo femininoPublication . Jorge, Ana Paula Junqueira; Pereira, Ana Catarina dos SantosA pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.
- Arganil estrangeira: identificar e debater a comunidade através do cinemaPublication . Gonçalves, Cátia Diogo; Penafria, Manuela Maria FernandesAtravés da análise e comparação de filmes rodados no concelho de Arganil entre 1973 e 2022, procura-se entender como Arganil é representada no cinema e identificar a comunidade de cinema existente. Tendo por base as noções de corpus e de comunidade inoperada desenvolvidas por Jean-Luc Nancy, e o conceito de comunidade de cinema apresentado por César Guimarães, pretende-se debater como as narrativas, os cenários e os personagens produziram imagens que possibilitam um futuro reencontro com a comunidade, mas também, qual é a Arganil representada nos filmes, quais são as suas imagens e de que falam. A fratura (entre a imagem do contato e a imagem atual), a partida (gerando um espaçamento de tempo em que o corpo já não está onde estava) e o ser estrangeiro tornam-se ideias chave na intenção de obter a carnação e a multiplicidade da comunidade de cinema interpretada a partir dos exemplos fílmicos trabalhados, permitindo a reflexão entre o eu (Arganil) e o mundo (cinema).
- O Auto de Um Bom Ladrão ( Em Deus confia-se, nos Homens não)Publication . Ferreira, João Pedro dos Santos; Nogueira, Luis Carlos da CostaO Auto de um Bom Ladrão (Em Deus confia-se, nos Homens não) insere-se no género cinematográfico de comédia/ drama e acompanha duas personagens, sendo uma delas Daniel, o presidente da junta de freguesia de Vila Nova do Sabugueiro, uma vila pouco habitada e praticamente deserta. Quando Daniel tem a súbita realização de que esta é irrelevante e por acréscimo o seu cargo também, decide tomar medidas drásticas. Anos mais tarde, Maria, uma jornalista frustrada com o seu trabalho numa revista cor-derosa, é encarregada de escrever uma peça sobre Sangreal, o novo nome da vila outrora vazia, que agora é um gigante centro de turismo religioso. Aos poucos começa a aperceber-se de vários detalhes bizarros sobre este suposto “milagre” que transformou esta terra e juntamente com o seu assistente Paulo começam a investigar. E o que descobrem vai mudá-los e à vila para sempre. Esta história trata dos mais diversos temas: culpa, redenção, ganância, crença. É uma história sobre duas pessoas que não se sentem realizadas e aceitam esse facto de formas muito diferentes. O filme lida também com o quão as pessoas são imperfeitas e são capazes de tudo fazer para conseguirem acalmar os seus medos, mesmo que isso signifique trair a confiança de outrem e mais grave ainda dos seus próprios valores. Outro aspeto relevante da história é o medo do ser-humano de ser irrelevante. De perceber de que aquilo que fazemos pode não importar, pois ultimamente o mundo continua a girar. De mencionar outro aspeto temático fulcral, a persistência do ser-humano em fazer o mais correto, mesmo que surjam obstáculos que nos impeçam de o fazer, devemos ultrapassá-los, nunca perdendo a esperança em nós próprios e acima de tudo na vida. Cada personagem no guião julga-se o herói da sua própria história, que as ações que tomam não só são as mais corretas como são as necessárias, o que, como podemos atestar após a sua leitura, nem sempre é o caso. Este guião de longa-metragem é o meu projeto final de mestrado, como alternativa ao meu plano original de realizar uma curta-metragem, que não pode ser realizada devido à pandemia atual de Covid-19. Adianto dizer, que foi a primeira vez que escrevi um guião desta magnitude e constituiu uma experiência bastante desafiante, mas em última análise gratificante.
- Camaradas de ArmasPublication . Henriques, Catarina dos Santos; Penafria, Manuela Maria FernandesO que existe para além do que é mostrado pelas Forças Armadas? Tudo o que nos apresentam faz-nos querer afastar daquele mundo. Sempre que contava a amigos o projeto que estava a realizar, havia alguém que me perguntava se não tinha medo de lá estar ou comentavam o facto de ser algo desumano. A imagem que as próprias Forças Armadas pretendem mostrar, de que estão sempre prontas para entrar em missão, acaba por assustar muita gente. É verdade que existe o lado desumano e assustador da vida militar, mas como todas as histórias, existe um lado que não costuma ser mostrado. É esse lado que pretendo apresentar neste filme. Tudo aquilo que os torna iguais a nós, civis. Uma curta-metragem documental que acompanha, sem intervenção da minha parte, a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018. Um trabalho que não é só um filme, mas uma experiência de vida, que me fez crescer imenso enquanto pessoa e profissional na área do cinema. Neste relatório, irei apresentar todo o processo deste grande projeto.
- Cinema expandido e videoartePublication . Oliveira, Daniela Távora; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daAo fim dos anos 1950 e início de 1960, houve uma virada nas estruturas e costumes em várias áreas da atuação cultural e política humana. No campo das artes, uma série de novos artistas, conectados com movimentos de contracultura, apareceram com propostas voltadas principalmente a contestação dos padrões até então constitutivos da sociedade como um todo. Desdobrando este primeiro impulso, desconstruíram o dispositivo, a narrativa, a transparência e a divisão das funções. Na sequência, os videoartistas se envolveram com as questões referentes a tecnologia eletrônica, reavaliando criticamente seus usos pelas emissoras de televisão. Acompanharemos a trajetória desses movimentos, dos surgimentos, em eixos culturais e econômicos, até a popularização de suas práticas, em camadas mais periféricas do globo. Alguns objetivos destes artistas era a diminuição da distância entre arte e vida, artista e sociedade e a superioridade da imaterialidade em relação ao objeto. A partir da análise de obras de arte, teorias de artistas e outros escritos, pode-se dizer que, de certa forma, correntes estéticas contemporâneas estão voltadas ao documental, que existe uma abertura maior das práticas artísticas conforme o acesso aos meios de produção de imagens virtuais. No entanto, narrativas e formas cinematográficas começam a interessar novamente produções dessa natureza.
- O cinema na televisão pública portuguesaPublication . Cardoso, Cátia Filipa Soares da Silva; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Oliveira, Catarina Sales Barbas deDesde os seus primórdios que o cinema fornece material noticioso para páginas de revistas e jornais, tendo a crítica sido um dos géneros mais destacados no âmbito da informação sobre cinema em publicações de todo o mundo. Portugal não foi exceção. Por outro lado, também a televisão pública portuguesa, desde a sua existência, deu destaque ao cinema, apresentando conteúdos para além da exibição dos filmes, tais como comentários às obras. Não obstante, de certo modo, fomos constatando que o espaço atribuído à crítica de cinema, na televisão pública portuguesa, não foi o mais expressivo, por comparação com o número de programas de cariz mais objetivo e informativo ou de entretenimento, que contemplam a sétima arte. A presente investigação visa olhar para os atuais programas sobre cinema que são exibidos na televisão pública aberta — RTP 1 e RTP 2 — compreendendo os seus propósitos, filosofias e conteúdos que privilegia, bem como o seu impacto nos telespectadores. Procura ainda perceber que conteúdos podem complementar a programação já existente e em que moldes. Além da revisão da literatura, esta dissertação apresenta fontes diretas, através de entrevistas realizadas a responsáveis por programas sobre cinema da televisão pública portuguesa, jornalistas de cultura, críticos de cinema e académicos. Ainda na parte empírica deste trabalho, também as pessoas com acesso à RTP foram inquiridas, por questionário, por forma a conhecermos a relação dos programas com telespectadores e ficarmos a par dos interesses da audiência relativamente a conteúdos sobre cinema. Dos resultados obtidos, verificamos que a comunicação de cinema, na televisão pública, tal como a exibição de filmes, poder-se-ia complementar com mais informação sobre o contexto de cada obra e ainda com um espaço de debate sobre as narrativa.
- Ctrl+Z: Projeto Final de MestradoPublication . Acosta, Bruno Serra; Gonçalves, Helder Filipe Marques PereiraO presente relatório apresenta o processo de criação da curta-metragem Ctrl+Z, projeto final do mestrado em cinema da Universidade da Beira Interior. Este relatório se divide em três partes: pré-produção, produção e pós-produção. Relativamente à fase de pré-produção abordarei o processo de elaboração da história, relatando as mudanças ocorridas nas versões do guião, desde a primeira escrita até a revisão final, a mudança tardia da dissertação para projeto fílmico, as decisões enquanto fotografia, repérage, som direto, produção de set e direção. Tratarei sobre as questões práticas da produção, os acertos e dificuldades encontradas no momento da filmagem do curta. Por fim, detalharei as decisões posteriores, tanto técnicas quanto dramatúrgicas que se fizeram necessárias para a finalização da obra. A dramaturgia do curta "Ctrl+Z" se desenvolveu em torno do questionamento “Se você tivesse a chance de reescrever suas últimas horas, você acha que faria alguma diferença?”. A história revela um homem que revive suas ultimas 24 horas de vida, um personagem perturbado por suas dificuldades financeiras, com conflitos amorosos e familiares, um protagonista que se aproxima de uma pessoal real com seus erros e defeitos. O filme é realizado, quase que em sua totalidade, em um grande plano sequência, filmado dentro de um teatro retangular, sem paredes e sem grandes cenários, apenas com elementos cênicos essenciais, tentando trazer a sensação da instantaneidade do momento. A falta de cortes para manipulação de tempo, revela a proximidade com o discorrer de um espetáculo teatral, tendo seu início, meio e fim em tempo cronológico, enquanto a narrativa nos revela um tempo psicológico, com elipses temporais.
- Curta-metragem Um Quarto de MimPublication . Domingues, Ana Margarida Silva; Nogueira, Luis Carlos da CostaEste relatório descreve o trabalho desenvolvido no último ano, no âmbito da unidade curricular de Projeto Final do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, como argumentista, produtora, realizadora e operadora de câmara na curta-metragem Um Quarto de Mim. Após a descrição do surgimento da ideia e do tema (transtorno dissociativo de identidade) e de a intenção de o abordar cinematograficamente através de um plano sequência, é descrito o processo de escrita do guião e da formação da equipa. De seguida, é exposto o processo de procura de uma casa para as filmagens, bem como o desenvolvimento do plano de exequibilidade da produção do filme. É também relatada a fase da produção, descrevendo os dias e momentos mais marcantes das rodagens, abordando todos os tópicos relevantes, da direção de fotografia à direção de atores, passando pelas demais áreas. Relativamente à fase de pós-produção, esta também é descrita, dividindo-se entre pós-produção de imagem e de som. Também serão objeto de reflexão o poster e o making-of. Um Quarto de Mim não foi imune à pandemia mundial Covid-19: as rodagens do projeto ficaram em standby por tempo indeterminado, a equipa foi objeto de cuidados redobrados e os apoios financeiros baixaram significativamente, pelo que este assunto é igualmente abordado no presente relatório, surgindo como uma espécie de pano de fundo de todo o trabalho desenvolvido, pelos desafios extraordinários que colocou e pela forma como as dificuldades foram superadas.
- A direção de arte no processo criativo da curta-metragem KivaPublication . Ventura, Patrícia Raquel Roque; Nogueira, Luis Carlos da CostaEste projeto consiste no processo criativo da direção de arte para a curta-metragem Kiva. Neste relatório, irei explicitar, passo a passo, o trabalho de conceção de personagens, adereços e cenários, partindo da análise do guião, passando pela pesquisa de referências, pelos sketches iniciais, pelo desenvolvimento de protótipos e culminando na arte final. O resultado deste processo deu origem a um artbook que apresenta, em textos contextualizantes e explicativos e imagens detalhadas, os vários elementos criados e a metodologia adotada